quarta-feira, 9 de outubro de 2013

"RIO DE JANEIRO" - Queda de marquise deixa um morto e sete feridos em Madureira

Entre os feridos estão dois bombeiros que prestavam assistência, diz PM.
Acidente foi em loja perto da quadra da escola de samba Império Serrano.
Marquise desabou em Madureira (Foto: Luiz Souza )

Um homem morreu e sete ficaram feridos na queda da marquise de uma loja na Estrada do Portela, número 23, em Madureira, Subúrbio do Rio, na altura da quadra da escola de samba Império Serrano por volta das 20h.. A informação é do Corpo de Bombeiros. 

Segundo testemunhas, o morto foi identificado por amigos como sendo o camelô Cristiano. De acordo com o subcomandante da Defesa Civil, Marcio Mota, quatro vítimas, todas mulheres, estão em estado grave.

De acordo com o serviço reservado do 9º BPM (Rocha Miranda), nenhum responsável pelo estabelecimento foi encontrado para comentar o acidente.
Loja da Citycol antes da queda de marquise em Madureira, 

Entre os feridos estão dois bombeiros que prestavam assistência e foram levados para o hospital da corporação. Um deles quebrou a perna e o outro sofreu escoriações, de acordo com policiais. Os feridos foram encaminhados para os hospitais Carlos Chagas, em Marechal Hermes; Albert Schweizer, em Realengo; e Salgado Filho, no Méier.

“Foi um acidente de trabalho, inerente à profissão. Pedaços de reboco caíram ao lado deles. Um teve uma suspeita de fratura na perna direita e o outro, escoriações”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Hélio Lima.
Obras em loja

Segundo o subsecretário Marcio Mota, houve um colapso estrutural. A loja passava por obras, mas aparentemente a reforma acontecia apenas na área interna, e não incluiria a marquise. No local foram encontrados sacos de cimento, material de construção e capacetes usados por operários. A Defesa Civil apura se a obra era acompanhada por um engenheiro.

Mota ressalta que não foi encontrada nenhuma placa, como é de praxe, com o nome do engenheiro responsável. “Toda obra tem que ter um engenheiro técnico e responsável. Se essa tinha, ele será responsabilizado. A prefeitura publicou uma lei de autovistoria. De 5 em 5 anos tem que ter autovistoria, e qualquer intervenção tem que ser feita por um profissional, além de ter a licença da prefeitura”, explicou Mota.

O pedreiro Nelson Bezerra, que trabalhava na obra, disse que havia um responsável pela obra, no entanto, ele não soube dizer se era engenheiro. "A marquise ninguém mexeu. A obra era dentro da loja. Trabalhávamos pra entregar a obra na segunda-feira", disse.

Interdições no trânsito

Por volta das 22h, a Estrada do Portela estava interditada, na altura da quadra da Império Serrano. O desvio do tráfego acontecia pela Rua Carolina Machado, que estava em mão dupla. Dezenas de pessoas foram ao local do acidente para acompanhar os resgates e procurar por conhecidos.

Fonte: G1- RJ

"RESGATE HISTÓRICO" - Historiadora Anita Leocádia Prestes fará palestra e lança livro no dia 17 na UFMT


A historiadora, militante comunista e professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Anita Leocádia Prestes, vai estar em Rondonópolis na próxima semana, quinta-feira dia 17 de Outubro, onde fará uma palestra no Anfiteatro da UFMT, a partir das 19h e lançará o livro “Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958 – 1990)” . O livro que será lançado em Rondonópolis trata da história do pai de Anita e discute a história do PCB no Brasil. 

Anita é filha de Luis Carlos Prestes (líder do movimento tenentistas, militante e senador pelo Partido Comunista Brasileiro) e Olga Benário (lider comunista internacional, morta nos campos de concentração nazista, na Alemanha). Anita  dirige o Instituto Luiz Carlos Prestes que trata da memória histórica e cultural do líder comunista, além de ser autora de vários livros como: “Os comunistas brasileiros” pela editora brasilense e “ A Coluna  Prestes” pela Editora Paz e Terra. 

O pai, Luis Carlos liderou a "coluna prestes"  que atravessou o país em 1924, e acabou sendo exilado em 1927 na Bolívia onde fez seu primeiro contato com o PCB (Partido Comunista Brasileiro). Logo após, ele segue para a União Soviética onde trabalha como engenheiro. Em 1934 regressa ao Brasil, já filiado ao PCB e acompanhado por Olga Benário, que acaba presa e entregue aos nazistas pelo então Presidente Getúlio Vargas alguns anos depois. Em 1945 Prestes é eleito senador da república sendo o mais votado. Três anos depois tem o mandato cassado e retorna  à clandestinidade. 

Dando prosseguimento às pesquisas que vem empreendendo sobre o papel de Luiz Carlos Prestes na elaboração e na aplicação das políticas do PCB em diferentes momentos de sua trajetória, a professora Anita Leocádia Prestes apresenta, neste livro, os resultados da investigação histórica da atuação política de Prestes, a partir da aprovação da Declaração de Março de 1958 pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento em 1990. 

Segundo o professor-doutor Paulo Isaac, o evento de lançamento será aberto ao público e acontece dia 17/10 a partir das 19h, no anfiteatro da UFMT. Na ocasião, a autora pretende debater questões relacionadas ao tema com os participantes.