sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Câmara sabatina e aprova indicados à direção do Sanear


Sabatina da direção do Sanear- Foto: Rivian Dias
Ailton Lima

A mesa diretora da Câmara Municipal convocou os vereadores para a 1ª Sessão Extraordinária da 16ª Legislatura nesta sexta-feira (6) para a realização da sabatina dos candidatos à direção da autarquia-SANEAR- Serviços de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, e CODER- Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis.

Os questionamentos começaram pelo corpo técnico diretivo, e a primeira pessoa a ser sabatinada pelo plenário da Câmara Municipal foi a Diretora Administrativa Financeira, Antonieta Garcete de Almeida. Oito dos 19 vereadores presentes à sessão se inscreveram e se revezaram na tribuna da Câmara efetuando suas perguntas.

Os temas questionados aos indicados foram os mais variados começando pela saúde financeira da autarquia, contas de água, relação de preço/consumo e tarifa, investimentos em melhorias no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, estações de tratamento, coleta de lixo e tarifas de lixo, aterro sanitário, perdas e desperdícios, inadimplência, investimentos em produção de água tratada e esgotamento sanitário e até expansão da coleta seletiva entre outros.

O segundo sabatinado, foi o candidato à vaga de Diretor de Manutenção e Saneamento do Sanear, Wemer Francis Rodrigues da Silva. Em seguida foi a vez do Diretor Técnico da autarquia Hermes Ávila de Castro, que também respondeu aos questionamentos dos vereadores, sendo os três sabatinados aprovados por unanimidade, Na verdade, por lei, cada sabatinado, precisaria de 2/3 ou, 14 dos 21 votos do legislativo para ser aprovada a sua nomeação pelo prefeito municipal.

Após 04 horas e cinco minutos de sessão de sabatina pela Câmara Municipal, os quatro indicados aos cargos de direção, incluindo a presidente Terezinha Silva de Souza, foram aprovados por unanimidade tendo recebidos cada um, 18 dos 19 votos dos vereadores presentes na sessão; lembrando que o presidente da mesa não vota.

A empresária Terezinha Silva é graduada em administração de empresas e já exerceu a função de presidente do Sanear, na primeira gestão do prefeito José Carlos do Pátio entre 2009 e 2012.

A empresária Terezinha Silva

A candidata à presidência foi questionada pelos oito vereadores inscritos para fazer perguntas, incluindo o presidente do legislativo Rodrigo da Zaeli (PSDB), que questionou como seria a atuação do Sanear na questão da implementação do Aterro Sanitário ser explorado pela iniciativa privada.

Terezinha repassou que será preciso estudos futuros mais aprofundados, que possam identificar a possibilidade do serviço ser explorado pelo município, atendendo à futura legislação que já se encontra em estudos na Câmara Federal.

A presidente se comprometeu em trabalhar em parceria com os Vereadores, Câmara Municipal e a Prefeitura, atualizando e repassando os relatórios da atual e real situação da autarquia, além de facilitar o acesso a todas as informações e serviços prestados pela autarquia. Foi dada uma pausa de 15 minutos, para dar prosseguimento à sabatina, desta feita dos três candidatos de direção da CODER.

Presidente Nino da CODER é sabatinado e aprovado pela Câmara

Nino presidente da Coder -  Foto: Dnei Matos

Ailton Lima

A segunda parte da 1ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis desta 16ª legislatura que sabatinou os indicados aos cargos de direção das autarquias Sanear e Coder iniciada às 14h, foi retomada às 18h30 e concluída duas horas e quinze minutos depois, exatamente às 20h45 ou seja, seis horas e quarenta e cinco minutos depois de iniciada.

Os 19 vereadores presentes à sessão, sabatinaram os candidatos indicados pelo prefeito José Carlos do Pátio (SD), e acabaram aprovando-os por unanimidade.

Os três diretores da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis- CODER; Presidente José Severino da Silva Neto; Diretor Técnico, Leandro Xavier de Godoy e, a Diretora Administrativa Financeira, Katiene Inácio Salomão foram sabatinados e aprovados.

