terça-feira, 17 de maio de 2016

INCAPACITANTE: Artrite atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo e cerca de 3 milhões no Brasil


Redação

Artrite é um termo genérico para aproximadamente 100 doenças que produzem ou uma inflamação no tecido conjuntivo (particularmente nas articulações), ou uma degeneração não-inflamatória desses tecidos. Ela afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo todo, e cerca de 3 milhões no Brasil. As formas mais comuns são a osteoartrite, e a artrite reumatóide.

Osteoartrite (OA) ou Artrose, é uma doença degenerativa que ocorre quando a cartilagem da articulação que cobre a terminação do osso é danificada ou desgastada de forma irregular, tornando a movimentação daquela articulação extremamente difícil e dolorosa. Ela normalmente atinge as articulações ( as "juntas" entre dois ossos ), do pescoço, do quadril, do joelho e da coluna vertebral e é a causa mais comum de limitação funcional em pessoas idosas.

A osteoartrite, segundo estimativas, afeta 90% da população acima de 50 anos, prejudicando a sua capacidade de dirigir, fazer compras, caminhar, banhar-se e fazer outras atividades rotineiras, como subir escadas e abrir latas.

Segundo o Colégio Americano de Reumatologia (ACR), quase 70% das pessoas com mais de 70 anos tem sinais dessa doença, o que torna a osteoartrite a mais comum das artrites.



Tipos
Os principais tipos de artrite são a artrite reumatoide e a osteoartrite (também conhecida como artrose).
Outros tipos mais comuns podem incluir:
Espondilite anquilosante
Artrite gonocócica
Gota
Condrocalcinose
Artrite reumatoide juvenil (em crianças)
Outras infecções por bactéria (artrite bacteriana não gonocócica)
Artrite psoriática
Artrite reativa (síndrome de Reiter)
Esclerodermia
Lúpus eritematoso sistêmico (LES)
Febre reumática.
Causas
A inflamação nas articulações pode ser decorrente de:
Doença autoimune
Trauma
Desgaste geral das articulações
Infecção, geralmente por bactéria ou vírus
Deposito de cristais (metabólica).

A artrite pode resultar em lesão da cartilagem ( um tecido que protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente além de absorver choques entre os ossos), dos ossos locais, da capsula articular e ligamentos. Quando sua causa e tratada a tempo a articulação volta ao normal. Dependendo da causa isso nem sempre ocorre. Nesses casos, o paciente é diagnosticado com artrite crônica.


Fatores de risco
Alguns fatores são considerados de risco para o surgimento da artrite.

Bebês muito pesados têm risco dobrado de sofrer com artrite
Excesso de atividade física é ligado à artrite
Histórico familiar: algumas famílias tem tendência genética
Idade: o risco de artrite aumenta com a idade do indivíduo
Gênero: mulheres têm mais chances de desenvolver artrite do que homens
Lesões: pessoas que tiveram lesões em articulações anteriormente também têm mais chances de desenvolver artrite no futuro
Obesidade: o excesso de gordura no corpo aumenta a pressão sobre as articulações, principalmente nos joelhos e no quadril.

Sintomas de Artrite
Os principais sintomas da artrite costumam seguir um padrão, apesar dos vários tipos diferentes que existem da doença.

Eles são:
Dor em articulações; Inchaço nas articulações; Redução na capacidade de mover as articulações; Vermelhidão da pele ao redor da articulação; Rigidez, especialmente pela manhã; Aquecimento ao redor da articulação.

Buscando ajuda médica
Procure um médico se sentir os sintomas acima, especialmente se:

Tiver dor persistente na articulação por mais de três dias; Tiver dor aguda e inexplicável na articulação; Sua articulação afetada estiver significantemente inchada;  Você tiver dificuldades para movimentar a articulação; Sua pele ao redor da articulação estiver avermelhada ou quente;  Você tiver febre ou tiver perdido peso involuntariamente.

Na consulta médica
Você deve procurar um médico ou médica especialista em articulações (reumatologista). Descreva todos os seus sintomas e conte sobre o seu histórico de lesões. Aproveite a consulta para tirar todas as suas dúvidas.

Esteja preparado, também, para responder às perguntas do médico. Veja alguns exemplos do que ele pode lhe perguntar:

Quando os sintomas começaram?
Atividade física ajuda a melhorar as dores ou só as fazem piorar?
Sua família tem histórico de artrite ou de outras doenças nas articulações?
Você sente dores em uma ou em mais de uma articulação?
Você apresentou dor na coluna? (A coluna é constituída de várias articulações)
Você teve febre? Está se alimentando? Está emagrecendo?.
Diagnóstico de Artrite
Primeiramente, o médico fará um exame físico para identificar os locais de dor. Nele, o paciente deverá movimentar as articulações para ver se há alguma lesão.  Em seguida, o médico poderá solicitar alguns exames específicos, como:

Exame de sangue
Exames de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada, exame de ressonância magnética e ultrassom para identificar as articulações doentes
Artroscopia, um exame específico para artrite.

Tratamento e cuidados de Artrite
O principal objetivo do tratamento de artrite é diminuir a dor do paciente e evitar maiores danos no futuro, melhorando as funções das articulações.

O tratamento específico vai depender da causa da artrite. Em geral, ele é feito por medicamentos, como analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides e imunossupressores; por fisioterapia, em que são prescritos exercícios que ajudam a recuperar a função das articulações; e eventualmente por cirurgia como um último recurso, para reconstruir as articulações afetadas ou substituí-la por outra.

