quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Diplomado vereador, Orestes Miráglia toma posse dia 1º na Câmara Municipal.



Ailton Lima

O comunicador, jornalista e advogado Orestes Miráglia de Carvalho, há mais de 42 anos em atividade na comunicação do estado e rondonopolitana, foi um dos 11 novos candidatos eleitos para o cargo de vereador no legislativo municipal nas eleições de 2016.

Orestes é o renomado apresentador do programa radiofônico ‘Bom dia Cidade’ que é levado ao ar todas as manhãs das 8h às 9h30, pela Rádio Amorim FM-104,9, prestando relevantes serviços e informações de qualidade aos milhares de ouvintes que tornam o programa, líder absoluto de audiência no horário do rádio rondonopolitano e mato-grossense.

Orestes Miráglia que é natural de Cuiabá (MT) chegou a Rondonópolis ainda jovem. Aqui ingressou na comunicação iniciando suas atividades profissionais na extinta “Rádio Braniff” (1ª Rádio da cidade), em 1º de setembro de 1973.

Ao longo desses mais de 42 anos de atividade na comunicação, Orestes Miráglia tem prestado relevantes serviços à comunidade, não apenas no segmento da comunicação, mas, sobretudo, como Operador do Direito, já que entre outras qualificações profissionais, também é advogado militante na Comarca local.

Comunicador multimídia Orestes é fotógrafo profissional, produtor cinematográfico de Comerciais de TV e Cinema; documentarista, Graduado em Letras pela UFMT, e Pós-Graduado em Jornalismo nos EUA. Como um dos mais antigos e prestigiados comunicadores em atividade na cidade e região, Miráglia exerceu várias atividades no jornalismo local, nos primeiros anos de fundação do ‘Jornal A Tribuna’; Foi sócio/diretor da ‘Revista Nova Imprensa’; - primeira publicação totalmente em cores e em papel ‘couchê 180g’ do estado; Atuou ainda como locutor/apresentador de programas televisivos, e radiofônicos na Rádio Clube (AM), Radio Amorim Juventude AM, e atualmente na Amorim FM (104,9).

Interesse pela política

Devido à natural proximidade e ligação com as demandas sociais, Miráglia sempre foi parceiro, estando ao lado, e defendendo os anseios populares. Ele tanto fez, que acabou se interessando por política partidária! Na verdade, isso o fez ingressar em agremiações políticas por onde disputou algumas eleições municipais, concorrendo a um cargo de vereador no legislativo municipal.

Em 2012, por exemplo, o comunicador então ingresso nas fileiras do Partido Popular (PP) disputou eleição e obteve 336 votos, conseguindo uma suplência, mas não chegou a tomar posse.

Agora em 2016, já no Partido Solidariedade (SD), e apesar dos poucos recursos, Miráglia conseguiu passar sua mensagem aos eleitores rondonopolitanos que reconheceram os seus esforços em ajudar a comunidade, e o elegeram vereador para a 16ª Legislatura da Câmara Municipal a iniciar-se em 1º de Janeiro de 2017, conferindo-lhe exatos 1.128 votos.

A reportagem do NMT conversou com o vereador eleito sobre suas propostas e ações de trabalho no legislativo a partir de Janeiro, e Orestes repassou que pretende estar, como sempre esteve, defendendo e lutando pelas demandas da população. Mas uma das suas preocupações iniciais será ajudar a garantir a governabilidade do futuro prefeito Zé do Pátio, líder do seu partido.

O vereador eleito, disse ainda que entre outras frentes de trabalho, pretende fazer ações políticas no sentido de fortalecer a agricultura familiar, criando condições de unir e organizar o segmento em cooperativas de produção, criando parcerias com instituições públicas e privadas no sentido de qualificar, capacitar e auxiliar técnica e administrativamente no desenvolvimento do setor, gerando oportunidades de emprego e renda para as famílias do setor.

Mas, o vereador também vai atuar nas frentes e demandas das comunidades dos bairros da cidade, já que como bem diz: foi eleito vereador de Rondonópolis, e não apenas de um bairro ou segmento social.

Com a sua vasta cultura jurídica e profissional, incluindo várias Pós-Graduações em Direito Civil e Criminal, Orestes Miráglia deverá se constituir numa valiosa peça na engrenagem do poder legislativo, contribuindo sobremaneira para os andamentos dos trabalhos legislativos e parlamentares na Câmara Municipal, bem como, no cotidiano da cidade.

Dotado de ideias modernas e progressistas, o comunicador promete contribuir muito com o desenvolvimento de Rondonópolis trabalhando incansavelmente para o aumento da qualidade de vida dos seus concidadãos.

“No rádio, nós sempre trabalhamos em prol da população rondonopolitana, porque isso é a função do rádio e dos veículos de comunicação de uma forma em geral! Agora, como vereador, não será diferente! Apenas aumenta a nossa responsabilidade, porque fomos eleitos legitimamente para defender os interesses do povo. E isso, com certeza, nós iremos procurar fazer da melhor maneira possível, custe o que custar”, finalizou Miráglia.


CULTURA: Escritor sul mato-grossense lança hoje (14), livro sobre Coronel Adib



Guimarães Rocha, poeta e escritor sul mato-grossense, lança, hoje (14) às 20h, no Centro Cultural José Sobrinho, em Rondonópolis, o livro “Coronel Adib – a História”, com o apoio do Grande Oriente do Brasil, da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul e da Academia Rondonopolitana de Letras - ARL.

Toda a renda com a venda das edições será destinada para a Maçonaria de cada Oriente que fará doação para uma instituição de caridade. O protagonista Coronel Adib se fará presente no novo lançamento da edição.

Antônio Alves Guimarães é conhecido pelo nome artístico de Guimarães Rocha e tem realizado o projeto continuado “A Arte de Ler e Escrever” em vinte municípios do Estado.

Ler sobre as histórias ocorridas no estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sempre é uma viagem ao tempo e a um passado que está presente a todo instante. Certamente servirá muito mais às novas gerações valorosos conhecimentos do passado histórico.

Para o jornalista Gutemberg Honorato de Moura, que faz apresentação nesta obra sobre o Coronel Adib, “as memórias a respeito dele são uma referência policial do país”.

A leitura da obra de Guimarães Rocha intitulada “Coronel Adib” permite ter contato com uma biografia notadamente datada do coronel Adib Massad. Esta publicação ganhou também o acréscimo do prefácio do presidente da Academia Sul-Mato-grossense de Letras, Reginaldo Alves de Araújo. “Aos policiais que morreram no estrito cumprimento do dever. A obra é a consolidação do chamado movimento de História Nova – corrente que aponta novos métodos e novas linguagens na escrita da história”, disse.

O ainda tenente Adib, nos anos 1970 teve uma passagem destacada pela cidade de Rondonópolis. Famoso por impor respeito e atuar ativamente contra a criminalidade.

O autor                                            

Guimarães Rocha é formado em Letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e pós-graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Fundamentos da Educação, Concentração Filosófica. Possui 23 livros publicados. Lançou o CD Encanto, com direção musical de Vandi Barreto. Fundou em 1985 a União Brasileira de Escritores (UBE/MS), da qual foi presidente. É membro das academias: Sul-Mato-Grossense de Letras; Academia Maçônica de Letras e Academia de Literatura e Estudos de Corumbá/MS. É professor de literatura com experiência de mais de 18 anos em sala de aula.

Fonte: Assessoria