quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

BOMBA: Prefeito tenta enganar a população mais uma vez ao tentar aprovar AGERRON embutida no Plano de Saneamento Básico


Ailton Lima

É impressionante e inacreditável a cara de pau e a falta de compromisso com a coisa pública por parte dos gestores dessa administração que não desistem de criar embaraços para a futura gestão do prefeito eleito Zé Carlos do Pátio, e também se manterem no poder através da criação quase à força, da malfadada Agência Reguladora de Rondonópolis (AGERRON).

Quando o assunto veio a público e a população descobriu a verdadeira intensão do prefeito e de seus colaboradores mais diretos em criar cargos de marajás com se fossem mandatos políticos com duração de quatro anos, concedendo plenos poderes, inclusive de polícia aos seus ilustres, iluminados privilegiados, a sociedade se manifestou através das redes sociais e diante da pressão popular, o prefeito recuou e retirou o Projeto de Lei da pauta de votação, e que iria ser votado inclusive, e muito suspeitamente, em regime de urgência na Câmara.

E agora qual não seria a novidade/bomba? O Barba, que não é o “Papai Noel”, e seus “iluminados e comprometidos Anjos Maus” na verdade não desistiram da empreitada de aprovar a criação da malfadada Agência Reguladora, e de forma muito inteligente, mas muito questionada do ponto de vista ético, estão mais uma vez, a quase conseguir enganar a população, fazendo exatamente o contrario do que espera a população. 

Estão querendo aprovar a criação da Agencia Reguladora, embutida, escondida, camuflada no Plano Municipal de Saneamento Básico ou ‘Lei do Saneamento’, cuja ‘Audiência Pública Final’ que irá aprovar o seu conteúdo, está marcada para acontecer na noite desta quinta-feira (8).

Pelo que se percebe, a proposta era embutir e esconder a criação da malfada Agência no bojo do Plano de Saneamento que possui exatas 1.158 páginas.

Como o povo nunca lê os projetos de leis e nem se empenha em participar ativamente das discussões, a desinteressada ação da atual administração ou de alguns de seus representantes está evidenciada justamente na maneira como a questão está sendo tratada pela municipalidade, que se quer fez referência à criação da Agência Municipal de Regulação do Município durante os debates nas ‘Audiências Públicas’ que deveriam estar tratando do assunto em profundidade e não fez.

CONFIRA A MANOBRA

Conforme a apresentação do projeto disponibilizada no site do SANEAR, sob a forma de Consulta Pública, o Plano Municipal de Saneamento Básico- PMSB de Rondonópolis- MT, trata-se de uma "versão de preliminar ou de trabalho", portanto ainda em fase de construção, complementação e adequação.

Ainda segundo o texto, o plano tem caráter dinâmico e poderá ser aperfeiçoado estando prevista a primeira revisão em ‘quatro anos’, bem como, está prevista a possibilidade de desmembramento para Planos Específicos.

E o que seriam esses planos específicos? Para um bom entendedor, futuramente a Agência poderia se ‘imiscuir’ em qualquer setor da administração ‘direta/indireta’, regulando sua forma de gestão. Traduzido; a Agência teria plenos poderes para administrar, dificultar e até engessar a administração pública, já que teria independência de ação.

A pergunta que fica é: porque toda essa determinação em jogar contra os interesses da população?
Porque essa insistência em aprovar uma coisa que a população sabidamente não quer, ou nem se dispôs a discutir sua aplicabilidade e necessidade?
O que eles estão querendo defender de fato, que não sejam os seus belos cargos de marajás, as expensas do dinheiro público?

A propósito, pela nova redação escondida no bojo do Plano Municipal de Saneamento Básico, a ideia inicial de criar 15 super cargos, foi ampliada para 20, provavelmente para acomodar mais protegidos nessa nova mamata pública.

As pessoas precisam saber que mais uma manobra espúria está sendo engendrada no apagar das luzes dessa gestão que envolve o Poder Executivo e a Câmara Municipal. Será que eles terão coragem de aprovar esse projeto da forma como está, sem a participação e anuência da população? Sim, porque a forma como está camuflada no Projeto de Saneamento a Agência reguladora seria aprovada sem que a população soubesse ou quisesse.

Na verdade quem quiser tirar a dúvida e a prova dessa proposta indecente, é só acessar o site do Sanear no endereço eletrônico; http://sanearmt.com.br/; clicar no link “Consulta Publica” – PMSB- Plano Municipal de Saneamento Básico e fazer o download do arquivo em PDF.

Para saber sobre a Minuta de Criação da Agencia reguladora, basta se dirigir até a Página de nº 1.143 e desta até a página 1.156.

Ali estão detalhados todos os pormenores que compõem a criação da malfadada Agência Reguladora que já foi inclusive, rejeitada pela população.

SIC (...) CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º. Fica criada a Agência Municipal de Regulação do Município de __________ –
AMR – __________ (ou outro nome que achar melhor), autarquia sob-regime especial,
entidade integrante da administração indireta, vinculada ao Gabinete do Prefeito, com
autonomia administrativa e financeira, dotada de poder de polícia, com a finalidade de
dar cumprimento às políticas e desenvolver as ações de regulação, do controle e da
fiscalização do:
I - sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
II - sistema municipal de transporte coletivo;
III - serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e de drenagem e manejo
de águas pluviais urbanas quando concedidos, permitidos, contratados ou operados
diretamente pelo Poder Público Municipal.

No Capítulo II das Atribuições o Plano Municipal de Saneamento Básico, “Gestão Ambiental”.
Em seu Art. 2º. E seus 22 Incisos, a Agência assume atribuições que são de estrita competência do prefeito. Caso seja realmente aprovada, o ‘monstrengo’ e seus diretores ‘iluminados’ e todo poderosos, serão de fato e de direito os gestores máximos do município e o prefeito mera decoração figurativa.

É importante que as pessoas saibam do que está sendo engendrado à revelia da população, e motivada por interesses inegavelmente escusos. Senão, porque tanto trabalho em esconder do povo essa aberração? Com a palavra o poder executivo!