quarta-feira, 6 de abril de 2016

ELEIÇÕES 2016: PMDB entra na disputa e lança Rodrigo Metello como pré-candidato a prefeito

Jairo Pradela  e Rodrigo Metello - pre-candidato

By: Ailton Lima

O Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Rondonópolis, Jairo Pradela, reuniu a Imprensa local na tarde desta quarta-feira (6)  na Câmara Municipal, e oficializou a entrada do partido na corrida política das Eleições de Outubro visando a Prefeitura Municipal, e lançou o nome do empresário Rodrigo Metello.

Segundo Pradela, o nome de Rodrigo foi apreciado e aprovado pela diretoria e executiva do partido como pré-candidato à disputa do comando da Prefeitura Municipal em Outubro deste ano.

Rodrigo Metelo, 41 anos, é empresário, natural de Rondonópolis, casado, e disputou uma eleição de vereador no ano 2000.

Mesmo sendo um nome desconhecido do grande público, Rodrigo saiu na frente e colocou o seu nome à disposição do partido como pré-candidato a prefeito.

Todavia, alguns analistas políticos de plantão, vêem essa pré-candidatura apenas como um balão de ensaio do partido. Até porque, para que Rodrigo seja realmente oficializado como candidato a prefeito pelo PMDB, ele terá que provar que o seu nome possui força suficiente para aglutinar a militância do partido em torno do seu projeto, precisa mostrar força de articulação para atrair outros partidos para compor o arco de aliança, e ainda, atrair novos simpatizantes, ampliando o leque de possibilidades.

O problema é que tudo isso terá que ser feito no mais tardar, até, a convenção do partido que está marcada para Agosto deste ano.

Na verdade o partido possui nomes com maior densidade eleitoral, maior expressão política e melhores possibilidades de êxito numa eventual disputa eleitoral, como é o caso do Presidente do Legislativo Municipal, Vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira (o Fulô), e Adonias Fernandes, que gozam de muito prestígio junto às comunidades locais, e muitos outros nomes. Sem contar que Adonias e Fulô, são muito bem articulados, podendo aglutinar muito mais forças políticas em torno de um projeto político visando a prefeitura.

Muitos ainda acreditam que outros nomes deverão surgir nessa disputa interna, e o candidato que reunir as melhores condições, deverá ser homologado oficialmente na convenção.
A ultima vez que o partido dirigiu o município, foi com o então prefeito Zé Carlos do Pátio, que deixou o PMDB e ingressou no Partido Solidariedade.

Durante o anuncio da pré-candidatura, o Presidente do Diretório, Jairo Pradela, ainda respondeu questionamentos dos jornalistas quanto aos desgastes políticos que o seu partido vem enfrentando a nível nacional, após o anúncio oficial do desembarque de apoio ao Governo Dilma Rousseff.

Sem querer entrar no mérito da discussão, Pradela lembrou que o seu partido, ao contrario do que acontece a nível nacional, conta com  pouca rejeição na cidade. Ele repassou que estudos, reuniões e encontros estão sendo feitos com diversos partidos, para costurar acordos que irão formar o arco de aliança que vai possibilitar a disputa na majoritária e nas proporcionais.

Quanto aos questionamentos dos jornalistas, Jairo desconversou e  declarou que “o partido não comete crimes: Quem comete crimes são as pessoas. Nós não vamos fazer embates ou tecer críticas a gestores anteriores. Nós temos que passar uma régua e pensar sério, sobre a Rondonópolis dos próximos anos, e formarmos um arco de alianças com partidos fortes que também queiram o melhor para a cidade”, finalizou.

IMPEACHMENT: Relator da comissão do impeachment quer votar relatório na próxima segunda-feira (11)

Jovair Arantes quer garantir discussões sobre relatório antes de votação em plenário

O relator da comissão especial que analisa o pedido de impeachment contra a presidente da República, Jovair Arantes (PTB-GO), confirmou que vai fazer a leitura do parecer final nesta quarta-feira (6), a partir das 14 horas. A intenção é votá-lo na segunda-feira (11).

Jovair Arantes não quis antecipar quantas páginas terá o relatório, mas ressaltou que o documento é longo e será lido em sua integralidade. Logo depois será concedida vista conjunta. Os partidos terão prazo de duas sessões para analisar o parecer. Na sexta-feira (8), quando se encerra o prazo de vista, imediatamente será convocada reunião para o início das discussões.

"São 65 membros titulares e 65 suplentes, incluem-se ainda os líderes partidários. Nós vamos dar toda possibilidade para que na sexta, sábado, se necessário for, a gente possa esgotar todas essas questões para, na segunda-feira (11), começarmos a votar. Terminamos a votação e entregamos ao Plenário. Não há problema se é sábado ou se é domingo, se é de madrugada, 2 horas da manhã, 3 horas da manhã. Nós vamos trabalhar", afirmou.

Jovair Arantes ressaltou que o País exige essa atenção especial e os parlamentares estão fazendo a parte que lhes cabe. A maior preocupação, segundo o deputado, é seguir passo a passo o rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que não haja qualquer dúvida e, assim, evitar que o processo vá parar na Justiça.

Divergências
A expectativa em torno do relatório movimenta parlamentares contrários e favoráveis ao impeachment. O deputado Henrique Fontana (PT-RS) elogiou a defesa apresentada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, na segunda-feira (4), e defendeu a rejeição do impeachment. Segundo o deputado, cresce o número de parlamentares que não querem o impeachment.

“Eles percebem que essa ruptura da Constituição brasileira deixaria sequelas profundas no país. A peça que está sendo analisada na comissão especial não tem nenhum crime de responsabilidade cometido pela presidenta e, portanto, para respeitar a Constituição, ela deve ser, na minha avaliação, rejeitada pelo Plenário da Casa", disse.

Já o vice-líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), espera um relatório pela aceitação do processo contra a presidente da República. "Eu confio na capacidade de avaliação jurídica, técnica do relator e a tendência clara dentro da comissão do impeachment é favorável à apreciação de um relatório que vá na direção do pedido de impeachment da presidente Dilma”, declarou.

Fonte: Agencia Câmara




NOVAS OPÇÕES: Rondonópolis ganha mais dois voos diários para Cuiabá


Foto: Assessoria
A Empresa Asta Linhas Aéreas iniciou, na segunda-feira (04), o voo diário Cuiabá-Rondonópolis-Cuiabá. A aeronave faz o voo diário com possibilidade de conexões para o norte de Mato Grosso e médio Araguaia. A aeronave, um Cessna Caravan, tem capacidade para nove passageiros.

A aeronave sai de Cuiabá às 6h com chegada à Rondonópolis às 6h40; na volta, a saída é as 6h55 e chegada à capital as 7h35. À tarde o primeiro voo sai de Cuiabá as 17h e chega em Rondonópolis as 17h40; de volta, sai de Rondonópolis as 17h55 e chega em Cuiabá as 18h35.

O Diretor Superintendente da empresa, Luis Roberto Silva, explicou que a escolha se deu por Rondonópolis ser uma cidade com grande potencial econômico e, por isso, a expectativa é grande. “Estamos trabalhando para atender aos empresários com negócios no médio Araguaia ou que precisam ir para uma reunião de trabalho em Cuiabá. Nossa empresa é regional e sabemos da carência no transporte aéreo de Mato Grosso. Conhecedores desta deficiência, estamos traçando um planejamento para atender as cidades com maior potencial econômico”.

O voo vai ser uma alternativa para as pessoas que precisam ir de Rondonópolis para a Capital para algum serviço rápido e que desejam retornar no mesmo dia. A possibilidade de conexão também deve atrair passageiros, pois permite a conexão com cidades como Juara, Juína e Lucas do Rio Verde, além de Água Boa, Confresa e São Félix do Araguaia.

 Fonte: Assessoria