terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"AÇÕES PARA 2012" - PSB confirma Rondonópolis Muito Mais

Dep. Fed. Valtenir Pereira e Jamilio Adozino 
    Em reunião no último domingo (29), no Auditório do Serras Hotel, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), definiu o cronograma de Ações políticas para 2012, visando as próximas eleições municipais.

A principal decisão diz respeito ao Movimento Rondonópolis Muito Mais, integrado ainda pelos PPS, PV e PDT, com os socialistas definindo a posição do partido.

Em reunião paralela ao encontro socialista foi estabelecida a Juventude Socialista do PSB de Rondonópolis, integrada por quarenta e três jovens estudantes e profissionais liberais, que deverá ocupar quatro vagas na chapa de vereadores do partido.

Os nomes em discussão são as estudantes universitárias Bárbara Soares Mendes e Ana de Paula Mello (UFMT), o empresário de comunicação Leirson Fernando Vilalba e o advogado Roger Mauricio Santos.

Outro departamento do Partido Socialista que sofreu uma reformulação no encontro foi a Secretaria de Mulheres, integrada por um núcleo de cinqüenta militantes, que passa a contar com a liderança da empresária Claudia Fagotti, assistida pela ex-vereadora e deputada Vilma Moreira, as professoras Mercedes Giaretta e Francileide Passos e a empresária Neuza Novaes da Rocha.

A principal discussão socialista, no entanto, centrou-se na definição da chapa de vereadores para as eleições de 2012. O PSB dispõe de um grupo de quarenta e sete nomes para concorrer a vereador e sabe que não há espaço para todos na chapa que será levada à assembléia geral em junho.

Assim iniciou uma avaliação do potencial eleitoral de cada candidato com o objetivo de reduzir o número de postulantes. De acordo com o presidente do PSB Jamílio Adozino de Souza: “Esta é uma discussão interna que ainda vai longe.
Mas há uma realidade inconteste. A Lei Eleitoral estabelece um limite para as candidaturas dos partidos e este limite tem que ser respeitado. O PSB gostaria de disponibilizar vagas para todos, porque assim poderíamos avaliar nas urnas o real potencial político-eleitoral das suas lideranças. Mas a legislação impede esta iniciativa e o partido tem que seguir a lei”, afirmou o dirigente socialista.

Adozino informou também que, se o Movimento Rondonópolis Muito Mais já é uma realidade política para as próximas eleições, o PSB sai na frente na elaboração de um Plano de Governo a ser apresentado para a sociedade rondonopolitana e implantado pelo próximo prefeito.
Este projeto trabalha prioritariamente os setores da saúde, educação e emprego, já que são as áreas da administração municipal, mais vulneráveis e carentes de iniciativas do poder público.

Segundo o presidente do PSB: “o caos da saúde municipal, refletido pelo atendimento deficiente, o problema do SAMU, os PSFs desassistidos e mal equipados e o desrespeito à população, mais carente, que procura por atendimento é uma realidade. Parece que só o Prefeito não vê este caos” reitera.

“O Projeto de Governo a ser proposto pelo PSB ao Movimento Rondonópolis Muito Mais trata ainda da segurança. A questão das câmeras de monitoramento inoperantes é muito grave, porque envolve, além da questão de segurança pública, dinheiro do contribuinte que está sendo jogado no lixo. O projeto abrange todas as áreas de atuação do poder público e, está sendo trabalhado por especialistas de cada setor da administração municipal”, finalizou Jamílio Adozino.
Fonte: Paulo Melo - Assessor  Imprensa - PSB

"TEATRO ESTUDANTIL" - Começam as inscrições para 9ª edição do Fetran em MT

    As inscrições para o Fetran – MT (Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito) começam na quarta-feira (1) e vão até 30 de março de 2012. Em sua 9ª edição no estado, o festival tornou-se parte do calendário escolar de Mato Grosso.

O Fetran é um festival de teatro estudantil com a temática “Educação para o Trânsito”. O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, auxiliando-os em sua formação enquanto futuros condutores e tornando-os conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito.

O festival destina-se a alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e no ensino médio das escolas públicas e privadas, bem como aos alunos matriculados em projetos sociais realizados pelo estado e pelo município. Anualmente, são realizadas cinco etapas regionais: Guaporé (Comodoro e Pontes e Lacerda), Pantanal (Primavera do Leste), Nortão (Sorriso), Araguaia (Nova Xavantina) e Cuiabana (Nossa Senhora do Livramento); além da Etapa Estadual (Cuiabá).


Dividido em quatro categorias (infantil, infanto-juvenil, juvenil e educação especial), o Fetran premia alunos, professores e escolas participantes com computadores, notebooks, televisores, aparelhos de som, aparelhos de DVD e outros, além de uma viagem de uma semana para Brasília.

Ao longo do festival, os espetáculos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por profissionais com experiência em linguagens artísticas, pedagógicas e regras de trânsito. Além disso, fará parte da comissão um júri popular, que é escolhido pela coordenação do evento, para avaliar os espetáculos concorrentes de acordo com a visão da plateia. Devem ser observados itens como a temática, montagem, percepção do público e a criatividade de cada grupo.

As apresentações terão início em maio e irão até julho, quando acontece a grande final, onde são premiados os vencedores de cada categoria. Haverá premiação para melhor espetáculo, melhor ator, atriz, revelação, texto e a melhor direção. As apresentações vencedoras irão disputar uma viagem cultural e pedagógica com duração de uma semana em Brasília (DF), além de diversos outros prêmios.

