quinta-feira, 10 de maio de 2018

Sepultamento do ex-prefeito J. Barreto será as 17h no Cemitério de Vila Aurora



Ailton Lima

O ex-prefeito Hermínio J. Barreto faleceu no final da tarde desta quarta-feira (09), vítima de um trágico acidente, ocorrido na BR-163/364, na serra proximidades do ‘Hotel Rosa dos Ventos’ município de Jaciara. O sepultamento deve ocorrer a partir das 17h, no Cemitério Municipal de Vila Aurora.

O ex-prefeito e ex-deputado estadual, retornava da capital Cuiabá, onde havia ido participar de reuniões politicas, uma delas na Assembleia Legislativa.
De acordo com informações repassadas  pela Concessionaria Rota Do Oeste, responsável pela rodovia,  uma carreta desgovernada, teria provocado o acidente, quando na descida da serra , não respeitou  a sinalização do “Pare-Siga” que orientava o trânsito, e acabou abalroando pelo menos 11 veículos que aguardavam na pista, sendo um deles, o “Jeep Renegade”  de cor branca, onde estavam o ex-prefeito e o cunhado  e assessor; Ailton Pereira (Ita).

Veículo Jeep Renegade, onde estavam Barreto e o cunhado Ailton Pereira (Ita)

O veículo em que viajavam acabou sendo prensado na traseira de uma carreta que se encontrava a frente. Os ocupantes ficaram presos nas ferragens, e devido à gravidade dos ferimentos, não resistiram e acabaram vindo a óbito no local.

Devido à gravidade do acidente e o numero de veículos envolvidos, o trecho da rodovia ficou totalmente interditado até o começo da madrugada de hoje (10), quando foi liberado parcialmente.

Ailton Pereira (Ita)
Os corpos de ‘Barreto e Ita’ foram removidos para a cidade de Rondonópolis na madrugada, e estão sendo velados nas dependências da Câmara Municipal.

A notícia do falecimento do ex-prefeito e ex-deputado, provocou muita comoção na cidade, pois o mesmo gozava de muita simpatia e prestígio populares.

QUEM FOI  J. BARRETO:

Hermínio J. Barreto chegou a Rondonópolis no final da década de 1960  vindo de Campo Grande (MS) de onde era nativo. Na cidade, iniciou seus trabalhos no Rádio, conseguindo destacada carreira  como Radialista (Cronista Esportivo). Ele ingressou no serviço público estadual e desenvolvia a função de agente fiscal de tributos, e teria ido a Cuiabá para dar entrada no processo de sua aposentadoria como servidor público.

Barreto foi um dos maiores defensores e, torcedor fervoroso do União Esporte Clube, além de ter sido o responsável pelo apelido  de “Tigre da Vila”, dado ao time da Sociedade Esportiva Vila Aurora.

No rádio, Barreto fez parte dos “Anos de Ouro” do jornalismo esportivo falado, tendo atuado ao lado de “Ícones como: “Clóvis Roberto Balsalobre de Queiroz, Antônio Carlos, e Oliveira Neto” dentre tantos outros.

Com o seu jargão: “O tempo não espera por ninguém torcedor da minha terra”, Barreto alegrou e revolucionou a narração esportiva na cidade e no estado.

Em 1982 Hermínio Barreto entra para a política e se elege vereador conseguindo destacada atuação que lhe valeu a eleição de deputado estadual e posteriormente prefeito municipal de Rondonópolis.

Posteriormente Barreto retorna a AL/MT sendo eleito deputado estadual.
De funcionário Barreto acabou ao longo dos anos, como proprietário da Radio Clube, a que se dedicava nos  últimos anos, e pretendia ampliar a empresa, já que teria conseguido uma concessão para transformação em uma Rádio FM.

Por conta dos últimos acontecimentos políticos envolvendo seu nome, Barreto havia determinado abandonar a carreira política.

O seu falecimento prematuro, provocou muita comoção na cidade e no estado. O corpo  do ex-prefeito está sendo velado nas dependências da Câmara Municipal, de onde sairá em cortejo para sepultamento às 17h no Cemitério Municipal de Vila Aurora. Barreto deixa viúva Olinda Barreto, e filho Eder Barreto.

A direção do poder legislativo emitiu uma nota de pesar pelo passamento do ex-parlamentar rondonopolitano.