domingo, 12 de março de 2017

Câmara homenageia mulheres com medalha Rosa Bororo durante Sessão Solene



Assessoria

A Câmara Municipal de Rondonópolis realizou na noite da ultima sexta-feira (10), uma Sessão Solene em homenagem às mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Vinte e uma mulheres dos mais diversos segmentos sociais, escolhidas por cada um dos vereadores da casa, foram agraciadas por relevantes serviços prestados à sociedade rondonopolitana com a Medalha de Honra ao Mérito “Rosa Bororo”
.
O presidente do poder legislativo, vereador Rodrigo da Zaeli, abriu a Sessão Solene cumprimentando os presentes e parabenizando as convidadas/homenageadas, ressaltando a importância da mulher nas famílias, na geração e criação dos filhos e na composição da sociedade.

Ainda na abertura dos trabalhos, o maestro e saxofonista da orquestra municipal Silvano Macedo executou o Hino Nacional e, para homenagear as mulheres presentes, solou a música do Roberto Carlos: ‘Como é grande o meu amor por você’.

Finda a apresentação musical o presidente da casa, Rodrigo da Zaeli convidou o vereador Dr. Orestes Miráglia (SD) para falar em nome dos vereadores. O parlamentar fez um resgate da história da índia Bororo “Rosa de Miranda” ou “Cibáe Motojebádo”, mais conhecida popularmente nos registros históricos por “Rosa Bororo".


.
Em sua fala o vereador revelou fatos históricos relacionados à vida de Rosa e surpreendeu à todos com informações históricas relevantes e preciosas obtidas em pesquisa realizada em parceria com a Coordenadora do Procon Municipal; Marildes Ferreira, revelando fatos sobre a vida pessoal e familiar da personalidade emblemática ‘pacificadora’ que se submeteu a interesses do exercito da época e, sem saber o verdadeiro significado das reais intenções, acabou servindo a um propósito escuso de atrair seus conterrâneos para uma armadilha; Rosa achava que auxiliando na pacificação dos índios Bororos, poderia evitar a matança do seus, pelas forças do estado da época, que capturava os silvícolas, os doutrinavam e os colocavam para trabalhar nas obras das linhas telegráficas, bem como em outras atividades.

Rosa nasceu no século XVIII na região de General Carneiro, e viveu com sua tribo Bororo nas margens dos Rios São Lourenço e Piquiri. Depois que percebeu o engano que cometera em acreditar nas propostas do exército, Rosa abandonou sua tribo, e casou-se com o índio Bakairi ‘José Coroado’. 

Ela teve dois filhos: Rita e Manoel. O marido Coroado, morreu com uma flecha no peito durante uma batalha, e a filha Rita também morreu em circunstâncias não reveladas. E Rosa então, depois de ter deixado a sua tribo, e vivendo apenas na companhia de Manoel, morre anos depois no colo do filho, deixando um importante recado: de que não confiasse nos homens brancos! A maioria das pessoas infelizmente, ainda desconhece sua história.



Quem também especialmente se encantou com os relatos do vereador Orestes sobre Rosa, foi a sua homenageada, a Juíza de Direito, Titular da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Drª. Maria Mazarelo Farias Pinto, que inclusive, foi convidada pela mesa diretora da casa, para falar em nome de todas as 21 mulheres homenageadas na solenidade.


A magistrada Mazarelo tem preciosos e relevantes serviços prestados à população e ao município de Rondonópolis, tendo inclusive, sido a responsável pela instalação da Vara da Mulher no Fórum local. Depois de reconhecer e se encantar com os fatos narrados pelo vereador sobre a vida de Rosa Bororo, a Juíza chegou a dizer que por ser natural de Poxoréu; que na língua Bororo, quer dizer “Rio de águas Sujas”, se sentia uma ‘Borora’, ou uma ‘Majuruê’, como se diz na língua nativa.

HOMENAGEADAS


Maria Mazarelo Farias Pinto - Orestes Miraglia; Maria Guimarães Pereira - Rodrigo da Zaeli; Maria Edir Silva Taube – Adonias Fernandes; Malvina Lorenço de Jesus - Batista da Coder; Lara Solange de Freitas Kawamura Cruz - Beto do Amendoim; Maria Luzia Gonçalves da Silva - Bilu do Depósito de Areia; Ironete Medeiros - Doutor Hélio Pichione; Onilda Justina Dos Santos - Fabio Cardozo; Idelsi Ilaini Herber Rosário - Jailton do Pesque Pague; Vaneide Cândida - João Mototáxi; Joscelna Alves da Silva - Juary Miranda; Esmerilda Viana Pereira – Mazette; Alvina Gomes da Silva - Professor Sidney; Francyslene Pereira Neves - Professor Silvio Negri; Maria Alice Avelar dos Santos - Roni Cardoso; Rosalina Gomes Vito - Roni Magnani; Márcia Rosa Nogueira - Subtenente Guinâncio; Camila Nayara Rodrigues Souza Santos - Thiago Muniz; Neuracy Castro - Thiago Silva, e; Lindaura Rosa de Oliveira Souza - Vilmar Pimentel.