quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Ex-secretária Marildes Ferreira é reconhecida e vai receber prêmio Brasil –Suíça entre os 20 melhores secretários de saúde do Brasil


Ailton Lima
Os mais de 30 anos de trabalho dedicados ao serviço público de Marildes Ferreira, estão sendo devidamente reconhecidos. Em 2014 seu trabalho a frente da Secretaria Municipal de Saúde lhe rendeu o reconhecimento público e destaque nacional pela UBD - União Brasileira de Divulgação.
O reconhecimento veio pela prática de ‘Modelo de Gestão em Saúde’ sendo considerada uma das 100 melhores secretárias de saúde do país, escolhida entre os mais de 5,7 mil gestores dos municípios brasileiros. Na ocasião, apenas Rondonópolis e Sinop foram reconhecidos no estado.
Agora este ano, mesmo não estando chefiando a secretaria de saúde, ela volta a ser reconhecida como destaque do ano em saúde, mas entre as 20 melhores do país.
A UBD foi fundada em 10/05/2001, com a finalidade de divulgar os melhores gestores do Brasil em boas práticas de Gestão Pública, transparência na aplicação dos recursos, qualidade do serviço prestado para a população e, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Então este ano, a Instituição efetuou uma pesquisa entre os 100 melhores secretários escolhidos em 2014 e escolheu os 20 mais tops; e Marildes Ferreira, novamente estava entre os ‘melhores dos melhores’, destacando se em segundo lugar.

Por conta disso, a ex-secretária foi convidada a comparecer na cidade do Recife (PE) no próximo dia 02 de Dezembro onde será congratulada com a Medalha e o Certificado de Qualidade “Brasil-Suíça” da UBD, cuja solenidade vai acontecer no Internacional Palace Hotel em Boa viagem.
A reportagem do NMT conversou com a ex-secretária, que confirmou o convite para receber a premiação e disse estar muito honrada com o reconhecimento. Mas, que o prêmio não era só dela, mas de toda a equipe que a ajudou a construir o trabalho ao longo dos três anos e três meses em que esteve à frente da secretaria de saúde, e que agora é reconhecido.
Na verdade o excelente trabalho executado por Marildes na Saúde deixou marcas profundas e positivas, pela sua dedicação e sensibilidade, bem como, de sua equipe que não media esforços para melhorar e ampliar os atendimentos de saúde no município, tornando-os mais efetivos e humanizados.
CONVITE PARA CHAPADA
Mas, o importante é que o seu trabalho continua sendo reconhecido mesmo após ela ter deixado de ocupar a pasta. Recentemente Marildes foi convidada pela prefeita eleita de Chapada dos Guimaraes (MT), Thelma de Oliveira (PSDB), para assumir a secretaria municipal de saúde daquele município.
COSEMS-MT
Enquanto foi secretária de saúde em Rondonópolis, Marildes também integrou a direção do COSEMS - Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso ocupando a função de Secretária Geral e Executiva e ajudou muitos municípios compartilhando experiências e projetos. A chapa foi reeleita por dois mandatos: (2013-2014) e (2015-2016).
Na verdade é este Conselho que vota na CIB/MT -Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, todos os projetos dos municípios que serão encaminhados ao Ministério da Saúde, e discute com o Governador e Secretário de Saúde do Estado, todos os projetos e dificuldades dos municípios.
RETORNO
Questionada se já havia sido contatada oficialmente pelo prefeito eleito Zé Carlos do Pátio (SD) já que seu nome vem sendo muito cotado para reassumir a Secretaria de Saúde, Marildes disse que não!. Mas, caso aconteça, ela está pronta para o trabalho. “Eu tenho um pensamento diferenciado sobre eleição. Para mim a disputa acaba após a contagem dos votos! E eu vejo a cidade de Rondonópolis como algo muito maior que interesse de partidos ou pessoas. Então se puder trabalhar e contribuir para continuar a melhorar a qualidade da saúde da população, tornando-a mais humanizada e eficiente, eu estou pronta”, finalizou.

Investigadores da DERF fazem a maior apreensão de drogas do ano hoje cedo (24)


foto: Divulgação PJC
Ailton Lima

Equipes da DERF/Div. Entorpecentes/ROO, durante investigações efetuaram a prisão em flagrante de Diego de Souza Costa, esta manhã em sua casa, no Jd. Gramado, e realizaram a apreensão de aproximadamente 30 kg de drogas,

No local ainda foram localizados, balança de precisão, celulares e R$ 880,00 em dinheiro.

De acordo com o delegado regional Claudinei Lopes, essa está sendo a maior apreensão de drogas  da Polícia Civil local, desde agosto/2016, quando a DERF também passou a atuar como Delegacia de Entorpecentes.


O suspeito já está sendo autuado, sua prisão comunicada à justiça e deverá ser encaminhado à Cadeia Publica, anexa à penitenciária Regional da Mata Grande.

Operação Integrada da PM e PJC, cumpre 16 mandados de condução coercitiva para menores infratores


Ailton Lima

As Polícias Civil e Militar deflagraram nesta quinta-feira (24), a 1ªedição da “Operação Integrada Mato Grosso Seguro” em Rondonópolis.

Equipes de policiais armados das Polícias Civil e Militar estão nas ruas cumprindo 16 mandados de busca e apreensão (condução coercitiva), expedidos pelo Juízo da Vara Especializada da Infância e do Adolescente, Maria das Graças.


A informação foi repassada pelo delegado regional de polícia Claudinei Lopes e pelo comando da Policia Militar da cidade durante entrevista coletiva na 1ª DP (antigo Cisc).

As ordens judiciais foram expedidas contra os adolescentes infratores que descumprira alguma determinação judicial, e agora serão encaminhados até o Fórum da Comarca para serem ouvidos pela magistrada.

Caso ela entenda a necessidade de internação, ela o fará. Caso contrário, ela simplesmente dará novas determinações com obrigações legais a serem cumpridas pelos menores.

Durante o inicio da operação dois adolescentes foram apreendidos, e um deles foi encontrado em posse de material entorpecente. Ele foi apreendido e encaminhado ao Plantão da 1ª DP onde o fato foi registrado.

Conforme o delegado, a seguir, os dois adolescentes serão encaminhados ao fórum de justiça local para serem ouvidos pela juíza da Vara da Criança e do Adolescente.

Caso haja necessidade de internação de algum menor, o delegado titular da DECA – Delegacia Especializada da criança e do Adolescente, João Paulo de Andrade Faria, garantiu que apesar da greve dos agentes penitenciários, por se tratar de um secretaria diferenciada, os agentes prisionais da delegacia trabalham normalmente e não haverá nenhum problema em recebê-los na unidade.

Greve de carcereiros e superlotação faz delegado regional solicitar a juiz que libere os presos provisórios da 1ª DP


Carceragem da 1ª DP- Foto: Ailton Lima
Ailton Lima

Mesmo tendo sido declarada ilegal pelo Desembargador Dirceu dos Santos do Tribunal de Justiça do estado no dia 20/11, a greve do Agentes Prisionais vem causando problemas em todas as unidades prisionais de Mato Grosso. E aqui em Rondonópolis não é diferente.

As celas provisórias  do Plantão da 1ª DP estão lotadas com 18 presos provisórios sendo mantidos em condições subumanas, por conta da decisão da categoria em não receber os presos na Cadeia Pública anexa à Regional da Mata Grande, bem como, na Cadeia Pública Feminina.

Diane dessa situação desumana, o delegado regional Claudinei Lopes, mesmo entendendo e reconhecendo os direitos dos AGEPENS, disse que vai solicitar aos Juízes que soltem os presos provisórios.

“Infelizmente teremos de pedir aos juízes pra soltarem os presos q estão recolhidos nas celas provisórias do Plantão/1ªDP. Os agentes prisionais não acataram a determinação judicial e já são quase 20 presos. A falta de higiene, de comida, banho de sol, está causando revolta entre os detidos, o que pode gerar uma fuga em massa, além das violências contra os servidores da segurança que ali se encontram e as pessoas que são atendidas. Também há um preso com AIDS e uma presa surtando  (nervosa)na cela. Reconheço os direitos buscados pelos AGEPENs, mas está atingindo outras instituições parceiras e a sociedade”, externou o delegado.


Na terça-feira (220 a juíza de direito do Fórum da Comarca local Tatiana Lopes de Araújo Borges determinou que os Agentes recebessem os presos provisórios imediatamente, mas não foi obedecida. 

A situação está crítica, ainda mais hoje (24), quando as Polícias Civil e Militar deflagraram a quinta edição da “Operação Integrada Mato Grosso Seguro” em Rondonópolis, e muitos pessoas deverão ser presas.