sexta-feira, 13 de abril de 2012

"LIBERDADE DE IMPRENSA" - Sindicato dos Jornalistas do Ceará denuncia perseguições a profissionais


Samira de Castro

 O Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) contabiliza seis profissionais demitidos ou afastados arbitrariamente de seus locais de trabalho devido à atuação sindical.

A presidente em exercício da entidade, Samira de Castro, que começou a fazer parte desta estatística na última semana, quando foi afastada da redação do jornal Diário do Nordeste, onde atuava como repórter, fez a denúncia nesta quarta-feira (11), durante participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Fortaleza.

As denúncias feitas na reunião camarária foram transmitidas, ao vivo, pela TV e rádio Fortaleza.

Não à toa o Ceará é líder no ranking nacional da violência contra jornalistas, segundo pesquisa realizada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Por violência, entenda-se a censura, a ameaça, a cobertura de risco e a prática antissindical.

Além das demissões e afastamentos arbitrários de dirigentes sindicais, praticados pela direção dos jornais O Povo e Diário do Nordeste, as empresas também censuraram, segundo a diretora de Administração e Finanças do Sindjorce, Déborah Lima, editais de convocação para assembleias por local de trabalho.

Deborah, que é 1ª Tesoureira da FENAJ, também está afastada do exercício da profissão. repórter de política do jornal O Povo, a jornalista foi presidente do Sindjorce por dois mandatos e, quando desejou voltar à redação, sofreu as consequências da perseguição política aos sindicalistas.

"Por ter feito uma escolha política e ideológica de defender os trabalhadores da comunicação, estou pagando um alto preço, que é me tirarem o direito de exercer minha profissão".

Para Samira, as práticas de perseguição e de censura estão fora do contexto atual do País, que teve um presidente operário e tem uma presidenta que foi presa política.

"Os jornais nos impedem de entrar nas redações. Eles não entendem que estamos em um momento de diálogo e nos atacam", disse. De acordo com ela, os casos serão levados à organização Internacional do Trabalho (OIT) pela FENAJ.

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL

O Sindjorce realizou manifestação em frente ao jornal O Povo, nesta quinta-feira, dia 12 de abril, em repúdio às práticas antissindicais dos veículos de comunicação do Estado que demitiram ilegalmente ou afastaram compulsoriamente dos locais de trabalho quatro dirigentes do Sindjorce e dois diretores do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace). Dos seis dirigentes perseguidos, quatro são empregados do O Povo e dois do Diário do Nordeste.

Após a manifestação, as entidades saíram em carreata pela Avenida Antônio Sales em direção ao jornal Diário do Nordeste, na Praça da Imprensa, para protestar contra o afastamento arbitrário da presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro, da redação do jornal, no dia 2 de abril, em retaliação à matéria publicada no Portal da entidade, denunciando a censura aos editais do sindicato convocando assembleias por local de trabalho e práticas antissindicais dos jornais O Povo e o Diário.

"Se você têm sido vítima de perseguição política em seu local de trabalho, junte-se a nós e denuncie as investidas dos patrões contra os trabalhadores. Se não, também una-se a nós para evitar que você seja o próximo prejudicado", afirma a presidente em exercício do Sindjorce.

Samira lembra que seu afastamento da redação é um ato extremo de violação contra a liberdade de organização sindical. "As empresas retiraram os dirigentes das redações para impedir o contato com a categoria e enfraquecer a luta sindical", comenta.
Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza 

"JARDIM MIRASSOL" - Professora é assaltada e perde a moto, joia e bolsa


Ilustração

    A professora Ana Paula da Silva, de 27 anos de idade, moradora da Vila Mineira, teve o dissabor de ser mais uma das inúmeras vítimas de assalto ocorridos na cidade no dia de ontem (12).

Segundo relatos da professora e constantes do BO, registrado pela PM, ela trafegava em sua moto Biz vermelha, placa : NPC-8305, pela Rua Maracaju, no Jardim Mirassol próximo ao campo de futebol, por volta das 17h, quando foi interceptada por dois indivíduos morenos, altos e magros ocupando uma moto Titan preta.

O carona desceu armado com um revólver, a rendeu e ordenou que não reagisse e passasse a chave da moto, e também exigiu que ela entregasse a bolsa que trazia a tira colo.

No interior da bolsa havia, um celular documentos pessoais, talão de cheque, e cartões bancários de vários bancos.