Aliada a esse tratamento, uma mudança no estilo de vida deve acontecer também para que o tratamento tenha mais sucesso.

Medicamentos para Artrite
Os medicamentos mais usados para o tratamento de artrite são:
Advil
Androcortil
Bepeben
Beserol
Cataflampro
Ceftriaxona Dissódica
Ceftriaxona Sódica
Clindamicina
Colchis
Diclofenaco Colestiramina
Diclofenaco Resinato
Fenaflan
Flotac
Ibupril (cápsula)
Meticorten
Nimesulida
Paracetamol
Prednisona

Mas, somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
 
Convivendo/ Prognóstico
Mudanças no estilo de vida são fundamentais como parte do tratamento para artrite. Os exercícios podem ajudar a aliviar a rigidez, reduzir a dor e a fadiga e melhorar a força de músculos e ossos. A equipe médica pode ajudar a elaborar um programa de exercícios que seja o mais adequado para você.

Conheça os exercícios mais indicados para amenizar a artrite
Os programas de exercícios podem incluir: Atividade aeróbica de baixo impacto (também chamada de “exercícios de resistência”)
Exercícios de amplitude de movimento para adquirir flexibilidade
Treino de resistência para tônus muscular.
A fisioterapia também pode ser recomendada. Isso pode incluir:

Compressas quentes ou frias podem ajudar a aliviar as dores
Talas ou órteses para dar suporte às articulações e ajudar a melhorar suas posições; Hidroterapia; Massagem; Exercícios de reabilitação.

Confira ainda outras recomendações:
Durma o suficiente.
Dormir entre oito e dez horas por noite e tirar cochilos durante o dia pode ajudar na melhora da dor auxiliando na recuperação de crises agudas ou crônicas; Evite ficar em uma única posição durante muito tempo;
Evite posições ou movimentos que exerçam força adicional sobre as articulações inflamadas;  Modifique sua casa para tornar as atividades mais fáceis. 

Por exemplo, instale corrimões no chuveiro, na banheira e perto do vaso sanitário;  Faça atividades que reduzam o estresse, como meditação, ioga ou “tai chi chuan”; Tenha uma dieta saudável repleta de frutas e vegetais, que contenha vitaminas e minerais importantes, especialmente vitamina E.

Coma alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como peixes de água fria (salmão, cavala e arenque), linhaça, óleo de canola, soja, óleo de soja, sementes de abóbora e nozes;

Aplique cremes de pele sobre as articulações doloridas. Você deve sentir uma melhora depois de aplicar o creme entre três e sete dias;
Se estiver acima do peso, perca peso. A perda de peso pode reduzir muito a dor nas articulações das pernas e dos pés.

Complicações possíveis
Artrite, se não for devidamente tratada, pode levar a um quadro crônico da doença. A atrite crônica, como é chamada, pode afetar as mãos e os braços, dificultando a execução de simples tarefas. Quando não adequadamente tratada, a atrite pode evoluir com lesões definitivas nas articulações, afetando a execução de atividades diárias definitivamente.

Artrite aumenta chances de ataque cardíaco; Artrite causa problemas nas articulações do corpo.
Expectativas: Dependendo da causa, algumas artrites podem ser totalmente curadas com o tratamento adequado.

Embora a maioria delas sejam crônicas (de longo prazo), atualmente seu tratamento evoluiu tanto, que existem medicamentos que conseguem deixá-las em remissão (adormecidas).

Por isso, é importante seguir à risca o tratamento e promover as mudanças de vida orientadas pelo médico.

Prevenção
O diagnóstico precoce e o tratamento podem ajudar a evitar danos às articulações. Se você tem histórico de artrite na família, informe o médico, mesmo que não sinta dor nas articulações.

Adote uma dieta poderosa contra artrite.
Evitar movimentos excessivos e repetitivos pode ajudar a proteger contra diversos tipos de artrite.

Beber leite pode retardar a artrite no joelho em mulheres
Comer peixe tem ligação com menor risco de artrite
Estudo relaciona exposição solar a risco menor de artrite
Revisado por: Dr. Roberto Heymann, reumatologista do Hospital Israelita Albert Einstein - CRM: 55796

Fonte: Ministério da Saúde -  Sociedade Brasileira de Reumatologia

Remédio natural para artrite
Um ótimo remédio natural para artrite consiste em tomar 1 copo de suco de berinjela com laranja diariamente, logo pela manhã, e também aplicar uma compressa morna com o chá de erva-de-são-joão.
O suco de berinjela com laranja possui ação diurética e remineralizante que ajuda a desinchar as articulações e eliminar o excesso de ácido úrico, facilitando a sua movimentação, enquanto que a erva-de-são-joão contém substância com excelentes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anti-reumáticas que ajudam a diminuir o inchaço articular e a aumentar o bem-estar.

Suco de berinjela e laranja para artrite

Ingredientes
  • ½ berinjela crua
  • Suco de 1 laranja
  • 250 ml de água
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e tomar em jejum, permanecendo em jejum por mais 30 minutos para que o organismo consiga absorver todos os nutrientes do suco com maior rapidez.

Banho com chá de erva-de-são-joão para artrite

Ingredientes
  • 20 g de folhas de erva-de-são-joão
  • 2 litros de água
Modo de preparo
Juntar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Depois deixar repousar 5 minutos, coar e fazer um banho com o chá morno sobre as articulações. A compressa morna deve permanecer sobre a articulação durante 15 minutos.

Este tratamento caseiro ajuda a tratar a artrite mas não substitui os tratamentos indicados pelo médico.