sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

“AGRISHOW” - Reunião em São Paulo lista dificuldades e pode dificultar vinda do evento


Miguel Weber entre Carlos Pastoriza e Lui Aubert Neto
O retorno do Agrishow para Rondonópolis foi tema de reunião, nesta quinta-feira (06), na sede da Abimaq Associação Brasileira da Indústria de Máquinas – São Paulo, com a presença de Miguel Weber, diretor do Sindicato Rural de Rondonópolis. Pela Agrishow estiveram presentes, Carlos Pastoriza e Lui Aubert Neto, diretores da Abimaq; Gustavo Diniz Junqueira, da SRB Sociedade Rural Brasileira; Larisa Pio, do marketing da Abimaq e; José Danghesi, da BTS, promotora do Agrishow.

Com base no relatório apresentado pela BTS, após visita feita à Rondonópolis pela comitiva do Agrishow, de 02 a 04 de dezembro último, ocasião em que foram recepcionados pelos executivos do Sindicato Rural, Aylon Arruda e Leister Manganaro, a coordenação da feira internacional aprovou a estrutura do Parque de Exposições, mas colocou, como dificuldade, a infraestrutura disponível em Rondonópolis, insuficiente para sediar um evento do porte do Agrishow.

De acordo com a equipe dirigente da feira, o Agrishow reúne mais de 150 empresas nacionais, em exposição, estática e agrodemonstração. Isto significa a recepção de centenas de executivos, técnicos em operação de máquinas e equipamentos, expositores de várias regiões do país e compradores de todo o Brasil e do exterior, representando um contingente de profissionais e empresários que dependerão de hotéis, restaurantes, locadoras de veículos, voos disponíveis para chegada e partida de Rondonópolis e, vias de acesso praticáveis da cidade para o aeroporto e Parque de Exposições e, vice-versa.

A equipe que visitou Rondonópolis foi recebida pelo Prefeito Percival Muniz que, reconheceu, na ocasião, as deficiências estruturais de Rondonópolis. Esta equipe elencou cinco fatores cruciais e, difíceis de solução, para a decisão de realizar novamente o Agrishow no Parque de Exposições: a duplicação da BR 163 até o aeroporto; ampliação da MT 270 até o Parque; falta de previsão para término das obras de ampliação do aeroporto e voos disponíveis de e, para, Rondonópolis; rede hoteleira para acolher bem o volume de visitantes e; estrutura de taxis e veículos de aluguel para atender a demanda, que será liberada pela chegada dos visitantes.


De acordo com Miguel Weber, ex-presidente e atual diretor do Sindicato Rural, os pontos negativos da cidade, apontados pela coordenação do Agrishow, são inquestionáveis, mas não são impeditivos. O dirigente lembrou que, na reunião com a direção do Agrishow, no Parque de Exposições por ocasião da 41ª Exposul, o governador colocou à disposição os recursos e, o potencial político do estado, para sanar as dificuldades e garantir o retorno do Agrishow para Rondonópolis. 

“Como a decisão depende de políticas públicas ficou decidido, na reunião desta quinta-feira em São Paulo, que a Abimaq deverá agendar uma audiência, nos próximos 30 dias, com o Governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás e, um dos assuntos da pauta será o que o governo está fazendo ou, planeja fazer, para resolver os gargalos que dificultam a realização da feira internacional, em Rondonópolis. Eu acredito que, se não todas, mas boa parte destas dificuldades possam ser sanadas ou, pelo menos, atenuadas até 2015. O Sindicato e sua diretoria fizeram sua parte. Precisamos saber o que o poder público pode fazer. A cidade e nosso povo esperam que nossas autoridades possam ajudar no retorno do Agrishow para Rondonópolis”, finalizou Weber.

Fonte: Assessoria  de Imprensa
                    Sindicato Rural

"TRAGÉDIA NA ESTRADA" - Ônibus capota, quatro passageiros morrem e 20 ficam feridos entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum

Veículo saiu da pista e capotou entre as cidades de Lucas e Nova Mutum.
Ambulâncias do Samu e Bombeiros socorreram feridos aos hospitais.

Um ônibus de viagem tombou e capotou na BR-163, na manhã desta sexta-feira (7) entre as cidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, a 360 e 269 km de Cuiabá. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, quatro passageiros morreram e outras 20 pessoas ficaram feridas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda tenta verificar as causas do acidente. O veículo, que levava cerca de 30 pessoas, tinha saído de Cuiabá e iria para a cidade de Alta Floresta, a 800 km da capital.

O acidente foi registrado entre as 5h30 e 6h [horário de Mato Grosso] a 40 km de Lucas do Rio Verde, sentido Nova Mutum. Até às 10h foram confirmadas quatro mortes. Três vítimas que ficaram presas às ferragens do ônibus foram retiradas. Os passageiros que se feriram foram socorridos pelos bombeiros e encaminhados para hospitais de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) auxiliam as equipes para enviar os feridos até as unidades hospitalares. O trecho da rodovia não teria sido bloqueado já que o ônibus saiu da pista.

Ao G1, os bombeiros informaram que cinco passageiros foram levados para o Hospital Regional de Nova Mutum. Outras 15 pessoas foram encaminhadas para o hospitais de Lucas do Rio Verde. De acordo com o hospital de Lucas do Rio Verde, quatro estão internadas na unidade. Uma mulher espera uma avaliação ortopédica e outra, que teve fratura exposta, deve passar por cirurgia.

Já no hospital de Nova Mutum, quatro pessoas estão internadas com ferimentos leves. Um passageiro teve fratura exposta e espera avaliação de um ortopedista. Ainda não foi confirmado se a paciente vai passar por cirurgia.

Fonte: G1-MT