terça-feira, 16 de julho de 2013

‘CAVALGADA SOLIDÁRIA” - O resgate histórico do povo de Rondonópolis




A equipe Organizadora da Cavalgada da Exposul, liderada pelo empresário Ari Torremocha Fim, decidiu em reunião nesta segunda-feira (15), o formato definitivo da 27ª edição do tradicional evento que abre a exposição de Rondonópolis. Estão sendo aguardados mais de 1.7 mil cavaleiros, amazonas, comitivas de Rondonópolis e região sul de Mato Grosso, além de carros de boi e trollers de quatro rodas.

De acordo com Torremocha o trajeto, por sugestão do TAC-Termo de Ajustamento de Conduta, firmado com o Ministério Público, terá uma redução de 1,9 km em relação ao ano passado. A concentração, que acontecerá das 06 às 07 horas da manhã de 10 de agosto (sábado), terá lugar na Avenida Fernando Correia, altura da concessionária Ford.

Ari Torremocha - Diretor doSindicato Rural
Da concentração a cavalgada segue pela rua Fernando Correa da Costa para o centro da cidade, dobrando a esquerda na Praça Brasil, e seguindo até a Praça dos Carreiros, onde toma a Rua Rio Branco em direção aos altos da Vila Aurora. Neste ponto dobra a direita na Rua Paulo VI e entra a esquerda na rua Otávio Pitaluga, em direção a Lions Internacional, e desta, seguindo até a rotatória do Shopping, onde toma a Governador Júlio Campos até o encerramento, no CTG Saudades da Querência.

Ari Torremocha informou ainda que as inscrições, que terão um valor simbólico de R$ 5,00 poderão ser feitas nas casas comerciais do ramo de artigos para pecuária, como lojas country, selarias, lojas de sapatos e botas e no Sindicato Rural e, darão direito à participação no churrasco de confraternização, previsto para o final do desfile e aos prêmios que serão oferecidos aos cavaleiros e amazonas mais bem trajados; equipes mais bem uniformizadas e mais distantes; cavaleiros e amazonas mais jovens e, mais idosos e; carro de boi e trollers mais antigos e bem conservados.

De acordo com a Equipe Organizadora da Cavalgada, este ano, a arrecadação das inscrições para o desfile deverá ser revertida, integralmente, para a Casa Esperança, em suas duas unidades, em frente ao Cisc, no Centro e, no antigo Uniprom (Unidade de Proteção ao Menor), do Lions, na MT 270, que atende dezenas de abrigados.

Segundo Ari Torremocha, a cavalgada da Exposul foi criada pelo Sindicato Rural há mais de duas décadas para resgatar a história da fundação do então Arraial do Rio Vermelho, ocorrido no início do século passado. De lá à Rondonópolis dos nossos dias foi um processo de desenvolvimento envolvendo, não só os nativos, mas muitos brasileiros de todos os lugares.

“A cultura de um povo se faz com o resgate histórico das suas origens. Era um vilarejo perdido nos sertões do Brasil, na confluência dos Rios Vermelho e Arareau, que se transformou na cidade em que vivemos. No início não havia estradas, energia elétrica, telégrafo e outras comodidades. Mercadorias como querosene para os lampiões, remédios, roupas e calçados e, notícias do sul/sudeste, chegavam no lombo dos animais, nas grandes comitivas que varavam os sertões e, nas chalanas que cruzavam os rios e a bacia pantaneira. Estes pioneiros e pioneiras não podem ser esquecidos. A Cavalgada da Exposul é uma homenagem anual que o Sindicato e, o povo de Rondonópolis, prestam a estes heróis do início da cidade”, finalizou Torremocha.

“41ª Exposul” - Treze mil animais vão movimentar 12 leilões na feira este ano

Com uma previsão de 13 mil animais nas baias e currais do Parque de Exposições, durante a 41ª Exposul, dos quais, mais de 01 (Um) mil animais de elite, oriundos dos principais criatórios do sul de Mato Grosso, a Comissão Organizadora da Feira de Rondonópolis, anunciou nesta segunda-feira (15), o cronograma do ciclo de 12 Leilões que serão realizados durante esta edição, dos quais 10 deles estarão a cargo da Aroeira Leilões e Programa Leilões MT.

De acordo com o leiloeiro e diretor do Sindicato, Reinaldo Aguiar Junior, o mercado encontra-se bastante favorável às compras, com ênfase para o aumento de procura por animais a pasto, como, bezerros e bezerras de reposição/engorda, que por sua vez, também deverá refletir no incremento da demanda por touros melhoradores de rebanhos (elite).

Ainda segundo o pecuarista, o mercado de gado de corte se apresenta com um valor agregado da ordem de 20 a 30% na arroba de animais machos. Por conta desse fator, bem como do bom momento do mercado que apresenta uma demanda maior em relação à oferta, aliado à qualidade genética e o alto valor agregado dos animais disponíveis, os organizadores mantém uma excelente expectativa de negócios, inclusive com superação dos R$ 5,3 milhões comercializados em 2012.

