sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Vereador Dr.Orestes quer entrega de dados para atualização de CEP de bairros


Assessoria

O vereador Orestes Miráglia (SD) indicou à Prefeitura de Rondonópolis que encaminhe aos Correios o mapa geográfico atualizado e oficial do município para que seja feita as atualizações dos números do Código de Endereçamento Postal (CEP) em bairros e ruas da cidade.

O parlamentar explicou na justificativa da indicação que atualmente são 68 bairros em Rondonópolis sem CEP atualizado e isso somente poderá ser feito a partir do momento em que os Correios receberem o novo mapa oficial do município, para fazer a referida atualização. O vereador ainda argumentou que o município havia parado de encaminhar esses dados aos Correios.

A ausência de um CEP do bairro ou rua dificulta e atrapalha a entrega de correspondências, pois o CEP foi criado justamente para facilitar o trabalho dos Correios na entrega de cartas e encomendas nas casas, pois pelo número chega-se mais rápido e preciso no endereço citado.

Boa Vista- O distrito da Boa Vista, por outro lado, sofre com a falta dos Correios, as cartas e correspondências não estão sendo entregues e o vereador Thiago Silva (PMDB) protocolou uma indicação na Câmara, pedindo também para que o problema específico do local seja resolvido.

MEMÓRIAS VIVAS: Roberto Barcelos, o eternizador de momentos!


Ailton Lima
O site Notícias de Mato Grosso (parceiro do Blog do Costa), tem a honra de ter em seu quadro de parceiros/colaboradores um “eternizador de momentos”, o fotógrafo Roberto Moreira dos Anjos Barcelos, ou simplesmente, Roberto Barcelos, como é mais conhecido na sociedade local e mato-grossense. Com 22 anos de experiência no ramo da fotografia, Roberto já eternizou mais de mil uniões afetivas.
Aos 50 anos de idade, o artista rondonopolitano das imagens conta um pouco de sua saga e relembra o início de tudo, quando começou a trabalhar de balconista na extinta empresa atacadista de materiais fotográficos “Fotoeste” em Cuiabá, que era uma filial do Elite Foto de Rondonópolis.
O convívio com os profissionais da época foi aos poucos despertando em Roberto o interesse por aquela profissão mágica que eternizava ‘fragmentos de vida’ das pessoas.
O seu convívio com os fotógrafos, os primeiros contatos com as câmeras mecânicas penta-refléx fazendo fotos 3x4, e que ainda utilizavam películas (filmes), exigiam um longo processo que se iniciava no ato de fotografar, chegava ao laboratório, onde era dado início ao processo de revelação do filme em tanques de produtos químicos, depois ele era lavado e secado. A partir daí entrava-se no processo de revelação da foto propriamente dita. O filme era projetado no papel fotográfico, colocado nas banheiras de químicos para dar início ao processo de revelação, onde as imagens iam surgindo pouco a pouco até se tornar uma fotografia impressa no papel.
Toda essa magia foi despertando no então aprendiz, o amor pela fotografia, amor esse, que lhe acompanharia por toda a vida até os dias atuais.
Depois da experiência com as fotos 3x4, Roberto passou a acompanhar os fotógrafos profissionais nas reportagens de festas, casamentos, comemorações e batizados etc.
Começava ali, a carreira do que viria a ser um dos maiores, mais bem sucedidos e conceituados profissionais da região e do estado. Roberto fez carreira na fotografia social e também no fotojornalismo, atuando como repórter fotográfico colaborador e correspondente em vários veículos de comunicação com trabalhos publicados em;  Diário de Pernambuco, Revista Caras, Revista Fhox , Jornal A Gazeta, Jornal A Tribuna e inúmeros sites e blogs.
Na verdade, essa experiência lhe estimulou a iniciar um curso de jornalismo, que frequentou por dois semestres, e por razões alheias a sua vontade, acabou abandonando.
Mas, essa experiência no fotojornalismo, lhe valeu a distinção entre os profissionais, pois impingiu em seu trabalho uma nova forma de fazer foto social; mesclou as técnicas do foto jornalismo com a foto social, criando um estilo próprio que o tornou uma referência na fotografia de casamentos: Roberto explorava e valorizava as ambientações externas, fugindo do tradicionalismo das fotos elaboradas em estúdios. Na verdade esse detalhe acabou sendo o diferencial do seu trabalho e a consolidação do seu estilo. No auge de sua carreira chegou a fotografar de 70 a 80 casamentos por ano.
Roberto montou seu primeiro estúdio fotográfico para fotos sociais em 1999 e de lá para cá fez de tudo um pouco, incluindo a sua 1ª exposição fotográfica individual, com retratos de 85 pioneiros da cidade no Rondon Plaza Shopping em 2003, durante as comemorações dos 50 anos de emancipação da cidade de Rondonópolis.
Essa exposição acabou lhe incentivando a produzir um trabalho mais elaborado e surgiu a ideia de editar um livro de memórias das pessoas pioneiras da cidade. Surgiu então o livro “Memórias Vivas de Rondonópolis” editado por intermédio da “Lei de incentivo a Cultura de Mato Grosso”: um compêndio de 95 pessoas pioneiras e fundadoras da cidade de Rondonópolis, que contém fotos, relatos, informações pessoais e um breve resumo da vida de cada um, bem como fotografias antigas que mostram a transformação porque a cidade passou.
Sem muita pretensão, Roberto acabou realizando um dos maiores feitos de registro histórico de memórias da cidade até hoje. Ele registrou as pessoas não apenas em fotografias, mas gravou as conversas/entrevistas em vídeo, produzindo um dos mais belos acervos áudio visuais dos pioneiros da cidade, muitos deles agora infelizmente já falecidos.
NO SITE
E esse trabalho do Roberto Barcelos, é que vai ser disponibilizado semanalmente aqui nas páginas do site NMT, onde a cada edição, os leitores-internautas poderão apreciar esse importante trabalho de registro histórico das ‘Memórias Vivas’ dos nossos antepassados que muito deram de suas vidas para o surgimento e desenvolvimento de Rondonópolis.

A partir desse domingo (12), os leitores poderão embarcar nessa viagem de descobertas e lembranças, conhecendo e resgatando a história dos nossos principais pioneiros.



Interessados em adquirir um exemplar do livro Memórias vivas entrar em contato com o autor: Roberto Barcelos pelo telefone: (66)3423-6778