quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

"TÍTULOS FALSOS" - Federal faz operação contra esquema de falsificação de títulos de terras em MT

Esquema cuidava para que as terras tivessem seus registros atualizados 

Policiais durante a operação de busca e apreensão esta manhã


A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira, 18, dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres, no Oeste do Estado, para combater um esquema de fraude envolvendo falsificação de títulos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Policiais estão nas cidades de Pontes e Lacerda, Cuiabá, Rondonópolis. A operação se estende ainda à cidade de Rolim de Moura, em Rondônia.

De acordo com a PF, o esquema de falsificação de títulos do Incra eram realizados para obter o registro de imóveis de terras que haviam sido arrecadadas pela União, falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e apropriação de terras públicas.

Durante a investigação, apurou-se que negociadores gerenciavam a venda das terras, agenciando compradores e cuidando para que as terras tivessem seus registros atualizados perante as repartições públicas competentes. No caso, agentes públicos seriam os responsáveis por facilitar as fraudes e os registros, conferindo veracidade às informações constantes nos documentos apresentados.

Ainda de acordo com a PF, averiguou-se, ainda, que grileiros patrocinavam as invasões e persuadiam pessoas a adentrarem na posse das terras. A organização criminosa contaria ainda com assessores técnicos, constituída por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, e ‘laranjas’, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.

O nome da operação foi extraído da deusa grega que simboliza a terra, em face dos delitos apurados envolverem fraudes relacionadas a títulos falsificados do INCRA.
Fonte 24 Horas
News