Não satisfeito, o bandido ainda roubou a corrente de ouro que a trabalhadora trazia no pescoço. De posse dos objetos descritos, a dupla de assaltantes fugiu tomando rumo ignorado, deixando a professora à pé, e no prejuízo.

A guarnição dos soldados Cavalcante e Rosinéia, esteve no local e realizou diligências no sentido de localizar os suspeitos, mas apesar dos esforços, não logrou êxito.

"DEU MOLE" - Vendedora é assaltada e perde o notebook em frente de casa na Coophaliss


Ilustração

    As pessoas não se dão conta do perigo que é ficar e frente de casa à noite ou a qualquer hora, com um notebook, ou outro aparelho de informática qualquer, como mum tablete por exemplo.

Ontem (11), por volta das 20h40, a vendedora, Aline Chaves de 20 anos de idade moradora da Coophaliss, deu mole, facilitou e acabou sendo vitima de seu descuido.

Conforme relatos da própria vitima à policia militar, ele estava em frente de sua casa na Rua prça das Palmeiras, na Coophaliss, com seu notebook, Interbras de cor preta, navegando pela net, quando foi abordada por dois indivíduos desconhecidos ocupando uma moto vermelha, que passavam pelo local e foram atraídos pelo computador.

Os indivíduos pararam abordaram a vendedora e simulando estarem armados roubaram o referido equipamento. Os ladrões foram descritos como sendo, o piloto de estatura mediana de cor parda, trajando uniforme de escola e uma jaqueta de cor preta, capacete preto. O carona era magro,trajava uma camisa verde e branca e bermuda jeans.

De posse do notebook os ladrões fugiram tomando rumo ignorado.

A polícia recomenda às pessoas que evitem ficar expostas nas calçadas em frente de casa utilizando equipamentos eletrônicos visados pelos ladrões, como celulares, notebooks, tablets, vídeo games etc.

"NOVO HORIZONTE" - Menor apreendido de posse de 19 petecas de pasta base


Ilustração

    A guarnição do cabo Lacerda e soldado Lourival faziam rondas ostensivas de rotina na noite de ontem (12), por volta das 21h40 na Rua Espirito Santo no bairro Novo Horizonte, quando se depararam com um menor em atitude suspeita, ocupando uma bicicleta preta e vermelha e falando ao celular.

Os policiais desconfiaram do menor e resolveram aborda-lo. Ao proceder uma revista pessoal no mesmo, os policiais encontraram 19 petecas de uma substância esbranquiçada aparentado pasta base de cocaína.

Questionado sobre a origem do entorpecente, o menor, identificado como sendo (J.S.R.), repassou que adquiriu de um indivíduo conhecido como “Bruno Vida louca”.

Após a apreensão do menor, o seu aparelho celular não parava de tocar. Segundo a polícia seriam usuários (clientes), ligando para pedir droga, numa espécie de disk droga.

Hoje pela manhã o telefone do menor ainda tocava insistentemente no Cisc. A polícia anotou os números discados e as ligações recebidas e deverá investiga-las.

Por conta da situação verificada, o menor foi autuado em flagrante por ato infracional de tráfico de entorpecente encaminhado à Promotoria da Infância e Juventude para posterior internação, no Sócio Educativo.

"ONDA DE ROUBOS" - Estudantes assaltados na Fernando correia esta madrugada


    Um grupo de quatro estudantes (dois de 15, um de 16 e um de 17 anos), trafegavam pela Rua Fernando Correia esta madrugada por volta das 4h05, abaixo da Comapa, e passaram por um casal suspeito, ocupando uma moto preta.

Assim que passaram pelo casal o indivíduo sacou de um revolver e ordenou que os estudantes deitassem no chão. A mulher recolheu os pertences dos rapazes, sendo os aparelhos celulares, carteira contendo documentos pessoais e algum dinheiro não contabilizado.

Os menores eram moradores da Vila Operária, cidade Natal e Jardim das Flores. A pergunta que se faz é: o que estes menores estavam fazendo na rua a esta hora da madrugada?

O casal que foi descrito como, sendo, um homem de estatura baixa, pardo, cabeça achatada e trajava boné branco, camiseta vermelha, bermuda jeans e chinelo. A mulher foi descrita coo sendo branca, entre 38 e 40 anos de idade, cabelos vermelhos e trajava calça jeans.

O casal roubou dois aparelhos celulares, carteiras dom documentos pessoais, e um relógio. Ninguém foi preso.