sexta-feira, 6 de novembro de 2015

BUSCANDO AJUDA: Vereadores vão à Sinfra para definir aplicação do Fethab no município



Ailton Lima/Secom

Os vereadores Mauro Campos (PT), Denilson Sodré - Dico (PROS) e, Jailton do Pesque Pague (PDT), estiveram em visita ao Secretário-Adjunto da SINFRA/MT, - Secretaria Estadual de Infraestrutura, Aristóteles Cadidé, na manhã desta sexta-feira (6), para reivindicar uma melhor aplicação do Fethab – Fundo Estadual de Transporte e Habitação no município. 

Os vereadores também cobraram ações de melhorias e conservação e, manutenção nas estradas estaduais, MTs sem pavimento (estrada de chão), que cortam a região.

Segundo o vereador Dico, as comunidades rurais das regiões da Beroaba, Naboreiro, Três Pontes, Cascata, e Assentamento Carimã, entre outros, têm reclamado e cobrado ações de manutenção e conservação das estradas que dão acesso a essas regiões.

No período da seca é a poeira intensa, e agora no período das chuvas é a lama e os buracos, reclamam os moradores. Sem contar as péssimas condições de conservação de algumas pontes que ameaçam cair e deixar os sitiantes isolados, como foi o caso da ponte do rodeio na região do Naboreiro, que caiu esta semana e está deixando os moradores com dificuldades de entrar e sair da região, causando transtornos e prejuízos.

Conforme o vereador, recursos do Fethab, da ordem de R$ 3 milhões, equivalentes aos últimos seis meses (R$ 500 mil/mês), já teriam sido repassados aos cofres do município para fazer frente a estas demandas.

Mas, como a lei de aplicação do Fethab é ampla, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, já estariam se reunindo para rediscutir uma melhor definição do assunto.

Conforme Mauro Campos (PT), o secretário adjunto Cadidé, se prontificou a estar pré-agendando para os próximos dias, uma reunião entre a Prefeitura, a Sinfra, a CODER- Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (que será responsável pela execução dos serviços), e os vereadores da Câmara Municipal, para discutir a melhor aplicação do recurso no município.

Com a chegada das chuvas a situação das estradas rurais: MTs, não pavimentadas e, estradas vicinais de responsabilidade do município, ficam em estado calamitoso. Muitas pontes de madeira da região estão em péssimo estado de conservação, com os assoalhos e parapeitos, danificados, e precisando de reparos urgentes.

“A Sinfra é parceira, e nós vamos nos reunir com o presidente da Coder, que é o responsável pela execução dos serviços, para resolvermos os problemas e já criarmos um calendário de atividades”, finalizou Cadidé.


QUALIFICAÇÃO: Policiais Rodoviários Federais fazem curso de atualização policial em armas



Ailton Lima

Policiais Rodoviários Federais da 2ª Delegacia PRF de Rondonópolis, estão realizando curso de atualização policial  com armas Ponto 40, SMT, fuzil 556 e armas não letais como espargidor de Pimenta e DCE/Taser.

Segundo informações do inspetor chefe Luis Carlos Silva, esta atualização dos PRFs se iniciou dia 03/11 e segue até a próxima sexta-feira, dia 13/11.

O Inspetor PRF Aurélio está ministrando o curso/treinamento aos policiais no estande de tiro da Penitenciária Regional de Mata Grande, das 9h às 14h.


Conforme informações, o uso de tecnologia/armamento não letal, é exigido e regulamentado pela Portaria Interministerial Nº 4226/2010.