terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Duzentas famílias ocupam área de antigo ‘Clube Ypê’ na Paulista



Ailton Lima

Desde as 5h da manhã desta terça-feira (27) pelo menos 200 famílias estão ocupando os quase 13 hectares da área do antigo Clube Ypê na Vila Paulista.

A área do antigo clube que está abandonada há mais de 20 anos, tem sido motivo de reocupação para os moradores da vizinhança que tem visto as várias piscinas do antigo clube abandonadas enchendo de água das chuvas e servindo de criadouro de mosquitos e pernilongos, incluindo o da dengue.


Na verdade, tudo indica que a área tenha sido adquirida por uma empresa de transportes da cidade há alguns anos, e recentemente teria sido permutada com a respectiva empresa, passando a ficar sob responsabilidade do município. Mas, nem esta informação pode ser confirmada.

O fato é que as mais de 200 famílias oriundas da própria região, como bairro: Paulista, Altamirando, Alfredo de Castro e até do residencial Padre Miguel que foi desocupado recentemente pelo atual prefeito Percival Muniz, ocuparam a área, já demarcaram seus lotes com metragens de 10x 20 m cada e estão fazendo a limpeza dos lotes, prometendo para começarem a construir bem rápido os barracos.

As pessoas afirmam que vã permanecer na área porque não tem onde ficar. “Estamos cansados de ficar amontados em casa de parentes vivendo de favor sem ter um lugar para morar. Nós vamos aguardar que alguém da prefeitura, ou alguém da equipe do futuro prefeito Zé do Pátio, para vir aqui conversar com a gente e resolver essa situação”, falou um dos ocupantes da área.

Outro falou que confia no bom coração do prefeito eleito, pois vê nele um “pai para os pobres”.

Segundo informações colhidas pela reportagem no local, mais famílias deverão chegar área até o final de semana. “Na verdade são quase 12 hectares e daria para assentar muita gente”, explicou um dos envolvidos na ocupação.

O grupo não apresentou uma comissão de negociação, mas disse que já estão definindo entre as pessoas, as que irão conversar cm as autoridades para resolver esse impasse.

Uma informação veiculada entre a equipe de transição do prefeito Zé do Pátio era de que ele já teria um projeto de restauração do antigo projeto d PETI extinto pelo prefeito Percival e que iria beneficiar as milhares de famílias assentadas nos novos residenciais criados nas imediações e que de certa forma já compreendem uma nova cidade dentro de Rondonópolis.



Banco de sangue precisa de doações: doe sangue salve uma vida


Ailton Lima

Com a chegada das festas de final de ano, férias e feriados, o estoque de sangue do Hemocentro - UTC-Roo, único banco de sangue público da cidade, diminui.

Neste momento, cresce a necessidade da coleta de sangue para atender os pacientes com cirurgias agendadas, com doenças hematológicas e em casos de emergência, provocados, principalmente, pelo aumento dos índices de acidentes.

Pedidos de doações de familias desesperadas circulam pelas redes sociais conclamando as pessoas a doarem sangue e ajudar a salvar vidas.

A reportagem do NMT falou com uma servidora local, e foi informado que a pessoa responsável não se encontrava na unidade já que a gerente se encontra em férias, e não poderia fornecer informações sobre a quantidade de sangue exata no estoque. Mas, como de praxe nesse período do ano e dadas as constantes solicitações de doações veiculadas na Internet - redes sociais, é de se imaginar que os estoques não estejam muito altos e toda ajuda será bem vinda.

É costume nestas ocasiões (fim de ano), as pessoas adiarem as doações devido às festas e viagens. “Muitos deixam de doar nesta época e se programam para iniciar o ato no ano seguinte, mas é agora nesse período que o estoque fica crítico”, ressalta.

De acordo com informações, diariamente, cerca de 80 a 100 doadores deveriam passar pela unidade, mas o quantitativo de doações não chega à estimativa desejada. Em períodos de fim de ano, o número de doadores reduz ainda mais e cresce o trabalho de captação de doadores para manter o estoque regular.

“Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro há uma baixa nas coletas, e é justamente nestes períodos que temos maior demanda hospitalar”, explicou uma funcionária do UTC.

Horário de funcionamento


O Hemocentro - UTC- Banco de Sangue de Rondonópolis está localizado na Rua Rio Branco, n° 2802, bairro Jd Guanabara. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e, das 13h30 às 18h30.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Mitos

A funcionária explica que ainda há muitos mitos que rondam o ato de doar e esclarece que é um procedimento tranquilo e sem dor. “Ainda existe o receio por parte dos doadores por desconhecimento do processo. Antes de cada doação, são feitas orientações necessárias sobre a doação de sangue”, destaca.

O candidato à doação faz um cadastro, com dados pessoais. Em seguida, passa pela triagem e clínica. O processo completo de doação de sangue dura aproximadamente 40 minutos.