Os vereadores se inscreveram e se revezaram na tribuna para sabatinar os indicados. A primeira pessoa a ser sabatinada foi a candidata a Diretora Administrativa Financeira da companhia, Katiene Salomão que após as falas de cada parlamentar, e ao cabo de 00h53 minutos, acabou sendo aprovada por unanimidade obtendo 18 dos 19 votos presentes.

Já na sabatina do candidato a Diretor Técnico, Pastor Leandro Godoy, praticamente não houve nenhum questionamento, os parlamentares, simplesmente aprovaram a indicação de Leandro em apenas cinco minutos de sabatina. Na verdade o candidato fez apenas a sua apresentação formal aos parlamentares e foi aprovado.

No entanto, na sabatina do presidente José Severino da Silva Neto, ou simplesmente Nino Neto, também não houve questionamentos; ao contrário, ele ouviu dezenas de pedidos e sugestões de ações à frente da companhia.

A sabatina de Nino, contou com a participação de 17 vereadores na tribuna e começou com a participação de Thiago Silva (PMDB), que elogiou o prefeito Zé do Pátio (SD), pela indicação de Nino por valorizar o movimento comunitário, já que o indicado foi presidente de Associação de Moradores de bairro, e pediu empenho do presidente para retomar as diversas obras que se encontram paralisadas na cidade principalmente as relacionadas à pavimentação asfáltica da região do Serra Dourada.

Thiago Silva sabatina Nino da Coder - Foto: Dnei Matos
O parlamentar também lembrou a Nino a necessidade de conclusão das obras da ponte sobre o Córrego Lageadinho entre o residencial Dinalva Muniz e o Anel Viário que se encontra caída há vários anos.

De uma maneira geral os vereadores se mostraram preocupados com a situação financeira da companha que enfrenta sérias dificuldades, e grandes desafios quanto ao cumprimento de compromissos financeiros com colaboradores terceirizados, e os prestadores de serviços contratados.

Os parlamentares enumeraram várias frentes de ações ao presidente, como a retomada das obras de drenagem e asfaltamento paralisadas, pediram uma força tarefa para um mutirão de limpeza da cidade e dos terrenos baldios nos bairros, bem como a limpeza e manutenção dos ecopontos para reduzir índices de infestação de mosquitos nesse período chuvoso. Eles também solicitaram a retomada da manutenção da iluminação pública nos bairros; mais atenção às comunidades da zona rural através da recuperação de pontes e estradas vicinais, bueiros celulares entre outros.

Os parlamentares pediram ainda atenção com a conservação das ruas no centro e nos distritos industriais, além de cuidados na limpeza urbana.

O presidente garantiu aos vereadores que uma das marcas de sua gestão, será a valorização e respeito aos servidores da Coder, a começar pelos mais humildes. Ele falou que vai dar toda a atenção às demandas dos presidentes de bairros e vereadores, que terão as portas abertas às suas demandas. 

Finalizando ele falou ainda em estabelecer parcerias com a iniciativa privada para agilizar as ações e produzir resultados mais rápidos e efetivos, barateando o seu custo.


DEGELO: Iceberg gigante ameaça se desprender da Antártida e gera preocupação



BBC Brasil

Um gigantesco iceberg - que seria um dos dez maiores do mundo - pode se desprender a qualquer momento da Antártida, dizem cientistas.

Uma imensa rachadura na plataforma de gelo Larsen C cresceu de tal forma em dezembro que agora apenas 20 km de gelo impedem o imenso bloco de 5 mil km² (o equivalente a 500 mil campos de futebol ou à área do Distrito Federal) de se soltar.

A Larsen C é a maior plataforma de gelo no norte da Antártida. As plataformas de gelo são as porções da Antártida onde a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre a terra.

Cientistas do País de Gales afirmam que o desprendimento do iceberg pode deixar toda a plataforma Larsen C vulnerável a uma ruptura futura.

A plataforma tem espessura de 350 m e está localizada na ponta do oeste da Antártida, impedindo a dissipação do gelo.

