segunda-feira, 6 de março de 2017

Vereador Dr. Orestes vai homenagear Juíza Mazarelo com medalha Rosa Bororo



Ailton Lima

O vereador Dr. Orestes Miráglia (SD), através de um projeto de Decreto Legislativo de sua autoria e aprovado por unanimidade por seus pares do legislativo municipal, vai homenagear a Juíza de Direito da Comarca de Rondonópolis (MT), Dra. Maria Mazarelo Farias Pinto, concedendo-lhe a Medalha de Mérito “Rosa Bororo em reconhecimento pelos bons e relevantes serviços prestados a este Município.

A solenidade promovida anualmente pela Câmara Municipal em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, e que vai acontecer no próximo dia 10 de Março, vai homenagear 21 mulheres da sociedade em geral que realizaram e prestam serviços significativos ao desenvolvimento da cidade. A indicada do vereador Orestes, foi a juíza.

Na justificativa para a sua indicação, o vereador diz que “a Dra. Maria Mazarelo, sem nenhuma dúvida, é uma Juíza, e pessoa, escolhida por Deus para missões importantes. E, antes de qualquer perspectiva de resultados, empresta seu coração ao que faz, pois, sabe, a exemplo do que está escrito lá em Provérbios 4, 23 ‘Sobre tudo quanto se deve guardar, guarda o seu coração, pois, dele procedem às saídas de vida’. Ela, Dra Maria Mazarelo, se dedica a construir cidadania e se dedica a dar guarida à mulher sem amparo, ao doente necessitado, ao humilde sem chão, a fazer Justiça ao derredor dos seus afazeres... É assim, e, com este espírito, que dedica à seu múnus público, valendo-se deste nobre e auspicioso ofício, para estabelecer parâmetros de igualdade para os iguais, e desigualdades para os desiguais, de tornar livre aos que cumprem a Lei, e, acima de tudo tornar mais humana a vida de cada um, a quem seu olhar caridoso e justo possa alcançar”,
Perfil
A Juíza Maria Mazarelo é natural de Poxoréo (MT), é graduada no Curso de Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso, MM. Juíza de Direito Titular da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Rondonópolis desde 19/12/2016.
Já jurisdicionou nas seguintes comarcas:

-Juíza Titular da Comarca de Dom Aquino, onde desenvolveu, entre outros, o Projeto Cidadão;
-Designada cumulativamente para a Comarca de Jaciara;
-Juíza Titular da 2ª Vara de Jaciara;
-Juíza Eleitoral da Zona Eleitoral de Dom Aquino e Campo Verde;
-Juíza Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças;
Juíza Eleitoral designada para jurisdicionar Torixoréo.
-Juíza designada cumulativamente para jurisdicionar a Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, oportunidade em que implantou na Comarca o “Projeto Desabrochar”.
-Juíza Titular da 10º Zona Eleitoral de Rondonópolis por duas vezes;
-Juíza Titular da 2ª Vara Especializada de Fazenda Pública da Comarca de Rondonópolis desde 04/11/2004;

HONRARIAS E PROMOÇÕES RECEBIDAS
Recebeu Moção de Aplausos pela atuação em prol dos direitos da mulher e à frente da Vara de Violência Doméstica em 14/02/2007;

Recebeu o titulo de cidadã Rondonopolitana em 09/12/2009;
Foi agraciada com a Comenda Daniel Martins de Moral em 07/08/2009;
Recebeu Monção de Aplausos pela participação no Grupo de Gestão Integrada de Rondonópolis – GGI em 24/03/2010;

No ano de 2012 a Corregedoria Geral da Justiça a elegeu “Juíza Destaque” na categoria “Varas da Fazenda Púbica”;  e, designada Juíza Coordenadora da Justiça Comunitária em Rondonópolis a partir de 16/12/2016.



Nasa mostra tornado em Marte; assista




As imagens foram tiradas pela sonda Curiosity

A Agência Nacional Aeroespacial norte-americana publicou fotos de um tornado ocorrido na superfície de Marte, comunica o Daily Star. As imagens foram tiradas pela sonda Curiosity perto da cratera Gale, comunica o Daily Star.

A sonda Curiosity chegou a Marte em 2012. Segundo a NASA, a missão da sonda não tem prazo determinado. A agência aeroespacial pretende utilizar aparelho enquanto este funcionar. Com informações da Sputnik News Brasil. 

FONTE: TECH ESPAÇO

Veja o vídeo da Nasa



Estado Islâmico promete derramar 'rios de sangue' na China



Em vídeo feito por extremistas da organização terrorista, o retrato do presidente Xi Jinping é convertido em uma corrente de chamas

O grupo terrorista Estado Islâmico, pela primeira vez em sua história, ameaçou a China. No vídeo, feito por extremistas da organização terrorista, o retrato do presidente Xi Jinping é convertido em uma corrente de chamas, seguido por ameaças da facção terrorista à China de derramar “rios de sangue”.

