terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Projeto de Orestes vai corrigir uma distorção de aprendizado e comunicação envolvendo surdos-mudos



Ailton Lima/Assessoria

Uma comissão representando a Associação de Surdos Mudos de Rondonópolis (ASSUR), esteve na tarde desta terça-feira (04) na Câmara Municipal durante a reunião da “Ordem do Dia” solicitando apoio e ajuda dos parlamentares para a construção da sede da Associação.

Adilson de Moraes agradeceu aos vereadores pela acolhida e inclusão social no parlamento que tem disponibilizado um intérprete da língua de sinais (LIBRA), que traduzem simultaneamente através dos sinais todo o andamento das sessões, bem como cada manifestação, aos surdos-mudos presentes às sessões.

Moraes externou aos vereadores que os colegas se sentem mais valorizados e integrados e respeitados, através dessa inovação de acessibilidade à rotina dos trabalhos do legislativo.

Aproveitando a visita da Comissão, o vereador Orestes Miraglia comunicou aos presentes, que o Projeto de Lei instituindo o “Curso de Libras nas Escolas da Rede Municipal”, já foi aprovado e deverá estar em funcionamento a partir de 2019, sendo oferecido aos indivíduos surdos-mudos, aos professores, pais, e pessoas interessadas no aprendizado na língua de sinais.

Adilson externou que o projeto do vereador vem de encontro aos anseios da associação e da comunidade de surdos, no que tange à formação pedagógica dos seus associados, e de todos os surdos-mudos de Rondonópolis, principalmente os estudantes, já que segundo Moraes, 90% deles não sabem ler, justamente pela falta de conhecimento em libra, por parte dos professores da rede de educação, que não tem como repassar os conhecimentos aos portadores da deficiência da fala e audição.

Essa nova lei, vai procurar reparar essa lacuna e atender esse público específico que ficava relegado ao ostracismo da ignorância, por não terem acesso à educação formal.