quarta-feira, 11 de julho de 2012

“40ª EXPOSUL”- Ministro da agricultura deve prestigiar abertura da exposição


Ministro da Agricultura

   O ministro da agricultura Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho pode prestigiar a abertura oficial da 40ª Exposul. O convite foi feito oficialmente ao ministro pelo presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, e presidente da Comissão Organizadora da Exposul, Miguel Weber e, entregue pelo Governador Silval Barbosa em Brasília. 

O ministro, mostrou que conhece Rondonópolis e sua exposição, aceitou o convite e ficou de confirmar a data em sua agenda de compromissos, podendo integrar a comitiva do governador e demais autoridades estaduais e municipais na abertura da feira dia 04/08.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (6), pelo Presidente do Sindicato Rural e da Exposul, Miguel Weber, que informou ainda o reforço do convite ao Ministro Mendes Filho, pelo Deputado J. Barreto, quando da passagem desta autoridade por Cuiabá na última quarta-feira. Weber também falou sobre os 40 anos de história da feira agropecuária de Rondonópolis.

Miguel Weber
Miguel ressaltou a importância tecnológica da Exposul, como difusora de tecnologia para a produção rural e o agronegócio do estado e região e, como referência de feira de negócios e festa popular, numa feliz parceria com a comunidade local, o que a consolidou, ao longo dos anos, na maior feira agropecuária do Centro-Oeste brasileiro e a quinta em nível nacional.

Weber destaca ainda que nesta edição, o grande diferencial da feira será realização da etapa final do maior campeonato de rodeios do Brasil: o “Top Team Cup” que distribuirá R$ 1 Milhão em prêmios aos competidores e, que será realizada durante a 40ª Exposul. 

O presidente também lembrou o bom momento porque passa a agricultura e o agronegócio nacional, o que acena com a possibilidade de um grande volume de negócios e oportunidades, com a previsão, inclusive, de superar a meta de R$ 100 Milhões estabelecida para este ano, através da comercialização de máquinas, equipamentos, implementos, insumos e leilões.

A comissão organizadora, na verdade, estabeleceu essa meta acreditando exatamente nesse bom momento do setor agropecuário nacional e na credibilidade da feira. Mas Weber fez questão de ressaltar a importância dos patrocinadores e parceiros do sindicato rural que todos os anos, apostam e contribuem com o sucesso da feira, como o Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal, Cervejaria Crystal, SENAR, AMPA, APROSOJA e FAMATO, entre outros.

O dirigente fez questão de ressaltar o peso da representatividade política da cidade, que conta com um senador, três deputados federais e cinco estaduais, além de quatro ex-governadores, entre outros. Weber destaca ainda a importância das instituições financeiras que liberam as linhas de crédito aos produtores e empresários e que tornam possíveis os negócios na feira.

O presidente fez uma menção especial aos expositores nacionais, estaduais e locais que tradicionalmente contribuem para o sucesso da grande Feira de Rondonópolis, que começou tímida há 40 anos atrás, mas sob o comando do Sindicato Rural, mostrou uma evolução firme e decidida, o que contribuiu para que chegasse ao patamar e dimensão atuais.

“Tudo isso vem sendo possível realizar graças a esses parceiros, sem os quais, não poderíamos realizar a maior feira do agronegócio estadual. É importante observar ainda que jamais deixamos de exercitar o lado social e filantrópico da feira, distribuindo alimentos arrecadados durante os shows religiosos, realizados nas segundas e terças-feiras de portões abertos do evento, a instituições beneficentes.

Miguel ressaltou também a importância técnica da feira como difusora de tecnologia e a grande vitrine de oportunidades para a exibição de novidades tecnológicas da indústria de máquinas e equipamentos, implementos, veículos e insumos ligados ao agronegócio.

“Aqui na Exposul, os empresários e produtores se encontram e fazem contato com as novidades tecnológicas em máquinas e equipamentos, desenvolvidos por indústrias nacionais e internacionais e, instituições de pesquisa de alto nível, as quais são atraídas para Rondonópolis pela pujança e credibilidade que a Exposul conquistou ao longo destes anos. Trazem seus produtos para exposição e comercialização, porque acreditam no papel de vitrine do agronegócio estadual da Feira”.

A Exposul, na verdade, segundo Weber, vem aos poucos conquistando o espaço alcançado pela “Feira Agrishow”, atraindo as indústrias do segmento do agronegócio, e fomentando o desenvolvimento econômico e social do estado e região. O presidente lembrou ainda o destaque que a feira ganha na mídia nacional, durante os nove dias de sua realização, quando veículos de comunicação do Brasil inteiro, linkados ao agronegócio, acorrem à cidade e dão visibilidade ao potencial produtivo e mercadológico da região de Rondonópolis, ressaltando que esta exposição de mídia não se restringe apenas ao território nacional

Exemplificando, o presidente citou as cinco indústrias chinesas, dos setores de máquinas agrícolas, veículos, máquinas pesadas para construção, caminhões pesados e motos que participaram da 39ª Exposul em 2011 e, que já demonstraram interesse em retornar à feira para esta edição. Além destas indústrias internacionais, um número significativo de outras empresas, nacionais e multinacionais, já estaria mantendo contatos com a organização da feira, no propósito de garantir espaços para seus estandes e marcarem presença na 40ª Exposul.

Por esta razão, a Exposul vem extrapolando fronteiras e ganhando espaço e confiança de empreendedores internacionais. “A gente fica feliz e ao mesmo tempo preocupado. Até porque a cada edição da Exposul a responsabilidade dobra, com a Comissão Organizadora se debruçando, mais e mais, na preparação da Feira, de forma que
  
possamos manter o nível de qualidade alcançado e, se possível, aumentá-lo, assim como o atendimento aos nossos parceiros e, ao público visitante, maior a cada ano que passa. A comunidade de Rondonópolis é muito exigente, no que se refere à eficiência e, espera exatamente isto do Sindicato Rural”, finalizou Weber.

“ABANDONO DE INCAPAZ” - PM prende pai por abandono de filhos


A Polícia Militar recebeu uma informação via 190 nesta terça-feira (10) efetuada por Jackson Leone Silva Souza, residente da região da Vila Operária, dando conta de que um parente seu havia abandonado três crianças menores de idade em casa, sozinhas, para consumir bebida alcóolica.

Segundo o denunciante, que é tio das vítimas menores de idade (T.S.F), de 10 anos, (T.C.S.F), 4 anos e, (T.S.F) 8 anos,  as suas sobrinhas se encontravam praticamente abandonadas, sozinhas na residência da família nesta terça-feira (10).

O se dirigiu até a residência durante a tarde  e ficou sensibilizado com a situação das crianças. Segundo reatou à PM, as sobrinhas estavam sem alimentação e não comiam, por dois a três dias. 

O denunciante relatou que o  pai das crianças (Edmilson Ferreira) ingere bebida alcoólica e que às vezes chega tarde da noite em casa, deixando as crianças sempre sozinhas.

Ele teria dito ainda que já foi feito boletim de ocorrência da mesma natureza em outras datas e que a mãe das meninas abandonou as três crianças por causa de outro homem.

Conforme a PM, tio das crianças manifestou desejo de ter a guarda legal das crianças.

A PM recomenda que qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma situação dessa natureza que  ligue no Disque Denúncia da Polícia Militar através do número: 0800-653-939. Não precisa se identificar e o sigilo é absoluto.