terça-feira, 11 de abril de 2017

INCRA inaugura escritório de Unidade Avançada na Região Sul


Ailton Lima

Cerca de 350 pessoas dos Movimentos Sociais ligados à Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Movimento dos Trabalhadores Assentados (MTA) e Fundo Nacional de Libertação (FNL) do controverso líder José Rainha, bem como, Secretários Municipais, Vereadores, Lideranças Comunitárias e Movimentos de Pastorais, prestigiaram a inauguração do escritório, ou a mais nova Unidade Avançada do INCRA no Sul de Mato Grosso.




 O evento trouxe a Rondonópolis autoridades nacionais do órgão, como o Superintendente Regional do órgão em Mato Grosso, José Bosco de Moraes; Dr. Clóvis Cardoso, Diretor de Obtenção de Terras do INCRA; Rogério Papalardo Arantes, Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária (na oportunidade representando o presidente do INCRA- Leonardo Goes); o prefeito Municipal José Carlos do Pátio, prefeitos da região, Pe. Lothar Bauchrovitz, o Promotor de Justiça (MPT), Marcelo Vachiano, o ex líder do MST e atual líder do FNL/MTA, José Rainha Júnior e, Valdir Correa, Diretor do CONDRAF -Conselho Nacional de Desenvolvimento Reforma Agrária e Agricultura Familiar.

Na verdade o Condraf é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que se dedica à concertação e articulação entre diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Reforma Agrária e Agricultura Familiar.



Valdir Correa abriu a solenidade falando da luta travada ao lado prefeito Zé do Pátio desde o ano de 2009, para trazer um escritório de representação do INCRA para Rondonópolis.

Correa lembrou ainda os mais de 30 anos de luta dos movimentos sociais pela reforma agrária, e as mais de (06) seis mil famílias assentadas no estado, desde 1995. Ele se referiu especialmente aos moradores da Gleba Rio Vermelho que há mais de três décadas também lutam pela regulamentação fundiária da região.

Valdir externou ainda que agora com a inauguração da unidade avançada do INCRA, cuja direção vai estar a cargo de Marlene Rodrigues Maciel, ele espera que problemas como as políticas de assentamento, bem como as ações de regulamentação e regularização fundiária da região, sejam mais facilitadas e aceleradas, facilitando a aquisição de documentos necessários para a regularização dos assentamentos e acampamentos, reduzindo se a burocracia para se retirar o georreferenciamento, e titulação de áreas.

Segundo Valdir, hoje para se requerer qualquer documento, o trabalhador tem que se dirigir à capital Cuiabá, onde acaba tendo perda de tempo e dinheiro, além de ficar exposto a perigos indesejáveis como os acidentes automobilísticos na rodovia BR-163/364 que já ceifaram importantes vidas de trabalhadores, inclusive ligados ao movimento agrário.

Valdir garantiu que o escritório de Rondonópolis vai contar com técnicos especializados, para vistorias de áreas e acompanhamentos de processos agrários entre outros.

Em sua fala o prefeito Zé do Pátio Lembrou que essa luta para trazer o escritório do INCRA para Rondonópolis, é antiga, e foi travada todo tempo ao lado do seu parceiro e amigo Valdir Correa, que hoje, na presidência do CONDRAF em Brasília (DF), vem mostrando que agora as lutas de ambos em defesa dos trabalhadores do campo e das cidades terão como prosseguir.

O prefeito agradeceu os apoios que vem recebendo da bancada política federal do estado em Brasília, e agradeceu os cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares destinados ao estado de Mato Grosso para serem aplicados na regularização fundiária.