Os pesquisadores vêm acompanhando a rachadura na Larsen C por muitos anos. Recentemente, porém, eles passaram a observá-la mais atentamente por causa de colapsos das plataformas de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002.



No ano passado, cientistas britânicos afirmaram que a rachadura na Larsen C estava aumentando rapidamente.

Mas, em dezembro, o ritmo avançou a patamares nunca antes vistos, avançando 18 km em duas semanas.

Dessa forma, segundo os pesquisadores, o que se tornará um gigantesco iceberg está por um triz de se soltar - apenas 20 km o prendem à plataforma.

"Se o iceberg não se desprender nos próximos meses, ficarei espantado", diz à BBC Adrian Luckman, da Universidade de Swansea, no País de Gales, responsável pela pesquisa.

"As imagens não são completamente visíveis, mas conseguimos usar um sistema para verificar a extensão do problema. O iceberg está a tal ponto de se soltar que considero que isso seja inevitável", acrescenta ele.

Luckman afirma que a área que deve se romper possui 5 mil km², o que resultaria num dos dez maiores icebergs já registrados no mundo.


Aquecimento global

Os cientistas dizem, no entanto, que o fenômeno é geográfico e não climático. A rachadura existe por décadas, mas cresceu durante um período específico.

Eles acreditam que o aquecimento global tenha antecipado a provável ruptura do iceberg, mas não têm evidências suficientes para embasar essa teoria.

No entanto, permanecem preocupados sobre o impacto do desprendimento desse iceberg do restante da plataforma de gelo, já que a ruptura da Larsen B em 2002 aconteceu de forma muito semelhante.

"Estamos convencidos, ao contrário de outros, de que o restante da plataforma de gelo ficará menos estável do que a atual", diz Luckman.

"Esperamos que nos próximos meses e anos aconteçam novas rupturas, e talvez um eventual colapso, mas isso é uma coisa muito difícil de prever".

"Nossos modelos indicam que a plataforma ficará menos estável, mas não que desmoronará imediatamente ou qualquer coisa do tipo", acrescenta.

Como vai flutuar no mar, o iceberg não vai aumentar o nível dos mares.

Mas novas rupturas na plataforma podem acabar dando origem a geleiras que se desprenderiam em direção ao oceano. Uma vez que esse gelo não seria flutuante, o nível dos mares seria afetado.

Segundo estimativas, se todo o gelo da Larsen C derreter, o nível dos mares aumentaria cerca de 10 cm.

Há poucas certezas absolutas, contudo, sobre uma mudança iminente no contorno da Antártida.

"As prováveis consequências podem ser o colapso da plataforma nos próximos anos ou décadas", prevê Luckman.

"Ainda que o impacto imediato não atinja os mares, trata-se de um grande evento geográfico que mudará a paisagem do continente gelado", acrescenta.

Em 2017, Internet vai cair por um dia e causará colapso



Previsão foi feita por vendedor norte-americano de tecnologia de segurança LogRhythm

Milhões de usuários de computadores por todo o mundo poderão ser privados de Internet no ano corrente porque a rede global cairá por 24 horas, prevê o vendedor norte-americano de tecnologia de segurança LogRhythm.

O chefe da segurança de informação da empresa e vice-presidente James Carder disse à Business Insider, que isso não será apenas um problema técnico que impedirá as pessoas de carregar suas selfies no Instagram.

"Em 2017 nós vamos assistir a um grande golpe em algum tempo e em algum lugar. Se a Internet cair, os mercados financeiros sofrerão uma queda abrupta", disse.

Segundo Carder, em 2016 já existiam todos os sinais para fazer a previsão respectiva, com criminosos "testando mísseis disparando-os no oceano".

"Nós vimos um ataque DDoS em massa contra a [empresa] DynDNS somente meses atrás. Aquele ataque DDoS derrubou sites como o Twitter e Spotify por várias horas", disse.

Trata-se do ataque que teve lugar em outubro e que desligou sites grandes e populares por mais de duas horas. O chefe da LogRhythm disse também que o problema de notícias falsas só se tornará mais grave em 2017, com ataques de hackers contra os maiores sites de mídia. (Sputnik).