CICLO DE LEILÕES
O remate de abertura da 41ª Exposul será com o “Leilão Quality Criasul” (Etapa Final), que acontecerá já no sábado, 10 de agosto, às 20 horas, no Thattersal de Leilões Clarindo Antônio de Ávila, ocasião em que será disponibilizado em pista 01 (um mil) animais de corte de alto valor genético agregado.


No domingo (11), será a vez do “Leilão Touros Paulicéia”, que será realizado no Pavilhão de Elite, “Inês de Castro”, onde serão colocados sob o martelo do leiloeiro, 100 Touros Nelore PO, do criatório das fazendas, Chic Paulicéia e Dourado Paulicéia. Esse leilão será transmitido pela Agrobrasil TV.

Na segunda-feira (12), às 20 horas, terá lugar o “Leilão de Touros do Grupo Rezende” no Pavilhão de Elite do parque. Nesse leilão estarão disponíveis ao remate, 60 touros, 35 fêmeas PO e 10 prenhêz.

Na terça-feira (13), às 20h, será a vez do “Leilão Genética Paulicéia”, quando serão colocadas em pista fêmeas Nelore PO do plantel de elite das fazendas Chic Paulicéia e Dourado Paulicéia. Esse leilão será transmitido pelo Canal do Boi.

Já na quarta (14), no Pavilhão de Elite do parque, as 20h, acontece a 10ª edição do tradicional “Leilão Pitangueira e Convidados”, que colocará sob o martelo do leiloeiro animais de elite de alto padrão genético, como 100 Touros Braford PO e, 300 animais de cruzamento industrial de base genética Braford, para corte. Esse leilão será transmitido pela Agrobrasil TV.

Na seqüência, quinta-feira (15), a partir das 20h, acontecerá o “4º Leilão Nelore Celeiro e Convidados”, que disponibilizará cerca de 60 animais reprodutores Nelore PO e Mocho dos melhores criatórios da região, e que estarão em pista, sob o martelo do leiloeiro, no Pavilhão de Elite Inês de Castro.

Na sexta-feira (17), a partir das 13h, os pecuaristas interessados em reposição de gado de corte a pasto poderão arrematar animais de alto valor genético agregado, no “Leilão Estância Bahia”, que será realizado no Thatersal do Parque, onde serão disponibilizados cinco mil animais (filmados e presenciais). Esse remate é promovido e coordenado pela Leiloeira E. Bahia, e será transmitido pela Terra Viva TV.

Ainda quem estiver na sexta-feira (17), penúltimo dia da Exposul, poderá assistir e participar de uma das coqueluches da feira, o “5º Leilão Arca de Noé”, promovido pelo produtor Marco Túlio Duarte, que colocará em pista no Pavilhão de Elite, a partir das 20h, 15 touros Gir, Senepol, Brahman, Brangus, e 300 bezerros e bezerras de cruzamento industrial (Senepol), além de 100 equinos, entre eles os emblemáticos Cavalos Pantaneiros, além de outros animais.
 
No sábado (17), dia de encerramento da feira, acontecerá o “Leilão Raçador”, às 12 horas, com a comercialização de 100 Touros Nelore PO e 300 bezerros e bezerras de corte, oriundos dos criatórios da Vetplan e fazenda Santo Antônio do Mutum. Os interessados poderão conferir e dar lances através da transmissão ao vivo pela Agrobrasil TV.

Este ano, a Comissão Organizadora da Exposul, aliada aos seus parceiros produtores/pecuaristas, vai estender os leilões até o domingo (18), mesmo após o encerramento da feira que acontece no sábado (17).

No domingo (18), três leilões estão programados para acontecer no parque de exposições. O primeiro será o “Leilão Top Leite (Balde cheio)”, a partir das 09 horas da manhã, com cerca de 40 animais, entre eles, as vacas leiteiras que disputarem o Torneio Leiteiro Regional, representando o melhor do plantel da bacia leiteira da região.

O segundo remate do dia, “3º Leilão Esperança”, tem início às 16h, e será realizado em prol do Hospital do Câncer de Rondonópolis. Este já tradicional remate, será realizado e promovido pelo Sindicato Rural em parceria com a Aroeira Leilões, e colocará em remate animais de elite e corte, doados por produtores rurais de Rondonópolis e região.


Por fim, às 19h, a 41ª Exposul fecha seu ciclo de leilões em grande estilo com o “Grande Leilão de Corte Aroeira Leilões” que vai disponibilizar 05 (cinco) mil animais, (presenciais e filmados), com exposição na curralama calçada do Thattersal Clarindo de Ávila, do Parque de Exposições, cuja transmissão estará a cargo da Agrobrasil TV.