sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"LEGISLATIVO" - Câmara Municipal recebe visita de estudantes

A Câmara Municipal de Rondonópolis recebeu a visita dos alunos do 5º ano da Escola Khalil Zaher. A visita faz parte do programa “Rondonópolis, como é bom te conhecer!” desenvolvido pela escola. Eles visitaram as dependências da Casa de Leis e puderam conversar com vereadores nesta quinta-feira (12) O objetivo do projeto é oferecer aos estudantes a possibilidade de visita a locais importantes da cidade de Rondonópolis, proporcionando aos alunos conhecimento do perfil histórico-cultural e ambiental da cidade, gerando o reconhecimento da identidade cultural local.

“O projeto utiliza um roteiro de turismo local, com foco na apresentação da cidade, visitando, descrevendo e possibilitando a abertura de discussões sobre seus principais locais de atividades sócio-econômicas e ambientais, e a Câmara Municipal de Rondonópolis é por onde passa tudo que vai acontecer na cidade, então não podíamos deixar de mostrar as crianças como funciona nosso sistema legislativo” explicou o professor.

Para o vereador e presidente da casa, Ibrahim Zaher (PSD), é importante a visita dos alunos, seja de qual for à idade, para conhecer o funcionamento da Casa de Leis da cidade.

“Parabenizo os alunos e professores pela iniciativa, a Câmara já está pensando nesse assunto a alguns meses, inclusive já temos um projeto de lei para que sejam votados em algumas escolas do município os 21 vereadores mirins. A assim que eles forem escolhidos, realizaremos uma sessão para debater os problemas que eles julgarem necessários. Quem sabe dessa sessão não sai uma indicação de um aluno que agrade o prefeito, e ele possa realizar” disse o vereador.

Em uma breve apresentação no plenário Ulysses Guimarães sobre a funcionalidade da casa os vereadores, Rodrigo da Zaeli (PSDB), Roni Magnani (PP), Marcelo Marques (PRB) e Ibrahim Zaher, puderam explicar aos atentos alunos a função que os vereadores desempenham perante a sociedade. 

Os alunos puderam fazer perguntas aos vereadores relacionadas à cultura, poder legislativo, chegada da ferrovia, turismo e executivo municipal demonstrando um conhecimento apurado sobre alguns assuntos.

O programa “Rondonópolis, como é bom te conhecer!”  é uma parceria entre a escola Khalil Zaher e a Agência de turismo Kivi Tour, que ficou responsável pela escolha dos pontos turísticos e transmitir as informações mais importantes nos aspectos sociais, históricos, culturais e ambientais de cada local visitado.

O "city tour" dos alunos, além da Câmara Municipal visitou o Aeroporto Maestro Marinho Franco, as entradas da cidade, o Rio Vermelho, a Rodovia do Peixe, o Horto Florestal, o Casario, o Cais, o centro da cidade, a Igreja Matriz, a Praça Brasil, o Museu Rosa Bororo, a Praça dos Carreiros, a Praça da Saudade,e indústrias da cidade.

Terminal da Ferronorte em Rondonópolis será inaugurado na próxima semana

Com o funcionamento do complexo intermodal, a capacidade de transporte da Ferronorte em Mato Grosso salta de 12 milhões de toneladas/ano para 17 milhões.


Na próxima sexta-feira (20), a América Latina Logística (ALL) inaugura o Terminal Intermodal de Cargas de Rondonópolis. A previsão é que a presidente Dilma Rousseff e o ministro dos Transportes, César Borges participem do evento.

Considerado o maior complexo intermodal de cargas da América Latina, o terminal da Ferronorte em Rondonópolis se somará aos já existentes nos município de Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira. De acordo com a ALL, com o funcionamento dele a capacidade de transporte da Ferronorte em Mato Grosso salta de 12 milhões de toneladas/ano para 17 milhões. O terminal também deve abrigar áreas de transbordo e de armazenagem, além de fábricas de óleo e de biodiesel.

O deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), um dos idealizadores da chegada dos trilhos da Ferronorte ao município, destaca que funcionamento do terminal irá reduzir o engarrafamento das rodovias durante o escoamento da produção, minimizando os problemas durante a safra.  “A inauguração do complexo ferroviário de Rondonópolis representa um salto no desenvolvimento de todo o Estado e em especial para a região sul de Mato Grosso, que irá escoar a produção com mais facilidade para o porto de Santos”.

Fagundes explica que agora, os esforços voltam-se para a duplicação do trecho de 25 km que liga Rondonópolis ao terminal de cargas da Ferronorte e a extensão dos trilhos até Cuiabá. “São pouco mais de 200 km de trilhos até a capital para a conclusão de uma das principais lutas de minha vida política”, enfatiza.