terça-feira, 9 de outubro de 2018

Vereador intermedia reunião entre SISPMUR, ADESMUR e Secretária de Educação na Câmara



Ailton Lima/ Assessoria

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (SISPMUR) e da ADESMUR – Associação dos Diretores de Escolas Municipais de Rondonópolis, estiveram na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (09), durante a reunião da ‘Ordem do Dia’, para solicitar apoio dos vereadores para questão do Decreto Municipal, que prorroga o atual mandato dos Diretores de Escolas da Rede Municipal.

Um impasse foi criado com a decisão do prefeito, que orientado por questões técnicas, administrativas e até por conta das obras em curso em muitas escolas, elencadas pela Secretária Municipal de Educação, acabou editando e publicando um Decreto Municipal, suspendendo e prorrogando as ‘Eleições Diretas para Diretores das Escolas’.

O vereador Orestes Miraglia, numa atitude legalista, sugeriu ouvir as partes envolvidas e solicitou com urgência pelo telefone, a presença da Secretária Municipal de Educação, Carmem Garcia na Câmara, para dar as devidas explicações sobre as razões para a indicação do Decreto.


Ouvidas as explicações da secretária, que elencou uma série de razões técnicas e administrativas que justificaram o decreto; bem como, as alegações efetuadas pelos representantes dos servidores, que exigem a manutenção das eleições e do processo da ‘Lei de Gestão Democrática’; o vereador, se posicionou! E, conforme o parlamentar, houve falta de diálogo entre as partes, antes da judicialização do caso! 


“Eu sou sempre pelo diálogo, e pelo entendimento! Eu prefiro o diálogo, antes da judicialização de qualquer fato! Como o Sindicato já acionou a justiça para uma solução do caso, nesse momento eu sou a favor de se aguardar o pronunciamento da justiça, para aí então podermos nos pronunciarmos enquanto poder legislativo. Todavia, eu ainda sugeriria uma última conversa entre o SISPMUR, a ADESMUR, e o prefeito para ver a possibilidade de ele retirar o decreto e pacificar esta questão de uma vez por todas”, externou.


Após todas as explicações apresentadas pelas partes, o presidente da casa, garantiu aos presentes que o projeto não deverá ser votado na sessão desta quarta-feira (10), devendo se aguardar o pronunciamento da justiça quanto a manutenção do Decreto ou não!