sexta-feira, 26 de julho de 2013

“Agrishow”: Definição do retorno da feira para Rondonópolis acontecerá na Exposul

Miguel Weber
Em decorrência das negociações iniciadas pelo Presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Miguel Weber, com a diretoria da Abimaq, referente ao retorno da feira de negócios Agrishow para Mato Grosso, foi definida a data de 16 de agosto, durante a realização da Exposul para uma reunião de trabalho que definirá a data de realização da feira, já no início de 2014.

De acordo com Weber, em 2010 aconteceu a primeira reunião do Sindicato com a Abimaq e, no início deste ano uma comitiva do Sindicato Rural e autoridades municipais estiveram reunidos com a Abimaq, durante a realização do Agrishow, em Ribeirão Preto SP. Em junho o dirigente do Sindicato Rural reuniu-se, em São Paulo SP, com a diretoria da Associação, ocasião em que ficou acertado a reunião, oficializada nesta semana, para definir o retorno do Agrishow para Rondonópolis e a data em que será realizada.

O Agrishow, que já foi realizado no Parque de Exposições em dois anos consecutivos, é a maior feira de negócios da América Latina e, na edição 2013, recém-realizada no Parque de Ribeirão Preto SP, reuniu 800 empresas nacionais e internacionais, que disponibilizaram máquinas e equipamentos agrícolas, aviões, equipamentos náuticos, além de novas tecnologias de produção e lançamentos de novos produtos, comercializando mais de 2.5 bilhões de reais. Todo este aparato deverá desembarcar no Parque de Exposições de Rondonópolis, entre março e abril do ano que vem.

A diretoria da Abimaq estará representada na reunião da Exposul pelo executivo chefe Carlos Pastoriza; o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Gilberto Zancopé; o presidente do Agrishow, Maurilio Biaggi Filho e; o assessor especial da presidência, Vinícius Camargo, além de executivos da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, parceira técnica provável do Agrishow de Rondonópolis. Pelo Sindicato Rural participarão o presidente Miguel Weber e sua diretoria. Também estarão presentes os presidentes da Famato, Aprosoja, Ampa e Aprosmat e autoridades convidadas.

De acordo com Miguel Weber, a realização do Agrishow em Rondonópolis será um extraordinário momento para o agronegócio mato-grossense, na medida em que deverá centralizar e refletir todo o potencial econômico e produtivo da região sul de Mato Grosso, responsável por mais de 40% do PIB estadual. “Mato Grosso é o líder nacional na produção de grãos, um dos maiores produtores de algodão e sedia um rebanho bovino superior a 20 milhões de cabeças. O estado representa mais de 20% da balança de exportações brasileira. O Agrishow, enquanto maior feira de negócios latino-americana, chega para expressar este potencial em tecnologia, mecanização e novos conceitos gerenciais e de produção. Importante destacar, no entanto, que o Agrishow não deverá interferir na realização e no formato da Exposul, que permanecerá com a grande exposição agropecuária de Mato Grosso. São dois eventos distintos e, ambos importantes para Rondonópolis”, afirmou Weber.



“41ª Exposul” - Mais de 500 animais participarão de Julgamentos raciais este ano

A Exposul de Rondonópolis vem se firmando como uma das maiores feiras agropecuárias do país dados os constantes aumentos verificados nas performances de público e comercialização nos últimos anos.

Uma prova de que essa realidade é uma constante, será o número recorde de animais em exposição (13 mil), onde cerca de 1.080 animais de elite (PO)  estarão disponibilizados à comercialização, e dos quais 500 serão submetidos a julgamentos raciais este ano na feira.

Esses números, segundo o dirigente sindical e representante da Comissão de Bovinos da 41ª Exposul, Francisco Olavo Pugliese de Castro, mais conhecido como “Chico da Paulicéia”, fazem o referencial da feira em relação às demais, e a consolidam como a maior feira agropecuária do estado e uma das maiores do país, por conta do número de animais julgados e comercializados.

Além dessas performances que estão tornando a Exposul, uma referência no mercado do agronegócio e no mercado agropecuário, a alta qualidade genética dos animais oferecidos durante a feira referendam a qualidade e seriedade do evento.

“A Exposul ano a ano, vem se tornando uma grande referência no mercado de animais de elite, porque aqui o comprador pode ter a certeza e a segurança da qualidade genética dos animais, bem como, a origem e procedências comprovadas. Nós aqui dispomos dos melhores produtos, produzidos nos melhores criatórios da região e que são referência em padrão de nível nacional”, assegurou Chico da paulicéia.

