sexta-feira, 14 de julho de 2017

Vereador DR. Orestes recebe Promotor e Secretário para discutir e explicar Plano Diretor no rádio

Ver. Orestes, Sec. Paulo José e o Promotor Marcelo Vacchiano-Foto: Alexandre Maia


Ailton Lima

O Vereador Dr. Orestes (SD), recebeu na manha desta sexta-feira (14), em seu programa radiofônico ‘Bom Dia Cidade”, na Rádio 104,9 FM o Promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano e o Secretário Municipal de Habitação Paulo José.

Durante cerca de uma hora, o vereador e os entrevistados puderam esclarecer de forma clara e didática a importância da atualização do Plano Diretor, que vai nortear e disciplinar o desenvolvimento urbano da cidade de Rondonópolis para os próximos 20-30 anos.

No bate papo, o promotor esclareceu a importância da participação popular nessa nova fase dos trabalhos que vão compreender 19 Oficinas Técnicas e 10 audiências públicas espalhadas pelos mais distintos e estratégicos logradouros (bairros) da cidade, pois, aliados aos diversos segmentos representantes da Sociedade Organizada, Câmara Municipal, Clubes de Serviços, CODEUR- Conselho de Desenvolvimento Urano de Rondonópolis; Entidades Públicas e Privadas, UFMT, Prefeitura, e Ministério Público, entre outros, serão apresentadas demandas, e discutido/debatido o futuro que a população/sociedade quer para o seu município a médio e longo prazos.

Conforme o promotor, a população em parceria com as equipes técnicas, estão unindo esforços, para planejar, direcionar e disciplinar o desenvolvimento urbano da cidade, tratando de assuntos simples, como definição de aptidão de cada bairro, se residencial e/ou comercial ou apenas uma das características; planejar e melhorar o transporte público urbano, bem como, o transito local; tratar das futuras ocupações imobiliárias, criar mapas e cartas geodésicas e geográficas de mobilidade e ocupações georreferenciadas, planejando o futuro do desenvolvimento do município para os próximos 20-30 anos.

Na verdade, a cada 10 anos, será necessária uma revisão/fiscalização sobre o efetivo cumprimento dos objetivos e metas agora propostos e estabelecidos.



Os levantamentos técnicos efetuados pela empresa Urbaniza (contratada para realizar os trabalhos da parte técnica), em parceria com a UFMT-Campi de Rondonópolis já estão em fase de finalização, cabendo agora as discussões e debates através de “oficinas comunitárias” com a população onde serão apresentadas as demandas que cada comunidade almeja para sua região, bem como, as prioridades. “Essa participação popular é que vai legitimar as ações que serão propostas e adotadas, durante as oficinas e audiências públicas”, explicou o promotor Marcelo.

De posse do plano diretor o atual prefeito, bem como, os futuros gestores municipais, terão em mãos um programa de desenvolvimento que vai direcionar e facilitar o planejamento de ações e obras de interesse públicos. Com isso a cidade deverá se desenvolver com mais eficácia, equidade, equilíbrio e economia nos recursos públicos, proporcionando melhor qualidade devida aos seus cidadãos.


O prazo estabelecido para a concussão e apresentação do Plano Diretor para ser debatido e aprovado na Câmara será entre meados de outubro e novembro.