sexta-feira, 26 de maio de 2017

Microrganismos extraterrestres podem habitar na Estação Espacial



Experimento cósmico 'Test' está sendo realizado na EEI desde 2010

Na superfície externa da Estação espacial Internacional (EEI) podem existir microrganismos de origem extraterrestre, disse aos jornalistas na sexta-feira (26) a assessoria de imprensa da Roskosmos.

"Os especialistas do Instituto Central de Pesquisa e Construção de Maquinaria estabeleceram, durante o experimento cósmico Test, que a superfície da EEI pode ser um depósito temporário de biomaterial extraterreno. A própria estação é um instrumento universal para pesquisas eco-biológicas", diz o comunicado da assessoria de imprensa.

Sublinha-se que o experimento Test está sendo realizado na EEI desde 2010. Ao todo, os astronautas russos coletaram 19 amostras de poeira da superfície da EEI. As amostras foram enviadas para a Terra de modo regular, o que permitiu obter dados detalhados sobre a composição química e biológica da poeira espacial.

É necessário bastante tempo para definir a origem dos microrganismos presentes na superfície da estação e esclarecer se eles "foram levados" à estação durante a montagem da construção na Terra ou se vieram do espaço, afirmam os cientistas do Instituto.

O estudo dos aminoácidos presentes na superfície da estação baseia-se na análise de proporção de isótopos de carbono na sua composição. As amostras de origem espacial costumam ter mais carbono- 13C pesado, enquanto as de origem terrena — carbono-12 leve.

+ Ano dos asteroides: 2017 pode se tornar o último da humanidade

"No entanto, a análise de isótopos é algo complexo, pois a quantidade de partículas de cometas depositada na superfície da EEI é mínima e, por isso, os métodos convencionais não dão resultado rápido. Os especialistas russos agora estão resolvendo este problema", nota-se no comunicado. 

Fonte: Sputnik.