sexta-feira, 6 de novembro de 2015

BUSCANDO AJUDA: Vereadores vão à Sinfra para definir aplicação do Fethab no município



Ailton Lima/Secom

Os vereadores Mauro Campos (PT), Denilson Sodré - Dico (PROS) e, Jailton do Pesque Pague (PDT), estiveram em visita ao Secretário-Adjunto da SINFRA/MT, - Secretaria Estadual de Infraestrutura, Aristóteles Cadidé, na manhã desta sexta-feira (6), para reivindicar uma melhor aplicação do Fethab – Fundo Estadual de Transporte e Habitação no município. 

Os vereadores também cobraram ações de melhorias e conservação e, manutenção nas estradas estaduais, MTs sem pavimento (estrada de chão), que cortam a região.

Segundo o vereador Dico, as comunidades rurais das regiões da Beroaba, Naboreiro, Três Pontes, Cascata, e Assentamento Carimã, entre outros, têm reclamado e cobrado ações de manutenção e conservação das estradas que dão acesso a essas regiões.

No período da seca é a poeira intensa, e agora no período das chuvas é a lama e os buracos, reclamam os moradores. Sem contar as péssimas condições de conservação de algumas pontes que ameaçam cair e deixar os sitiantes isolados, como foi o caso da ponte do rodeio na região do Naboreiro, que caiu esta semana e está deixando os moradores com dificuldades de entrar e sair da região, causando transtornos e prejuízos.

Conforme o vereador, recursos do Fethab, da ordem de R$ 3 milhões, equivalentes aos últimos seis meses (R$ 500 mil/mês), já teriam sido repassados aos cofres do município para fazer frente a estas demandas.

Mas, como a lei de aplicação do Fethab é ampla, a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, já estariam se reunindo para rediscutir uma melhor definição do assunto.

Conforme Mauro Campos (PT), o secretário adjunto Cadidé, se prontificou a estar pré-agendando para os próximos dias, uma reunião entre a Prefeitura, a Sinfra, a CODER- Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (que será responsável pela execução dos serviços), e os vereadores da Câmara Municipal, para discutir a melhor aplicação do recurso no município.

Com a chegada das chuvas a situação das estradas rurais: MTs, não pavimentadas e, estradas vicinais de responsabilidade do município, ficam em estado calamitoso. Muitas pontes de madeira da região estão em péssimo estado de conservação, com os assoalhos e parapeitos, danificados, e precisando de reparos urgentes.

“A Sinfra é parceira, e nós vamos nos reunir com o presidente da Coder, que é o responsável pela execução dos serviços, para resolvermos os problemas e já criarmos um calendário de atividades”, finalizou Cadidé.


Nenhum comentário: