terça-feira, 24 de julho de 2012

"40ª EXPOSUL"- Senador Pedro Taques reúne-se com produtores rurais e professores da UFMT


  A duplicação da BR-364 e a implantação da UFR foram os temas dominantes da reunião promovida pelo Sindicato Rural de Rondonópolis, com o Senador Pedro Taques PDT, na tarde desta segunda-feira 23. Acompanhado pelo ex-governador Rogério Salles e pelo suplente de senador, José Antonio Medeiros PPS, Taques foi recepcionado no Auditório do Parque de Exposições pelo Presidente do Sindicato Miguel Weber e sua diretoria.

Na abertura da reunião Weber repassou ao senador o desânimo que toma conta da cidade de Rondonópolis, quanto a falta de vontade política do Governo Federal em agilizar a duplicação da BR 364 e a quantidade de vidas ceifadas pela rodovia. Informou à Taques sobre o compromisso do Ministro Paulo Passos, dos Transportes, que em reunião em Rondonópolis com lideranças locais, se comprometeu em fechar a licitação até o final deste mês de julho, o que, ao que tudo indica, não deverá acontecer.

Sobre o assunto o senador afirmou que tem acompanhado o processo e, quando chegar em Brasília deve agendar uma reunião da bancada mato-grossense para cobrar do Ministério dos Transportes uma posição mais efetiva, até porque, de acordo com Taques: “Já passou da hora de construir esta duplicação. Já não é mais a palavra do Ministro. Passou a ser uma questão de Estado. A região sul de Mato Grosso é um motor da economia estadual e, Rondonópolis é uma cidade-polo da maior importância econômica, política e produtiva. É inconcebível a perda de vidas que ocorre nesta via. É chegado o momento de jogar o peso político da bancada estadual para pressionar o Governo Federal no sentido de viabilizar urgente esta duplicação. Eu votei contra o aporte de recursos para o Trem Bala Rio-São Paulo, por considerá-lo desnecessário neste momento, mas esta duplicação é de vital importância para esta parte do Brasil”, reiterou o Senador.

O Presidente da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão Ampa, Carlos Ernesto Augustin (Tetê), ligado à Comissão de Agricultura do Sindicato Rural, colocou em discussão a posição do Senador quanto a viabilidade da criação de hidrovias no estado, como opção de logística para o escoamento da produção mato-grossense, citando o complexo Tapajós/Teles Pires como exemplo de via navegável com ajuda de eclusas. Taques argumentou que, embora quando Procurador da República, tenha defendido questões ambientais afetas a este modal de transporte, tem hoje uma compreensão mais realista do que representa as hidrovias para resolver o gargalo de logística em que se afundou Mato Grosso. Fez um relato das iniciativas tomadas pelo seu gabinete em defesa deste meio de transporte, colocando-se à disposição de todas as entidades do agronegócio estadual para ajudar na solução desta questão.

Um grupo de oito professores do campus de Rondonópolis, da UFMT, presente à reunião cobrou do Senador uma posição parlamentar mais enfática na defesa da criação da UFR Universidade Federal de Rondonópolis. Taques garantiu que não só seu gabinete, mas os demais senadores de Mato Grosso, estão envolvidos nas articulações da UFR. “De forma conjunta nós colocamos 120 milhões de reais em emendas ao Orçamento da União, destinados à UFMT, com o compromisso da Reitoria, de Cuiabá de que, parte significativa destes recursos, sejam transferidos para os campus de Rondonópolis e Sinop. Não será por falta de recursos que a UFR não sairá do papel. Informou que em reunião com o Ministro Mercadante, da Educação, este afirmou não ter nenhuma restrição à criação da UFR e, que depende apenas de trâmites internos do ministério”, informou o Senador Taques.