sexta-feira, 10 de março de 2017

Temporal com vento forte derruba Pé de Ipê, cartão postal da Praça Brasil

Flagrante da queda e o curto circuito

Ailton Lima

O temporal seguido de ventos fortes que se abateu sobre a cidade de Rondonópolis na arde desta sexta-feira (10), acabou por destruir um dos cartões postais mais significativos da cidade: O pé de Ipê amarelo que há muitos anos servia como atração turística durante sua florada (julho/agosto), e enfeitava a Praça Brasil (tombada como patrimônio histórico), localizada no Centro da cidade.

A forte ventania acabou derrubando a frondosa árvore que desde a década de 1970, encantava as pessoas e embelezava a cidade, como um dos mais belos cartões-postais da cidade, tendo sido eleito inclusive, como uma das setes maravilhas da cidade, durante uma pesquisa de opinião pública,  realizada pelo Jornal A Tribuna em agosto de 2007.

Durante aqueda da árvore, parte de seus galhos atingiu a linha de energia que fica do outro lado da rua Arnaldo Estevão, em frente a Igreja Matriz provocando um curto circuito e interrompendo o tráfego no local.

Equipes da concessionária de energia e profissionais do Corpo de Bombeiros foram acionados para isolar o local e promover a remoção dos galhos e do que sobrou do velho Ipê Amarelo.

A cidade perde um dos seus mais importantes símbolos de beleza natural.





Praça Brasil/Ipê Amarelo (A Tribuna) – A Praça Brasil é a mais cuidada de Rondonópolis, sendo uma das primeiras áreas de lazer da cidade. 

O local, palco de festas, movimentos, jogos, entre outros, foi motivo de recomendação de tombamento, devido ao seu valor histórico da área para o Patrimônio de Rondonópolis. Dentre as recomendações para o tombamento da praça está o Ipê Amarelo que, desde a década de 70, encanta a população rondonopolitana e seus visitantes. 

A sua florada era uma atração à parte. Foram inclusos como uma única opção por estarem muito próximos um dos outros e, dessa forma, muitas pessoas acabam associando um local ao outro.


CDL Jovem é fator preponderante na carreira de empreendedores novos


 Thaís Fagotti, coordenadora da CDL Jovem de Rondonópolis e Fabi Lucas, diretora da FCDL do Ceará e coordenadora da CNDL.
Assessoria
A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem atuou de forma preponderante na vida de muitos empresários de sucesso hoje no varejo de Fortaleza. A informação é da empresária Fabi Lucas que hoje faz parte das diretorias da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e coordenadora da Confederação Nacional dos Dirigentes lojistas (CNDL) e que atuou na CDL Jovem de 2006 até recentemente e é uma das idealizadoras do programa nacional Inova Varejo realizado em parceria com o Sebrae.
Para Fabi, que esteve proferindo palestra em Rondonópolis, a troca de conhecimento entre os jovens e a motivação da CDL Jovem foi fator decisivo em todas as mudanças da sua vida. “A CDL Jovem contribuiu para ser quem eu sou, tanto na parte comercial como no autoconhecimento, e posso dizer que isso também aconteceu com outros amigos”.
Precursora das CDLs Jovens no Brasil, a de Fortaleza existe há 15 anos e atualmente trabalha com encontros para os associados três vezes por mês, nesses momentos são apresentados cases de sucesso, pessoas que fizeram diferente na política e experiências vividas pelos associados. A atuação do grupo também foi importante na luta para que a CDL jovem fosse inserida no estatuto da CNDL, que entrou em vigor em janeiro deste ano.
Fabi acredita que a criação de CDLs Jovens no Brasil, principalmente no interior, é uma tendência nacional e elogiou o grupo de Rondonópolis que foi o primeiro a se organizar em Mato Grosso.
“Uma pesquisa nacional apontou que 65% dos jovens brasileiros serão empreendedores, os jovens estão abrindo mão da estabilidade e dos concursos para apostarem nos próprios negócios, os startup são tendência no Brasil, assim como os Parques Tecnológicos. Isso é irreversível e temos que pensar nesses jovens”, avaliou lembrando que jovens empreendedores precisam de um local para se encontrarem e discutirem tendências, negócios e mercado.
A coordenadora da CDL Jovem de Rondonópolis Thaís Fagotti destaca que o encontro com Fabi Lucas foi importante para a troca de ideias e para o planejamento das ações da CDL Jovem da cidade. “Como somos a única CDL Jovem do estado, temos que buscar conhecimento fora e esta foi uma oportunidade para sabermos um pouco mais sobre as ações de Fortaleza e vamos ver a forma que poderemos aproveitar essas ideias aqui em Rondonópolis”.

Na semana passada, Thaís esteve na FCDL com o vice-presidente  David Pintor que quer fortalecer o empreendedorismo no estado através das CDL Jovem.

Câmara vota convênio com consórcio e realiza sessão solene



A Câmara de Vereadores realizada nesta sexta-feira (10) , mais uma sessão extraordinária , além da sessão solene em homenagem às mulheres. A sessão extra está marcada para as 14 horas e trata-se de um pedido do Poder Executivo e vai servir para votar dois projetos em regime de urgência. 

