quarta-feira, 19 de abril de 2017

Medeiros recebe embaixador e aproxima Mato Grosso de mercado argentino



Brasília – O senador José Medeiros (PSD-MT) recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (19.04), o embaixador da Argentina, Carlos Magariños, para tratar da abertura de novos negócios entre o vizinho sul-americano e o estado de Mato Grosso. 

Durante o encontro, José Medeiros destacou o potencial agropecuário do estado e convidou o embaixador para conferir in loco a qualidade dos produtos mato-grossenses. Segundo Carlos Magariños, existe na Argentina a necessidade de matéria-prima para a produção de biodiesel e para fortalecimento da indústria têxtil no país.

O senador disse que a Argentina está em busca de dois produtos para abastecer suas indústrias e que o Mato Grosso tem capacidade de atender essas necessidades não só em quantidade, mas também em qualidade. 

“O grande foco é na importação de insumos para a produção de biodiesel. Eles também querem fortalecer a indústria têxtil da Argentina. Nós temos soja e algodão capazes de atendê-los da maneira como quiserem. Portanto, fica a certeza de que podemos criar uma relação muito interessante e lucrativa, tanto para nós quanto para eles”, afirmou.

A data da visita do embaixador ao Mato Grosso ainda depende de uma reunião que acontecerá na sede da embaixada da Argentina, quando serão detalhados em números as necessidades da indústria de seu país. “A ida dele até o Mato Grosso será de fundamental importância para o setor produtivo. Portanto, vamos envolver as entidades representativas dos produtores do nosso estado para discutir todos os pontos necessários para viabilizar as exportações, valorizando nossa principal riqueza”, pontuou.

Irã – Em 2016, na sede da embaixada do Irã, em Brasília, numa reunião coordenada pelo senador Medeiros, foram estreitados os laços entre aquele país e o setor produtivo de Mato Grosso. Na audiência com o embaixador do Irã, Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi, o senador destacou a fabulosa produção de grãos do estado. 

“Mato Grosso tem muito a oferecer. Somos grandes produtores de grãos e de carne bovina. Não resta dúvida de que a queda dos embargos internacionais ao Irã vai beneficiar as exportações dessas commodities brasileiras. Portanto, considero esta parceria e esta reunião com o embaixador de muito proveito”, destacou.

Segundo o embaixador do Irã, o país tem um mercado consumidor com mais de 80 milhões de pessoas, e para o setor sucroalcoleiro as perspectivas são enormes , já que o Irã, consome três vezes mais açúcar per-capita do que a média mundial. “Proponho que seja instalado em nosso país um escritório de Mato Grosso para fomentar a relação comercial entre os dois países”.

Texto e Foto – Assessoria de Imprensa

LUTO: Filho do ex-prefeito de Rondonópolis Walter Ulyssea, encontrado morto na capital, Cuiabá.


O advogado Auro Guilherme Ulyssea, de 43 anos de idade, foi encontrado morto nesta quarta-feira (19), por volta do meio dia, em seu apartamento na capital, Cuiabá.

Tudo indica que ele tenha sofrido um infarto agudo.

Guilherme, como era mais conhecido, era filho do falecido ex-prefeito de Rondonópolis, Walter Ulyssea.

Como advogado, ele atuou como Assessor Especial do MT Saúde, e na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

O advogado deixa uma filha. O velório acontece na Capela Jardins, em Cuiabá.
O local e horário do sepultamento ainda não foram divulgados.

Nasa anuncia descoberta de novo planeta que pode abrigar vida



Um pouco maior do que a Terra, o LHS1140b está a 39 anos-luz

A Nasa anunciou nesta quarta-feira (19) um novo planeta externo ao Sistema Solar, os chamados exoplanetas, que mais tem probabilidade de abrigar vida. Batizado de LHS1140b, o planeta rochoso está na distância correta de sua estrela para ter um clima ameno e água líquida. Descrito detalhadamente pela revista "Nature", o planeta é um pouco maior do que a Terra e está a 39 anos-luz. Ele foi descoberto pelos pesquisadores liderados por Jason Dittmann, do centro norte-americano Harvard-Smithsonian para Astrofísica.

A característica que torna o LHS1140b o mais fascinante dos planetas descobertos até agora é a posição que ocupa próximo a sua estrela, chamada de LHS1140. Essa última é um pouco menor e mais fria em relação ao Sol e o planeta está no meio da chamada "zona habitável" para a vida. "É o exoplaneta mais emocionante que já vimos nos últimos 10 anos", disse Dittmann à revista. "Dificilmente poderia ser encontrado um objetivo melhor para procurar vida além da Terra", acrescentou o pesquisador.

Também para Raffaele Gratton, do Observatório de Pádua do Instituo Nacional de Astrofísica (Inaf), esse é um planeta muito interessante. O próximo objetivo, destacou Gratton, será observar a sua atmosfera para "ver, por exemplo, se ele é dominado por vapor de água, como ocorre na Terra, ou por dióxido de carbono, como na atmosfera de Marte ou de Vênus". Para o especialista, embora a presença de água no novo planeta "não seja a arma fumegante da existência da vida, ela nos dá uma boa indicação" sobre as condições locais.

O novo astro foi localizado graças aos telescópios Mearth-South Array, do Chile, o novo planeta está inserida na constelação de Cetus. Estima-se que ele tenha um diâmetro 1,4 maior do que a Terra, mas a sua massa pode ser até sete vezes maior, o que o tornaria muito denso. Isso implica que esse novo mundo poderia ser facilmente feito de rocha, com um núcleo de ferro muito denso. Segundo os astrônomos, o planeta LHS1140b é um objetivo ainda mais importante para a busca da vida em relação a outros mundos rochosos, como os planetas da estrela Trappist 1 ou o "gêmeo" da Terra, o Proxima B, que orbita em torno da "estrela próxima de casa", a Proxima Centauri.

Entre os planetas potencialmente habitáveis, "esse é o mais fácil de estudar com os atuais instrumentos", acrescentou Gratton. O planeta LHS1140b, continua, "gira em torno de uma estrela mais brilhante que Trappist 1 e isso permite que o estudemos melhor enquanto passa em frente ao seu astro". Essa é ainda uma vantagem sobre o Proxima B, que não permite observação da Terra quando passa por sua estrela. 

Fonte: ANSA