O dirigente sindical adiantou ainda que, dos mais de 500 animais de elite da raça Nelore (PO), que estarão nas argolas e vão participar dos julgamentos raciais, 350 são touros de elite, além de mais 35 lotes de fêmeas do mais alto padrão genético do país, que estarão à disposição dos compradores, através dos vários leilões da Exposul.

Na verdade, são animais oriundos dos melhores criatórios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná,  Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Todavia, além dos animais da raça Nelore, exemplares puros das raças Senepol e Braford, largamente utilizados em cruzamentos industriais tendo como base racial o Nelore, também estarão à disposição dos compradores durante a Exposul.

Três juízes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ de São Paulo (SP): Jurado 01- Valdecir Marinho Junior (SP); Jurado 02- Conrado Giraldi (SP), e  Jurado 03 - Jandoví Junior (MT), virão a Rondonópolis para realizar o julgamento racial dos animais (machos e fêmeas), com idades de 06 a 36 meses, e estarão elegendo os mais puros animais da raça Nelore, segundo o ranking Nelore Brasil, capitaneado pela Nelore do Mato Grosso.

Além dos bovinos de elite, e dos pequenos animais como, Ovinos e Caprinos, o “Cavalo Pantaneiro” também promete ser uma das grandes atrações da feira este ano, e estará no parque de 13 a 17 de agosto.


A performance da raça genuinamente mato-grossense, agradou aos pecuaristas locais, pela rusticidade, e adaptabilidade natural do animal na lida no campo, e este ano, retorna à Exposul, com um lote de pelo menos 40 animais da mais alta linhagem. 

O Cavalo Pantaneiro estará em conformação e participará do julgamento racial, estando posteriormente à disposição dos compradores durante o “5º Leilão Arca de Noé”, que será realizado na sexta-feira (17), a partir das 20h no Pavilhão de Elite do parque.

“41ª Exposul” - Carreata do Passaporte Exposul Premiada, apresenta veículos que serão sorteados durante a feira

A Comissão Organizadora da 41ª Exposul realizou na manhã deste sábado (20), a primeira das três carreatas programadas para divulgar a venda do “Passaporte Exposul Premiada”, e apresentar à população de Rondonópolis, os valiosos prêmios que serão sorteados durante os oito dias de festa da feira.

A Garota Exposul -2013, Thaira Loiola e a Garota Country Maria Alice, eleitas durante o lançamento da 41ª Exposul no dia 10 de julho, estiveram abrilhantando a carreata acenando às pessoas por onde passavam ao lado do locutor de rodeios Pedro Henrique.

PASSAPORTE

As pessoas que adquirirem o passaporte premiado terão garantida a entrada ao recinto do parque de exposições, durante os oito dias da feira, bem como, poderão assistir a todos os shows nacionais, e ainda concorrer a valiosos prêmios como: um automóvel Mitsubishi Lancer, três Fiats Unos Mille, um Hyundai HB20, e uma caminhonete Ford Ranger cabine dupla, todos zero quilômetro.

Os interessados em adquirir os passaportes premiados, poderão comprá-los, e dividir o pagamento em até três vezes no cartão de crédito, até o dia 30 deste mês.

A lista com os pontos de vendas dos passaportes, poderá ser acessada através do site: www.exposuleuvou.com.br, onde mais informações sobre a festa estão disponíveis.

PERCURSO DA CARREATA

A carreata com os automóveis que serão sorteados durante a Exposul saiu do parque de exposições por volta das 9h, percorreu a MT 270, seguiu pela Avenida Júlio Campos até a Lions Internacional, desceu pela Dom Pedro II, passou pelo quadrilátero central do comercio da cidade, e retornou à Dom Pedro II, de onde seguiu até a Avenida Frei Servácio. Dali subiu a Arnaldo Estevão de Figueiredo, até a Rua Duque de Caxias no Jardim Monte Líbano, e chegou à Rua Fernando Correia da Costa.

A seguir subiu até a entrada do bairro Moradas de Parati, e fez o circuito de retorno, descendo pela Fernando Correia. A comitiva passou pelo contorno da Presidente Médici, e seguiu rumo ao Centro da cidade. Continuando o percurso, seguiu pela Fernando Correia, passando pela Coopha Rondon, e subiu a Lions Internacional, até a Júlio Campos, de onde se dirigiu ao Jardim Atlântico e Jardim Europa, retornando em seguida ao Parque de exposições onde encerrou essa primeira carreata.

No amanhã sábado (27), haverá uma segunda carreata, desta feita pelo bairros da cidade, e no dia Três de agosto, semana que antecede a abertura da 41ª Exposul, a Comissão Organizadora fará a e 3ª e última carreata de apresentação dos prêmios do “Passaporte Exposul Premiada”.