terça-feira, 13 de março de 2012

"LUTO NO ESPORTE" - Morre aos 84 anos Dimas Carratte, 1º árbitro de futebol de Rondonópolis


    Morreu na manhã desta terça-feira (13), aos 84 anos de idade vitima de parada cardiorrespiratória proveniente de complicações de um câncer na bexiga, o viúvo, ex árbitro de futebol, ex escrivão/ex delegado de polícia e ex despachante, Dimas Carratte.

Dimas lutava há cerca de dois anos contra um “Câncer na Bexiga”, tendo sido submetido a inúmeras sessões de quimioterapia e radioterapia.

O seu quadro de saúde se agravou na última terça-feira ( ) e o pinheiro teve que ser internado na Santa Casa de Misericórdia onde acabou vindo a óbito na manhã desta terça-feira (13), por volta das 9h.

O seu corpo está sendo velado desde às 15h, na Capela 01 do Cemitério Municipal de Vila Aurora, onde será sepultado às 9h desta quarta-feira (14).

PIONEIRO

O pioneiro Dimas Carratte era natural de Corumbá (MS), e chegou em Rondonópolis em meados de 1961, estabelecendo-se com a família.

Carismático e desportista, Dimas angariou uma legião de amigos atuando como o primeiro árbitro de futebol amador do recém-surgido movimento futebolístico rondonopolitano.

Ao lado de “Roleta”, outro pioneiro já falecido, Dimas dava vida às manhãs e tardes dos finais de semanas rondonopolitanos, apitando nos anos 60 e 70 as disputadas e concorridas partidas de futebol amador, entre as equipes pioneiras do Batidinha, Olaria e Santos FC e Paraibana.

O palco de suas ações variava entre o campo de futebol localizado no quadrilátero central da cidade onde hoje funciona a Escola estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP), entre as avenidas Amazonas e Cuiabá, e Ruas, João Pessoa e Fernando Correia e, o recém inaugurado Estádio Engenheiro Luthero Lopes, na avenida Bandeirantes, espaço que atualmente abriga um grande supermercado.

O árbitro desportista chegou a dirigir a então emergente, Federação Mato-grossense de Futebol por uma temporada.
Dimas ficou viúvo da companheira Aúrea Zorron Carratte há cerca de 24 anos.

O pioneiro era um homem dado ao trabalho e de 1961 a 1982, desenvolveu diversas atividades na cidade, começando como escrivão de polícia, árbitro de futebol, despachante e delegado de polícia nomeado.

Em 1982, o pioneiro deixa a cidade e se muda para o estado de Rondônia, mais precisamente para a cidade de Costa Marques (RO), onde exerceu a atividade de “Encarregado/Gerente” de uma propriedade rural, por 22 anos, retornando em 2004.

Dimas deixa quatro filhos, Paulo Fernando Carratte (Nando); Daise Maria Zorron Carrate; Ricardo Fernando Zorron Neto e Maria Helena Zorron Carrate. O pioneiro deixa ainda, genros e noras, quatro netos e um bisneto.

"HOMICÍDIO" -Rapaz é morto a tiros no Parque São Jorge


   Policiais da Divisão de crimes Contra a Pessoa- DCCP do Cisc, estão investigado a morte violenta do Serviços Gerais João Paulo Siqueira da Silva de 28 anos de idade, ocorrida na noite de ontem (12), por volta das 20h, no Parque São Jorge.

O rapaz foi encontrado morto no quintal de casa localizada na esquina das Ruas 12 e 05, suspeita de ser um ponto de consumo e venda de droga, com pelo menos duas perfurações no corpo, sendo uma no peito e outra no braços esquerdo.

Peritos da Criminalística estiveram no local realizando os primeiros levantamentos, para tentar descobrir indícios e pistas que levem ao autor ou autores, bem como, informações que apontem a provável motivação para o crime.

Por conta da situação verificada: “morte por execução”, a polícia acredita que o crime tenha ocorrido eventual num acerto de contas.

"CACHORRO SOLTO" - Menina de 12 anos atacada por Pitt bull” no Cidade Salmem


   Por mais que se fale, ainda tem gente que não tem noção do perigo que é manter um cachorro da raça “pitt bull” solto nas ruas. Prova disso foi um ataque sofrido pela estudante Isabele Mariano de 12 anos de idade, quando retornava da escola, no bairro Cidade Salmem.

Conforme relato da vitima que reside na Vila Marilei, ela retornava da escola para casa pela Rua Alagoas, quando passava em frente ao nº 450, foi atacada pelo animal que estava solto na rua.

A menina sofreu diversos ferimentos pelo corpo e teve que ser socorrida e encaminhada para atendimento médico no PA infantil. Por sorte não teve ferimentos graves. A dona do cachorro acompanhou a criança até o hospital e prometeu dar assistência à mesma.

Mas o fato é que esse tipo de anima não pode ser deixado solto nas ruas, sob pena de acabar atacando pessoas inocentes podendo leva-a até a morte como já acontecei aqui, quando uma senhora idosa foi atacada por um “pitt bull” e morreu. O caso deverá ser devidamente investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher.
 

"TENTATIVA FRUSTRADA" - Menor armado de chuço tenta escapar do Sócio Educativo e fere Agente Carcerário


    Ontem (12), por volta do meio dia e 50 minutos, o menor infrator (A.F.B.) foi retirado da cela para ser encaminhado à enfermaria pelo chefe de plantão. Já na enfermaria, o menor sacou de um chuço de aproximadamente 50 cm e ameaçou o servidor e a enfermeira e tentou fugir da unidade.

Para escapar o menor procurou o portão lateral onde não existe concertina (proteção), os demais agentes perceberam a tentativa de fuga e se adiantaram, saindo para o lado de foram para intercepta-lo caso conseguisse transpor o muro ou o portão.

No entanto, antes que conseguisse o intento, o agente prisional (E.E.C.) de 40 anos, o alcançou e impediu a fuga entrando em luta corporal com o menor infrator.
Todavia, o menor que estava armado com o chuço desferiu golpes contra o agente ferindo-o em algumas partes do corpo sem muita gravidade.

O menor foi detido e encaminhado de volta à sua cela e o servidor encaminhado para atendimento médico. O caso foi registrado no cisc na noite de ontem (12), por volta das 22h34, e só foi divulgado esta manhã (13).

A tentativa de fuga deverá ser devidamente investigada pela Delegacia Especializada Adolescente – DEA.

"CONTRA A MÃE" - Rapaz embriagado tenta contra a vida da própria mãe na Vila Olinda II


   Uma ligação ao 190 da PM na noite de ontem (12), por volta da 20h, dava conta de uma situação delicada: um filho de 20 anos embriagado ameaçando de morte a própria mãe.

A guarnição do cabo Jackson e soldado Cintra se dirigiu até o local e constatou a veracidade da denuncia. O Serviços Gerais, Alvino dos Santos Rocha de 23 anos de idade estava literalmente embriagado de posse de uma enxada e fazia ameaças à sua genitora.

Os policiais efetuaram abordagem ao suspeito e durante a revista pessoal encontraram quatro facas de cozinha em suas roupas. O rapaz afirmava que preferia ir preso do que continuar na casa. Ele também falou até em se matar.

A mãe do suspeito, senhora Marcilei dos Santos Rocha de 42 anos de idade, repassou à, polícia que o filho tem problemas com bebida e sempre que se embriaga se torna agressivo e incontrolável, e faz ameaças e provocando distúrbio dentro de casa.

Diante da situação, os policiai deram ordem de prisão ao rapaz e o encaminhara ao Cisc para as providências cabíveis.