segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Reinaugurado oficialmente Centro de Saúde Dr. Elmo dos Santos Bertinetti




Ailton Lima/Assessoria

O prefeito municipal José Carlos do Pátio (SD) reinaugurou na tarde desta segunda-feira (17) a Nova sede do “Centro de Saúde COHAB”, que leva o nome do médico benemérito recentemente falecido, Dr. Elmo dos Santos Bertinetti. O ‘Projeto de Lei’ denominando o Centro com o nome do médico, foi de autoria do vereador Orestes Miraglia (SD).

As obras de reforma e ampliação da unidade foram iniciadas em 22/06/2015 ainda na gestão anterior e estavam estimadas em R$ 511,76 mil, com um prazo de conclusão de seis meses.

Os trabalhos foram interrompidos e ficaram paralisados por quase dois anos sendo retomados no início de 2017, após uma propositura apresentada em 30/01/2017, pelo vereador Orestes Miraglia (SD), encaminhada ao prefeito municipal e à secretária de saúde exigindo a retomada das obras.

A unidade que é uma das mais antigas da cidade foi inaugurada em meados de 1985.

Atualmente, conforme a coordenadora do Centro de Saúde, enfermeira Carla Tathiane Tolosa, a unidade atende em média cerca de 01 mil pacientes/mês, de segunda a sexta-feira (média de 60/dia), com serviços de: Vacina, Consultas, Pré natal, Puericultura, Pós parto, Prevenção, Testes rápidos e, visita a domicílio entre outros.

O Centro disponibiliza atendimentos médicos de Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria e, Odontologia; este último a ser retomado em breve por conta de necessidades técnicas de instalação de equipamentos.

A unidade dispõe de 02 (dois) médicos Clínico Geral; 02(dois) Pediatras e 01 (um) Ginecologista. Além, dos dois dentistas especialistas em buco-maxilo, que deverão iniciar os trabalhos brevemente.

Com a reforma e ampliação, o Centro irá funcionar não apenas como ‘Centro de Saúde’, mas, com um ‘PSF’ agregado, para ampliar a capacidade de atendimento, já que a sua área de abrangência será ampliada atendendo há pelo menos 12 bairros circunvizinhos.

O processo de instalação do PSF agregado já se encontra em fase de habilitação no Ministério da Saúde, segundo a coordenadora da unidade.

Durante o período da reforma, a unidade funcionou num prédio alugado no Residencial Coophalis. Os serviços na nova sede foram retomados no início do mês de setembro deste ano, mas, só agora foi oficialmente entregue a população.

Em sua fala o vereador enalteceu as qualidades do homenageado que foi secretario municipal de saúde; ex-Governador do Rotary e pioneiro na Radiologia Médica no Estado de Mato Grosso e em Rondonópolis, e que deixa um legado de trabalho, bondade, e altruísmo; e, a certeza de que podemos ser melhores para com os nossos semelhantes”, externou.

Já o prefeito municipal lembrou que Bertinetti, foi Secretário de Saúde na gestão do ex-prefeito Carlos Bezerra, e foi um dos idealizadores do Programa Saúde da Família, fato em que a cidade se destaca por ter sido a pioneira na implementação desse tipo serviço público no país, posteriormente difundido por todo o Brasil como serviço de atenção básica da saúde; os chamados “médicos pés-no-chão”. 

Na época ‘Zé do Pátio’ também integrava a administração municipal e disse lembrar com saudade e muito carinho da dedicação e competência do Dr. Bertinetti.

A filha Fabiana Rech Bertineti, falou em nome dos filhos e agradeceu a homenagem feita ao pai e se disse muito feliz com a honraria.

O irmão e sócio do homenageado, Elemar dos Santos Bertinetti, falou emocionado do irmão inseparável, e da saudade que sente do familiar. Elemar lembrou da obstinação do irmão em defender a saúde pública atendendo e olhando para os menos favorecidos. Ele também lembrou de outras lutas do irmão, como a defesa do asfaltamento da MT-040, a Rodovia Verde, uma alternativa ligando Rondonópolis a Cuiabá como opção de transito mais tranquilo e seguro, bem como uma oportunidade de contemplação das belezas naturais da região cuja rodovia margeia o pantanal.

Muitas pessoas, incluindo servidores,  alguns familiares do homenageado (irmão, filhos e netos) estiveram prestigiando o evento.

Presente também o vice prefeito Ubaldo Barros, bem como, o presidente do Rotary Club Rondonópolis, o qual Bertinetti integrava, que também compareceu e homenageou o ex-companheiro.