quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Orestes quer parceria entre prefeitura e Santa Casa para cirurgias eletivas



Aílton Lima / Assessoria

O vereador Orestes Miraglia (SD), usou a Tribuna Livre da Câmara nesta quarta-feira (13), para anunciar uma proposta que fará ao prefeito municipal Zé do Pátio, no sentido de se ampliar a parceria entre a administração municipal e a Santa Casa, para a realização de uma contratualização de cirurgias eletivas no hospital.

De acordo com o vereador, essa parceria iria beneficiar a todo mundo, pois facilitaria a vida dos pacientes que hoje precisam ser deslocados para outras cidades, como Poxoréu e Cuiabá para a realização de cirurgias eletivas.

Mas, para tanto, é necessário que a instituição flexibilize mais a questão da disponibilização de leitos ofertando mais acomodações, e revendo os valores cobrados; nesse momento, considerados impraticáveis, até para que o município não necessite contratualizar com outros hospitais fora do município.

"Eu penso que se conseguirmos essa parceria, todos sairíamos ganhando! Os pacientes, pois poderão ter as facilidades de ter os atendimentos realizados aqui na cidade, ao lado e com o apoio dos familiares; e, para a Santa Casa, que terá a garantia de receita pelos serviços ofertados, o que de certa forma, garantirá seu funcionamento, evitando que a mesma feche suas portas; como vem sendo anunciado, por falta de recursos", externou o vereador.

Para o parlamentar, o tempo todo o prefeito tem se mostrado sensível  e parceiro em todas as oportunidades que o hospital se viu em dificuldades financeiras.

"Como essa parceria é de fundamental importância para todos, eu acredito que o Zé  vai se sensibilizar e fazer o que for possível para resolver esse impasse. Mas, é preciso que o hospital colabore", concluiu.

Escola do Legislativo implantará projeto “Um Dedo de Prosa” no Recanto dos Idosos


Assessoria

  Será implantado nos próximos dias no Recanto dos Idosos na Vila  _Operária o projeto “Um Dedo de Prosa” da Escola do Legislativo “Antônio Nestor de Araújo” da Câmara Municipal de Rondonópolis, pelo presidente da escola o vereador Vilmar Pimentel (SD), o diretor César Augusto e o Coordenador de projetos pedagógicos e de projetos especiais Nico Queiróz, a primeira visita a instituição foi realizada ontem (13) pela manhã.

  A ideia do projeto surgiu após uma experiência no encontro de associações das Escolas do Legislativo do Brasil, que ocorreu no mês de maio em Campo Grande. “Um Dedo de Prosa” é voltado à terceira idade, onde levarão durante dez semanas palestras todas as quintas-feiras, com temas voltados aos idosos. Neste primeiro momento, a realização do projeto na instituição, onde são atendidos 55 idosos que moram na casa e mais 70 que tem residência nos bairros da região. 

 “Esse projeto vem para desenvolver o aprendizado, o conhecimento do idoso, serão vários temas interessantes, que com certeza só vai acrescentar. Só tenho a agradecer, porque os idosos realmente precisam desse estímulo”, contou a coordenadora do Recanto dos Idosos, Sueli Ismério.

  Assim que o projeto foi apresentado ao Presidente da Escola do Legislativo, o vereador Vilmar Pimentel, ficou a critério do mesmo, decidir onde seria colocado em prática. E logo, não teve dúvidas de que essa instituição, 
seria a primeira a receber o “Um Dedo de Prosa” que servirá para conscientizar, motivar e valorizar os idosos. 

  “O projeto vai ser desenvolvido por vários profissionais competentes, como psicólogos, médicos, e também tem o papel principal da escola que é trazer o legislativo para dentro da comunidade, para estar mais próximo. E não tenho dúvidas de que encerraremos esse curso com os idosos se sentindo muito mais valorizados, e com a autoestima elevada com esse curso” relatou Vilmar Pimentel. 

  Serão realizadas oito palestras no Recanto dos Idosos, e duas na Câmara Municipal de Vereadores, para que possa ter na prática essa interação com o Poder Legislativo.