quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CULTURA: Escritor sul mato-grossense lança hoje (14), livro sobre Coronel Adib



Guimarães Rocha, poeta e escritor sul mato-grossense, lança, hoje (14) às 20h, no Centro Cultural José Sobrinho, em Rondonópolis, o livro “Coronel Adib – a História”, com o apoio do Grande Oriente do Brasil, da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul e da Academia Rondonopolitana de Letras - ARL.

Toda a renda com a venda das edições será destinada para a Maçonaria de cada Oriente que fará doação para uma instituição de caridade. O protagonista Coronel Adib se fará presente no novo lançamento da edição.

Antônio Alves Guimarães é conhecido pelo nome artístico de Guimarães Rocha e tem realizado o projeto continuado “A Arte de Ler e Escrever” em vinte municípios do Estado.

Ler sobre as histórias ocorridas no estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sempre é uma viagem ao tempo e a um passado que está presente a todo instante. Certamente servirá muito mais às novas gerações valorosos conhecimentos do passado histórico.

Para o jornalista Gutemberg Honorato de Moura, que faz apresentação nesta obra sobre o Coronel Adib, “as memórias a respeito dele são uma referência policial do país”.

A leitura da obra de Guimarães Rocha intitulada “Coronel Adib” permite ter contato com uma biografia notadamente datada do coronel Adib Massad. Esta publicação ganhou também o acréscimo do prefácio do presidente da Academia Sul-Mato-grossense de Letras, Reginaldo Alves de Araújo. “Aos policiais que morreram no estrito cumprimento do dever. A obra é a consolidação do chamado movimento de História Nova – corrente que aponta novos métodos e novas linguagens na escrita da história”, disse.

O ainda tenente Adib, nos anos 1970 teve uma passagem destacada pela cidade de Rondonópolis. Famoso por impor respeito e atuar ativamente contra a criminalidade.

O autor                                            

Guimarães Rocha é formado em Letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e pós-graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Fundamentos da Educação, Concentração Filosófica. Possui 23 livros publicados. Lançou o CD Encanto, com direção musical de Vandi Barreto. Fundou em 1985 a União Brasileira de Escritores (UBE/MS), da qual foi presidente. É membro das academias: Sul-Mato-Grossense de Letras; Academia Maçônica de Letras e Academia de Literatura e Estudos de Corumbá/MS. É professor de literatura com experiência de mais de 18 anos em sala de aula.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário: