sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Prefeito sanciona Projeto de Lei de Orestes restituindo o nome da “Travessa Belinho”



Ailton Lima

O Prefeito Municipal José Carlos do Pátio (SD) promulgou e sancionou a Lei Nº. 9.358, de 24 de Julho de 2017, de autoria do vereador Dr. Orestes Miráglia (SD), que restitui o nome de “Belarmino Pereira da Rocha”, à “Travessa do Belinho”, como é mais popularmente conhecida, localizada no Centro B- entre as Ruas: Domingos de Lima e Pedro Guimarães, desde a Década de 1970.

Ao realizar a propositura, o vereador atendeu uma demanda da comunidade que reside no local há mais de 30 anos e que não se conformava com a designação praticada via Projeto de Lei Nº 7.781 de 06 de Agosto de 2013,de autoria do ex- vereador Ibrahim Zaher (PSD), que denominou a “Travessa de Elza Francisca dos Santos”.

Através do PL do vereador, a Câmara revogou a referida lei e manteve a denominação original de Travessa do Belinho.

Na verdade, a razão da insatisfação, segundo os próprios moradores, é que o nome: “Travessa do Belinho” era uma justa e honrosa homenagem ao seu criador, o falecido empresário e pioneiro do ramo imobiliário “Belarmino Pereira da Rocha”, o popular: “Belinho”, que criou o bairro onde está localizada a citada via publica.

Todavia, no Projeto de Lei proposto pelo vereador Orestes, ele teve o cuidado de respeitar e preservar a honraria oferecida e aprovada pela Câmara Municipal à pioneira homenageada, senhora Elza Francisca dos Santos, indicando o seu nome para denominar a “Avenida –A”, localizada no Residencial Mathias Neves, cuja via tem início na ‘Rua 1’ e encerra-se no final do Residencial Mathias Neves II - (2ª Parte) no município de Rondonópolis.

Com a Sansão Oficial do prefeito ocorrida no dia 06/08/2017 e publicada no Diário Oficial - DIORONDON, a Travessa do Belinho, passa a ser oficialmente denominada com o nome do seu criador, restabelecendo a justiça ao pioneiro.


O saudoso pioneiro faleceu aos 94 anos de idade, no dia 10 de Dezembro de 2012, aniversário da cidade que tanto amou.