A novidade este ano fica por conta de uma nova categoria: educação especial. Alunos portadores de necessidades especiais, de todas as idades, poderão participar do festival e contribuir para um trânsito mais seguro, através do teatro. Eles irão participar das etapas regionais e também concorrerão a prêmios.

Durante o festival, serão oferecidas oficinas pedagógicas para as escolas participantes das etapas regionais e da etapa estadual. Um certificado de capacitação será disponibilizado aos professores que participarem das oficinas.


COMO PARTICIPAR?

O Fetran é um projeto de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e conta com o apoio do DETRAN/MT, SEDUC/MT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeituras Municipais, entre outros parceiros. Os interessados em participar devem solicitar o requerimento e a ficha de inscrição através do e-mail fetran@dprf.gov.br ou retirar no site www.fetran.com.br.

"NÃO LEVOU" - Dona de casa reage a assalto e impede que ladrões levem seu notebook

    A situação da violência está ficando insustentável! As pessoas estão ignorando as recomendações da polícia para não reagir em situações de assalto, mas diante das dificuldades isso não vem acontecendo.

Prova disso, foi o caso da reação da dona de casa Tania Cristina Labegalini Matosinhos, de 29 anos de idade, moradora do Jardim tropical.

Segundo os próprios relatos da vitima, ela estava em frente à sua casa de posse de seu notebook, quando foi abordada por dois indivíduos numa moto de cor preta.

O carona, um indivíduo pardo, magro estatura mediana colocou a mão na cintura como se fosse sacar de uma arma, e anunciou o roubo segurando no notebook da dona de casa.

A mulher reagiu e impediu que o ladrão levasse o seu computador. Diante da reação o bandido passou a agredir a mulher desferindo socos e pontapés jogando a vitima no chão.

Tania Cristina foi valente gritou por socorro e não deixou o ladrão levar o notebook. Por conta da movimentação e do barulho que ela fez os ladrões fugiram sem conseguir rouba-la.

Apear do ato valente, a recomendação da polícia é que não se reaja durante qualquer situação de violência assalto.

Segundo a polícia, o bandido não tem nada a perder, e está na adrenalina da ação enquanto a vitima está despreparada e vulnerável.

"TUDO DE NOVO" - Ladrões de bolsas voltam a atacar na cidade

Ilustração
    Os casos dos ataques dos ladrões de bolsas femininas voltaram a se repetir na cidade, e ontem (30), foram pelo menos dois casos registrados pela Polícia. As mulheres voltaram a a ser os alvos preferenciais desse tipo de marginal

O primeiro caso foi registrado nas primeiras horas da manhã na Avenida Lions Internacional próximo à praça da Coophaliss.

Ali, segundo a vítima, a Auxiliar Administrativo Letícia da Silveira de 20 anos de idade, residente no jardim Oasis, ela estava no ponto de ônibus esperando o coletivo, por volta das 6h30, quando foi abordada por dois indivíduos ocupando uma motocicleta.

O carona a rendeu e sob forte ameaça lhe roubou a bolsa marrom que trazia consigo, contendo uma câmera digital, documentos pessoais, cartões bancário e de lojas, além de um celular Sansumg Star.

Os indivíduos foram descritos como sendo: o carona, moreno estatura média, trajando camiseta regata vermelha, calça takitel cinza, com uma corrente dourada no pescoço. 

O condutor da moto era moreno, estatura média e trajava camiseta preta e calça jeans.
De pose da referida bolsa os indivíduos fugiram tomando rumo ignorado.

NO CENTRO

O segundo caso foi registrado por volta das 8h40, na rua Dom Pedro II próximo à Praça dos Carreiros. A vitima Patrícia Gonçalves da Silva, uma senhora de 40 anos de idade, residente na Vila Planalto se dirigia a uma loja de departamentos na imediações para pagar uma dívida, e foi abordada por dois indivíduos morenos aparentando menores de idade.

Um deles, trajando bermuda colorida e camiseta preta, usando de força física e intimidação, lhe tomou a bolsa que trazia a tiracolo.

No interior da mesma, além dos documentos pessoais e cartões bancários, havia a quantia de R$ 670,00 em dinheiro. De posse da referida bolsa a dupla fugiu tomando rumo ignorado.

"QUADRILHA COMÉDIA" - Assaltantes tentam assalto, vitima reage, e abandonam celular e sandálias

celular abandonado pelos bandidos durante assalto

        Uma ação criminosa digna dos maiores filmes de pastelão do cinema, foi registrada na Rua Aracaju, na Vila Castelo esta madrugada, por volta da meia noite e 30 minutos, quando um grupo de três ou quatro bandidos supostamente armados tentou assaltar uma residência.

Houve reação por parte da vitima e os “bandidos corajosos” fugiram, abandonando um aparelho celular e um par de sandálias brancas.

Segundo relatos da vitima, o representantes de vendas (A.R. A.B.) de 43 anos de idade, o grupo criminoso invadiu a sua residência tentando roubar os seus bens, ele reagiu, entrou em luta com os marginais que o agrediram provocando-lhe lesões, mas devido à reação e movimentação, os marginais acabaram fugindo abandonando um aparelho celular Samsung com chip e o par de sandálias havaianas brancas.

O representante de vendas acionou a Polícia Militar que compareceu ao local e realizou diligências nas imediações no sentido de localizar os suspeitos, mas não logrou êxito.

O caso será repassado á Delegacia Distrital de Vila Operária, que vai tentar identificar o dono do aparelho e chegar aos integrantes desse bando criminoso “comédia”.