Separatistas uigures são apoiados pelo Estado Islâmico. Entre 100 e 300 uigures foram para a guerra no Iraque e na Síria.

Não é excluída a possibilidade de que a marcha dos islamitas seja um desanuviamento internacional ao dar origem à aproximação entre os Estados Unidos de Donald Trump e as autoridades chinesas pela luta comum contra a ameaça islamita.

Islamistas em plantações de bambu

As tensões entre Pequim e islamistas muitas vezes escapam da atenção da imprensa. No entanto, durante as duas últimas décadas, a China afirma estar sendo atacada por terroristas e reclama que seus esforços na luta contra os muçulmanos radicais são subestimados. Um viveiro de confrontos entre modelo comunista e o modo de vida islâmico deu origem à região autônoma de Xinjiang Uygur da China. Pequim insiste que os moradores seguem as regras de habitação coletiva mundana no sentido estrito da palavra: não comemorar publicamente feriados religiosos, não vender álcool e tabaco em lojas. E afirma que grupos separatistas uigures têm ligações com Al-Qaeda.

As declarações de autoridades chinesas foram muitas vezes questionadas por analistas norte-americanos. No entanto, em 2016, o pesquisador Nate Rosenblatt em seu estudo "O que os arquivos do Estado Islâmico falam de seus combatentes" relatou que há cerca de cem militantes uigures do Estado Islâmico. Pequim insiste que há pelo menos três vezes mais cidadãos chineses na Síria. O novo vídeo dos islamitas confirma esta informação: ele mostra os islamitas uigures que treinam em suas casas, bem como na Síria e preparam-se para atacar a China.

Ameaças dos islamistas vieram em época propícia. Após uma série de ataques brutais contra a China, Washington confirmou a intenção de reforçar os laços bilaterais. China e EUA têm excepcionalmente pouca agenda política comum, mas a oposição ao terrorismo internacional é postura de ambas as partes.

‘Vocês que não ouvem'

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que uigures aparecem em vídeos do grupo terrorista. Em 2015, islamitas publicaram o vídeo "lutador mais velho", que mostra um uigur de 80 anos de idade pronto para lutar por uma interpretação radical do Alcorão. Ao mesmo tempo, o Estado Islâmico chamou — no idioma uigur — todos os mulçumanos da China para se juntar à guerra na Síria. No entanto, parece que o vídeo atual não tenha sido promovido por chineses, pois o idioma utilizado no vídeo trata-se do árabe e não do uigur.

O destinatário desta mensagem só pode ser as autoridades chinesas, que precisarão avaliar o estilo empolado dos islamitas: "Ei, vocês, chineses que não entendem o que as pessoas dizem. Nós — os soldados do Califado — vamos atrás de vocês. Vamos explicar para vocês no idioma das armas. Derramaremos rios de sangue para vingar os oprimidos".

De acordo com evidências indiretas, Pequim não atribui grande importância a este apelo. Em resposta à questão do correspondente da "Reuters", o representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da China disse não saber nada sobre o vídeo, reforçando que a única resposta que pode ser dada é que a nação chinesa condena o terrorismo.

Estado Islâmico sem o Iraque e o Levante

O ataque inesperado dos islamitas em relação a um dos inimigos mais distantes, que não diretamente age no Oriente Médio, veio no momento em que as posições do grupo claramente sofrem muitas perdas. Em 1º de março, o califa autoproclamado Ibrahim I (conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, no passaporte — Ibrahim Al-Badri) anunciou que seus seguidores só podem "correr e se esconder." Ao mesmo tempo, as tropas turcas conseguiram tomar a cidade de Al-Bab, e as sírias, com a ajuda de aviação russa — recuperar Palmira.

Todavia, é incerto o motivo das ameaças do Estado Islâmico à China. Mas uma coisa é óbvia: islamitas mais uma vez chamaram a atenção.

Fonte: Sputnik Brasil

Hubble tira foto inédita da maior estrela da nossa Galáxia A estrela em questão, segundo os cientistas, está localizada na grande constelação Westerlund 1



A estrela em questão, segundo os cientistas, está localizada na grande constelação Westerlund 1

O Telescópio Espacial Hubble fotografou a estrela Westerlund 1-26, a maior da Via Láctea que fica na constelação Altar e ocupa um espaço igual ao do Sistema Solar até a órbita de Júpiter, relata o site do telescópio.

A estrela em questão, segundo os cientistas, está localizada na grande constelação Westerlund 1 – família de centenas de estrelas gigantescas e extremamente jovens, que possuem idade média de 4 a 5 milhões de anos.

