segunda-feira, 14 de agosto de 2017

POLÊMICA: Padre defende que celibato é questão financeira para Igreja



José Ribamar Nunes Rocha, de 51 anos, deixou a Igreja Católica para se casar com fiel

O celibato me ajuda muito". A afirmação do Padre Fábio de Melo no programa "Altas Horas", deste sábado (12), não é realidade para o Padre José Ribamar Nunes Rocha, de 51 anos. O religioso que se apaixonou por uma fiel da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Brasília, no Distrito Federal, acredita que ser celibatário "não é divino".

O amor do padre pela atual esposa, Elaine Sarkis, 53 anos, o fez abandonar a a Igreja Católica Apostólica Romana. Casado há 10 anos, Ribamar agora é pregador para a Igreja Católica Brasileira, onde o matrimônio de sacerdotes é permitido.

"Não foi fácil. Claro que gera uma reação. As pessoas diziam ‘como assim você vai ser a mulher do padre?'", contou Elaine ao Metrópoles. O preconceito foi, como conta o casal, aos poucos, desconstruído. "Somos sinceros, honestos e transparentes”, disse Ribamar.

O sacerdote, que já celebrou mais de 1.800 missas, nas paróquias de São Miguel Arcanjo e Santa Filomena, em Sobradinho, defende que a Igreja não deveria proibir que padres tenham vida amorosa e constituam família. 

"Celibato não é uma instituição divina. Trata-se de questão financeira, a paróquia não poderia sustentar a mulher do padre, os filhos dele. Mas um sacerdote poderia ter um emprego, como eu tenho".

Fonte: NOTÍCIAS AO MINUTO

Cardiologistas adotam critérios mais rígidos para colesterol ruim



As recomendações da SBC incluem um novo perfil de "risco muito alto"

A SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) diminuiu as taxas de referência para os níveis de LDL, o colesterol ruim.

A mudança está presente na atualização da "Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose", documento que serve como fonte de informação e referência para os cardiologistas.

As recomendações da SBC incluem um novo perfil de "risco muito alto", relacionado a indivíduos que já tiveram evento cardiovascular. Para esses casos, o LDL deve ser mantido abaixo de 50 mg/dl -antes, o teto era 70 mg/dl.

Os casos de "risco alto", categoria máxima da versão anterior da diretriz, de 2013, devem continuar com o LDL abaixo de 70 mg/dl. Essa recomendação é voltada para pessoas que ainda não passaram por eventos cardiovasculares, mas com condições que podem levar a um.

+ Conheça os sintomas da falta de vitamina D, mais comum no inverno

Neste grupo, estão diabéticos, pessoas com aneurisma de aorta abdominal, doença renal crônica e os que têm altas taxas de LDL.

"Temos que ser mais agressivos no tratamento para redução de colesterol, principalmente em pacientes que já têm uma doença cardiovascular estabelecida", afirma André Faludi, presidente do departamento de aterosclerose da SBC. 

Com Informações - Folhapress

Cientistas descobrem Duas estrelas anãs em guerra no espaço



Os pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas

Um grupo de cientistas "redescobriu" uma estrela da Via Láctea, localizada na constelação de Scorpius, que foi um campo de batalha entre duas "anãs cósmicas", informa à Sputnik o astrônomo sul-africano David Buckley.

De acordo com o especialista, uma dessas estrelas é uma anã branca pulsar. Os pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas.

Os pulsares podem apresentar um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes maior que o campo gravitacional terrestre. Eles provavelmente são restos de estrelas que entraram em colapso, fenômeno também conhecido como supernova.

Buckley sublinha que esse astro brilhante foi descoberto por cientistas soviéticos em 1971, embora suas características únicas só tivessem sido reveladas 40 anos depois, quando os astrônomos registraram as pulsões periódicas produzidas pela anã.

"Trata-se de um objeto realmente único que tem todas as caraterísticas de um pulsar, mas não é", indica o cientista. Ao observar a estrela, os cientistas concluíram que esta é composta por duas partes: anãs branca e vermelha, cuja interação causa erupções.

"Atualmente nos interessa mais saber se no Universo há outros objetos semelhantes a este", destacou, confirmando que os cientistas tencionam buscar corpos celestes análogos e examiná-los. 

Com informações da Sputnik News Brasil.