O primeiro é uma abertura de crédito suplementar na ordem de R$ 785 mil para atender o fundo municipal de saúde para manutenção de ações administrativas. O recurso será utilizado ainda para a implantação do prontuário eletrônico e gerenciamento das unidades de saúde.

O segundo projeto que vai entrar em votação na mesma sessão e também em regime de urgência é um pedido de autorização para que o município celebre convênio com o Consórcio Regional de Saúde do Sul de Mato Grosso (CORESS/MT) para a contratação de profissionais de nível médio e superior para atuar na área de saúde.  

Os profissionais serão para trabalhar no Centro de Reabilitação Nilmo Júnior,PA, Laboratório Central,  Ceadas, Centro de Nefrologia, Caps, Sae e Farmácia Central.  O valor da contratação é de R$ 53 milhões e o convênio pelo projeto apresentado terá a vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado por mesmo período.

Câmara vai homenagear mulheres com medalha Rosa Bororo em Sessão Solene


A Câmara Vereadores  realiza, a partir das 19 horas, sessão solene em homenagem às mulheres. A sessão ocorre tradicionalmente no mês de março, em uma alusão ao mês internacional da mulher. As homenageadas serão condecoradas com a medalha de Honra ao Mérito Rosa Bororo,  uma das mais tradicionais e prestigiadas honrarias entregues pela Câmara de Rondonópolis.

Cada um dos nomes apresentados pelos vereadores para o recebimento da medalha passou pelo crivo do plenário e teve a aprovação de todos os parlamentares.


 Relação de homenageadas Medalha Rosa Bororo

Ordem
Vereador           
Homenageada
1.                   
Adonias Fernandes
Maria Edir Silva Taube
2.                   
Batista da Coder
Malvina Lorenço de Jesus
3.                   
Beto do Amendoim
Lara Solange de Freitas Kawamura Cruz
4.                   
Bilu do Depósito de areia
Maria Luzia Gonçalves da Silva
5.                   
Doutor HelioPichione
Ironete Medeiros
6.                   
Doutor Orestes Miraglia
MariaMazarelo Farias Pinto
7.                   
Fabio Cardozo
Onilda Justina Dos Santos
8.                   
Jailton do Pesque Pague
IdelsiIlainiHerber Rosário
9.                   
João Mototaxi
Vaneide Cândida
10.               
Juary Miranda
Joscelna Alves da Silva
11.               
Mazette
EsmerildaViana Pereira
12.               
Professor Sidnei
Alvina Gomes da Silva
13.               
Professor Silvio Negri
Francyslene Pereira Neves
14.               
Rodrigo da Zaeli
Maria Guimarães Pereira
15.               
Roni Cardoso
Maria Alice Avelar dos Santos
 16.
Roni Magnani
Rosalina Gomes Vito
 17
Subtenente Guinancio
Marcia Rosa Nogueira
 18
Thiago Muniz
Camila Nayara Rodrigues Souza Santos
 19
Thiago Silva
Neuracy Castro
 20
Vilmar Pimentel
Lindaura Rosa De oliveira Souza

Vereadores participam de reunião entre Sinfra, Rota do Oeste e produtores rurais




Assessoria

Os vereadores participaram de uma reunião entre prefeitura e representantes da Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Aliança, localizada na Gleba Rio Vermelho, Km 208 da BR 163/364. Segundo os moradores da associação, por conta do período chuvoso e do fechamento de um canal feito por um proprietário do local, a entrada da gleba está intrafegável.

O presidente da associação, Lindomar Araújo Pereira, explica que o problema surgiu após as obras de travessia urbana, realizadas na BR 163/364. “Não tem como chegar até o local, está intransitável e agora queremos saber quem vai se responsabilizar pelos danos no local. Se nada for feito, nós vamos nos mobilizar e fecharmos a BR. Do jeito que está não dá pra continuar”, explicou.

O vereador e presidente da Casa de Leis, Rodrigo da Zaeli (PSDB), questionou as atribuições do município, bem como, da Rota do Oeste quanto ao problema. “Sabemos que este problema surgiu por conta da Travessia Urbana, mas a Rota do Oeste tem a concessão da via e poderia fazer a obra de forma rápida. O que atende a necessidade do local”.



O diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, explicou que toda e qualquer obra realizada no trecho deve ter a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. “Se a agência autorizar, faremos sem problema algum. Hoje, esta obra não consta no cronograma da empresa”, defendeu.

A secretária Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Nívea Calzolari, disse que vai oficializar a ANTT para a realização da obra na entrada da associação. “Vou fazer um levantamento dos dados referentes às obras da Rota do Oeste no trecho em destaque. Não havendo responsabilidade por parte da concessionária, vou pedir que a ANTT inclua essa obra no projeto. Não consigo aceitar que as obras das laterais não constam no projeto. Um erro grotesco e que prejudica muitas famílias”, disse a secretária.

Ela disse ainda que a prefeitura vai fazer algumas medidas emergências no local. “No final de março, início de abril vamos fazer obras paliativas para amenizar a situação. Mas, o mais importante, vamos buscar, o quanto antes, uma solução definitiva para este problema. Os moradores não podem pagar este preço”, concluiu.