quinta-feira, 26 de julho de 2012

“SEGURANÇA” - Definido o esquema de segurança para a 40ª Exposul


    A Comissão Organizadora da 40ª Exposul, se reuniu mais uma vez na tarde de hoje (25), com representantes do segmento da segurança pública local, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SETRAT  para definir as estratégias que serão adotadas para possibilitar maior segurança e conforto à população e visitantes que irão prestigiar a exposição agropecuária de 04 a 12 de agosto próximo.

Na primeira reunião realizada no dia 04/07, foram definidas algumas ações estratégicas que serão implementadas durante a feira, restando apenas alguns estudos pontuais nos locais considerados “gargalos” de fluxo e segurança como as concentrações, os acessos e deslocamentos e, a dispersão dos pedestres em frente ao parque.

O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Sérgio Negri, repassou que a equipe técnica da secretaria efetuou um levantamento dos pontos considerados críticos e identificou pelo menos três deles como, a rotatória da Avenida Júlio Campos com a MT-270, a rotatória da UFMT/ Jardim Atlântico e a rotatória em frente ao parque na chegada.

Para os responsáveis pela segurança pública local a maior dificuldade reside no ordenamento da relação entre pedestres e veículos na chegada e saída da feira. E conciliar essa equação está sendo o maior desafio.

Para isso, ficou definido que a Setrat vai disponibilizar todo o seu efetivo composto por 20 amarelinhos para estar atuando em sistema de rodizio e em parceria com a Polícia Militar, fazendo o acompanhamento tático e disciplinando o trânsito desde a rotatória da Avenida Júlio Campos, passando pela rotatória do Jardim Atlântico/UFMT e, as imediações em frente ao Parque de Exposições onde haverá a maior concentração e fluxo de pedestres.

Para minimizar o fluxo e possibilitar maior fluidez no tráfego nesse trecho, os organizadores pretendem utilizar uma pista alternativa de terra localizada na margem lateral esquerda da MT-270, sentido Centro-Parque, que será utilizada desde a rotatória da UFMT, como prioridade para transporte coletivo e viaturas, e por veículos particulares nos momentos de maior fluxo para que possam estacionar no “portão zero” do parque, que tem capacidade para dois mil carros. 

Uma segunda alternativa paliativa será disciplinar os estacionamentos na margem direita da rodovia, próximo ao “Clube Terra Nativa”, o que evitará que os carros fiquem na pista segurando e atrapalhando o tráfego.

O tenente coronel Valter Silveira dos Santos, comandante do 5º BPM, repassou que vai disponibilizar entre 90 e 100 homens para fazer segurança nos acessos ao parque e no interior do recinto, haja vista a grande concentração de pessoas durante a festa. O oficial confirmou ainda a participação do Grupamento Aéreo com o helicóptero do Ciopaer, e a presença de policiais do Regimento de Cavalaria da PM/MT.  Segundo o comandante, pelo menos oito policiais da Cavalaria deverão participar do esquema de segurança, no interior do parque utilizando cavalos cedidos pelo sindicato rural.
O Batalhão de Transito Urbano (BTU) da Capital, também irá participar do esquema de segurança no perímetro do parque, bem como, nas vias adjacentes e acessos. 

O comandante repassou que todo esquema será montado sem descuidar da segurança da cidade, que terá o seu contingente de policiamento ostensivo mantido.

O tenente BM Jonas Gonçalo Campos representou o Comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), coronel Vanderlei Bonoto Cante, e confirmou a instalação de uma tenda com exposição de materiais utilizados pelos bombeiros nas suas ações rotineiras, bem como, vai disponibilizar duas viaturas para serviços de prevenção e combate a incêndios para os casos de alguma necessidade. O Samu também deverá estar presente com duas viaturas de resgate, em pontos estratégicos do parque para atender a qualquer emergência.

Os parceiros do sindicato fizeram algumas solicitações de apoio e estrutura logística, que segundo o gerente sindical, Leister Manganaro e  Ailon Arruda, que representou o presidente do sindicato Miguel Weber que está em viagem, serão viabilizadas o mais rápido possível.

Além das autoridades já citadas, participaram da reunião Adevaldo Narciso, da Comissão Organizadora do evento, o major  PM Sandro, subcomandante do 5º BPM, o engenheiro Renato Duarte, Marcelo Oliveira Nascimento, Gerente do Departamento de Operações e Fiscalização e, José Generoso, Chefe do Departamento de Transito da Setrat.

Segundo Leister Manganarao, além do efetivo de mais de 100 homens da PM, 20 da Setrat, oito da Cavalaria e cerca de 10 do BTU da capital, o sindicato Rural ainda vai disponibilizar mais 100 profissionais (seguranças particulares), para garantir a segurança no interior do recinto durante a festa.

“REPOSTA RÁPIDA” – PM apreende menor suspeito de matar taxista no Pedra 90



   A Polícia Militar apreendeu o menor (T.R.S.B.) de 15 anos de idade, que confessou ter assassinado o taxista Gilson Pereira da Costa (29), na madrugada desta quinta-feira (26), por volta das 4h30, no bairro Pedra 90. O menor foi localizado e apreendido cerca de três horas depois de ter cometido o assassinato.


De acordo com o tenente coronel  PM Walter Silveira dos Santos, o menor confessou que estava em uma casa noturna no centro da cidade e solicitou uma corrida até o bairro onde mora, mas ao chegar próximo do local e observar que não tinha dinheiro para pagar a corrida resolveu matar o taxista com dois tiros na cabeça.


Conforme a PM, o menor tem várias passagens pela polícia, sendo que aos 13 anos cometeu o primeiro homicídio. Ainda segundo a polícia, há cerca de 40 dias o menor esteve envolvido com um traficante e foi apreendido com arma e entorpecente. E nesta terça-feira (24) foi novamente abordado pela PM com uma motocicleta roubada.


O tenente coronel externou que a apreensão foi resultado do empenho dos policiais que se mobilizaram para localizar o autor do assassinato e com a ajuda da população que repassou as informações necessárias foi possível  chegar até o menor.


O CRIME


O taxista Gilson Pereira da Costa (29) foi encontrado na madrugada desta quinta-feira (26/07) por populares na Rua Beija Flor no Bairro Pedra Noventa, imediações do Córrego Escondidinho.


Segundo a PM que recebeu uma denúncia por volta das 4h30, moradores da vizinhança teriam ouvido disparos de arma de fogo e ao saírem para ver do que se tratava, encontraram o taxi parado na rua com as portas abertas e o motorista ensanguentado caído no bando do passageiro.


Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o taxista foi morto atingido por dois disparos, onde um dos tiros acertou a nuca e o outro atingiu a cabeça do taxista.
O caso já está sedo investigado pela Polícia Judiciária Civil.