Apesar da juventude da constelação, a maioria das estrelas já alcançou sua fase idosa ou morreu, pois os grandes astros não podem viver por muito tempo. Uma das representantes gigantes da terceira idade é a hipergigante vermelha Westerlund 1-26 – a maior estrela da constelação.

A estrela é realmente impressionante – ela brilha 330 vezes mais e é 1,5 maior do que o Sol. Graças ao Hubble e outros equipamentos técnicos, foi possível observar o astro, que se encontra a 16 mil anos-luz da Terra. Se não fosse pelo acúmulo de nuvens de pó e gás, a estrela Westerlund 1-26 e suas vizinhas seriam as estrelas mais brilhantes do nosso céu.

A observação da Westerlund 1-26 e de outras estrelas da constelação ajudará a entender o papel das grandes constelações em formação, bem como o desenvolvimento das galáxias.

Com informações da Sputnik News Brasil.

Check-up feminino: quando, com que idade e quais exames fazer?



Descubra em quais fases da vida a mulher deve realizar eletrocardiograma, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, colonoscopia, entre outros importantes exames

As mulheres costumam estar mais bem informadas sobre as doenças que as atingem diretamente, como o câncer de mama, útero e ovário. Estas, sem dúvida, são as mais temidas. Por isso, elas sabem exatamente quais são as medidas preventivas e os cuidados que devem tomar para evitá-las.

E, neste cenário, a preocupação com as doenças cardiovasculares, osteoporose, disfunção tireoidiana, entre outras, vem ganhando cada vez mais espaço. Hoje, no Brasil, morrem mais mulheres acima dos 50 anos de infarto do miocárdio do que de todos os cânceres combinados que atingem o aparelho reprodutor feminino.

“A saúde cardiovascular da mulher, quando comparada com a do homem, apresenta fatores de risco menos controlados e valorizados, queixas distintas e, quando a doença nelas se instala, é subestimada”, explica o cardiologista César Jardim, coordenador do Clinic Check-up HCor – Hospital do Coração de São Paulo.

“A falta de informação faz com que muitas pessoas não valorizem os sintomas. Somente o conhecimento da doença, suas causas e possibilidades terapêuticas poderão evitar possíveis complicações”, diz. Em relação às doenças do coração, recomenda-se uma avaliação cardiológica a partir dos 40 anos.

Medidas preventivas, diagnóstico precoce e rastreamento de doenças mais prevalentes entre as mulheres são fortes aliados no tratamento e reduzem consideravelmente a mortalidade, antes mesmo que alguns sintomas apareçam e tragam sequelas irreversíveis.

Os hábitos diários nada saudáveis, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, estresse, hipertensão, contribuem para as estatísticas alarmantes sobre a saúde da mulher no Brasil.

Check-up de rotina

Durante toda a fase da vida, alguns exames de diagnóstico são fundamentais. Tudo começa desde os primeiros dias de vida, com o teste do pezinho, feito 48 horas depois do nascimento. Já na fase adulta, as mulheres devem seguir um calendário preventivo que começa a partir da primeira menstruação. A avaliação é fundamental para monitorar a saúde e o bom funcionamento do organismo.

“A partir dos 30 anos, a lista de exames que deve ser seguida anualmente à risca são: ultrassonografia pélvica e transvaginal, teste ergométrico, mamografia, Papanicolaou, colonoscopia, testes oculares, análises sanguíneas e densitometria óssea”, enumera Dr. Jardim.

Em prol do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, o cardiologista do HCor elenca quais são os exames de rotina para o público feminino, a idade e a periodicidade que devem ser feitos. Confira e agende seu check-up!

A partir da primeira menstruação - anual

Mamas: detecção de nódulos mamários e prevenção do câncer.

Papanicolaou: coleta de material do colo uterino e exame físico anual da pélvis, diagnóstico precoce de câncer de colo do útero e outras doenças ginecológicas.

Sangue: diagnóstico de doenças como diabetes, hipertensão e da tireoide.

A partir dos 30 anos – anual

Mamografia: além dos exames anteriores, para quem possui histórico de câncer na família.

A partir dos 40 anos – anual

Densitometria óssea: detecção de osteoporose.

Ultrassonografia pélvica e transvaginal: avalia ovários e úteros e são solicitados a critério do médico.

Avaliação cardiológica: eletrocardiograma e controle da pressão arterial.

Vacinação: tríplice viral e dupla adulto.

A partir dos 50 anos – anual (a periodicidade pode ser alterada de acordo com os resultados de exames ou a critério do médico)

Colonoscopia: avaliação intestinal.

Olhos: exames de fundo de olho para detecção de problemas oculares.

Fonte:LIFESTYLE