quarta-feira, 5 de junho de 2013

"EXERCÌCIO ILEGAL" - Falso médico é preso em flagrante clinicando em hospital de Porto dos Gauchos - MT

A Polícia Civil prendeu ontem terça-feira (4), uma pessoa que se passava por médico na cidade de Porto dos Gaúchos, cidade da região Noroeste de Mato Grosso. Ele foi detido dentro do  Hospital Municipal. 

O Suspeito respondia pelo nome de “Alex” e já ha algum tempo vinha realizando atendimentos médicos na cidade, tanto  no PSF Urbano, como no próprio Hospital Municipal, inclusive auxiliando em cirurgias, sempre usando o carimbo de um médico credenciado.

Alex chamou atenção de algumas pessoas justamente pelo fato de não usar o próprio nome em suas receitas médicas o que motivou alguns cidadãos porto-gauchenses a procurar a Policia e o Ministério Público. Ao averiguar o fato nesta terça-feira o delegado  André Luís Barbosa autuou o falso médico em flagrante delito por exercício ilegal da profissão e falsa identidade.

Informações preliminares dão conta de que  Alex seria  na verdade um estudante de medicina de uma universidade da Bolívia,  e que dizia que estava fazendo estágio em Porto dos Gaúchos, auxiliando o citado médico, de quem ele usava o carimbo nas prescrições médicas/receitas.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM) nenhum estudante de medicina tem autorização para atuar fora de hospitais universitários ou credenciados por faculdades de medicina, onde são supervisionados por professores. 

No caso de estudantes provenientes de universidades estrangeiras, só é permitida a sua atuação em território nacional, depois de se formarem e se submeterem ao programa nacional de revalidação de diploma médico, conhecido como "revalida". 

O CFM esclarece ainda, que qualquer pessoa que realize “atos médicos” sem estar devidamente registrado no CRM do respectivo estado, está cometendo o crime de exercício ilegal da medicina, sendo portando considerado falso médico.

A Polícia e o Ministério Público agora tentarão esclarecer quem autorizou a atuação do falso médico em Porto dos Gaúchos.  A Secretária Municipal de Saúde Silvia Sirena se encontra em Cuiabá acompanhando  uma pessoa que sofreu um acidente automobilístico na madrugada do dia 3. 

O delegado André Luís Barbosa ainda não se prenunciou sobre o caso. 
Fonte: Porto Notícias

"TRAFICO INTENSO"- Federal apreende mais 205 kg de maconha em Rondonópolis

Maconha apreendida - Ilustração
A Polícia Federal em Rondonópolis apreendeu na noite do dia 03/06 (segunda-feira) aproximadamente 205 quilos de maconha que seriam levados para Cuiabá.

 A informação só foi divulgada na noite desta terça-feira (4).  Segundo a PF, durante barreira policial realizada na entrada de Rondonópolis, foram parados dois veículos pequenos, um veículo que funcionava como “batedor” onde estava somente o motorista, e  no outro veículo estava um casal que transportava a droga.

O veículo que fazia o transporte da maconha fugiu durante abordagem na barreira, sendo então perseguido e localizado por equipes policiais em um posto de gasolina, depois de ser abandonado pelos ocupantes.

 Em buscas realizadas no local, foi preso o homem que dirigia o veículo. Além dos entorpecentes, foram apreendidos os veículos e presos os dois condutores. A mulher que ocupava o veículo com as drogas está foragida.

"TARTARUGA" - A um ano da Copa do Mundo, Cuiabá não concluiu nem metade das obras


Segundo Tribunal de Contas, apenas 34,89% das obras estão prontos. Relatório apontou nesta terça-feira (4) atrasos em 16 dos 22 projetos.

(Foto: Reprodução / TVCA)
Faltando 373 dias para a realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA em 2014, o pacote de obras lançado para preparar Cuiabá como uma das sedes do evento no Brasil ainda não foi concluído nem pela metade. 

De acordo com relatório de acompanhamento das obras lançado nesta terça-feira (4) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), os atrasos na execução dos projetos fizeram com que, até o final de abril (última medição realizada), apenas 34,89%  do total de construções fossem concluídos na capital mato-grossense. Será que esses "embromeiros" (governo e empreiteiras), vão realmente nos expor em nível mundial, como ineficazes e incompetentes e ninguém, vai fazer nada?

O número levantado pelo TCE,  está   realmente abaixo do percentual de avanço geral do pacote de obras estipulado para o período, que seria de 58,44%, situação que levou o órgão a advertir o governo de Mato Grosso, cobrando um plano de providências da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) para compensar os atrasos verificados na execução de mais de R$ 2,2 bilhões em obras licitadas por meio do governo estadual.

O atraso constatado pelo TCE compromete a entrega de projetos que incluem as principais e mais caras intervenções aguardadas pela população da região metropolitana de Cuiabá: o novo estádio da cidade (a Arena Pantanal, hoje com 67,8% executados); o novo modal de transporte público, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT, cujas obras avançaram apenas a metade do percentual previsto para o período); e a ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon (que já deveria ter concluído pelo menos um quinto dos trabalhos, mas não passa ainda de 5,25%).

No período analisado pelo TCE, que vem acompanhando periodicamente as medições das obras, os atrasos vão de 30 a 353 dias, como é o caso da duplicação da Avenida Vereador Juliano Costa Marques, uma das intervenções previstas no pacote para incrementar a mobilidade urbana na cidade.

Dentre as outras obras atrasadas estão o Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari (170 dias fora do prazo), trincheiras, duplicações, restaurações, adequações e pavimentação de vias.

No relatório disponibilizado no site do tribunal, o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secopa, critica o aditamento de vários contratos do pacote de obras, afirmando que a fixação de novos prazos significa, na realidade, a admissão de que houve atrasos consolidados. "Note-se que muitas obras apresentam atrasos consolidados significantes e em alguns contratos esses atrasos superam o prazo de execução inicialmente previsto da obra", enfatiza o conselheiro.

A Secopa não se pronunciou a respeito do relatório do TCE, mas, como em outras ocasiões em que o tribunal apontou atrasos, registrou que o acompanhamento das medições serve de auxílio para a condução dos trabalhos do governo. Já sobre o avanço da ampliação do aeroporto Marechal Rondon, a Infraero ainda deve se posicionar em breve.

O pior de tudo é que além de se mostrarem incompetentes em realizar as obras em tempo hábil, os embromeiros ainda se recusam a dar satisfações ao povo que paga essas mazelas. Esses atrazos, sinalizam que que são propositais. Assim, vendendo o caos, eles vão querer outros aditivos nos contratos, aumentando ainda mais os já superfaturados contratos, aparecendo como  salvadores da pátria. É verdadeiramente uma vergonha esse desgoverno!!!

Fonte G1