quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Saguão de recepção-espera do aeroporto terá o nome de Dagmar Parini primeira piloto de Rondonópolis do Estado e uma das primeiras do país


Dagmar Parini,

Ailton Lima

O vereador Dr. Orestes Miráglia (Solidariedade), apresentou nesta quarta-feira (20) durante a realização da 36ª Sessão Ordinária da câmara Municipal, um Projeto de lei denominando de Dagmar Parini, as dependências do Saguão de Recepção/Espera do aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco.


Na justificativa do Projeto o vereador, externou os relevantes serviços prestados pela pioneira  gaúcha, poliglota fluente em cinco idiomas, que chegou a Rondonópolis em 1958 acompanhada do marido, o pecuarista e piloto aéreo,  Giuseppe Parini, vindos do norte do Paraná. Aqui, envolvida com as atividades do marido/piloto, Dagmar acabou se interessando pela aviação e em 1971, capacitou-se, tornando a primeira mulher Rondonopolitana e Mato-grossense a ser “brevetada” tendo alçado a condição de piloto privado.

Dagmar também foi uma das primeiras mulheres a pilotar avião no país. Isso porque naquela época, a aviação civil ou militar de uma maneira geral, era praticada e exercida especificamente por homens. Cabendo às mulheres, tão somente as funções de comissárias e ou atendente de vôos.

Como o casal veio para Rondonópolis para o exercício de uma atividade laboral de abertura de fazenda, mais especificamente a Fazenda Taiamã, na região do Pantanal.

Como naquela época, não somente o estado, mas todo o país careciam de infraestrutura, como estradas entre outras. Por esta razão, a aviação civil era muito utilizada para o transporte não apenas de pessoas mas, sobretudo, de materiais e mercadorias.

Dagmar chegou a auxiliar o marido no translado de dois aviões dos EUA para o Brasil, adquiridos pelo empresário Geovanni Lanci dono da Fazenda Taiamã. Além de personalidade forte e carisma pessoal, Dona Dagmar era uma benemérita social.

Sua iniciação na aviação civil acabou destacando e honrando a cidade de Rondonópolis e o Estado de Mato Grosso, pela primazia de ser uma das primeiras mulheres piloto aéreas do país.

Em sua propositura o vereador procurou resgatar uma história impar de Rondonópolis e do estado, fazendo justiça a uma mulher pioneira, determinada que tinha atitudes modernas e muito a frente do seu tempo.

“Dona Dagmar foi sem sombra de dúvidas uma mulher a frente do seu tempo e um orgulho para todos nós rondonopolitanos, mato-grossenses e brasileiros. Imaginem há 46 anos uma mulher pilotando um avião e transportando mercadorias e pessoas? E nós tivemos uma aqui, numa época em que quase tudo era oficio designado ou competência masculina, uma mulher a frente do seu tempo”.