quinta-feira, 8 de outubro de 2015

MEDULA ÓSSEA: Ibrahim elogia a adesão da população à campanha de doadores



Assessoria

O vereador Ibrahim Zaher (PSD) elogiou a organização da Campanha de Doação de Medula Óssea e as pessoas que aderiram ao chamado. Segundo ele, até às 15 horas do primeiro dia haviam sido feitos mais de 1,7 mil cadastros de doadores. “Estamos comovidos com a solidariedade deste povo, que ouviu o chamado para salvar vidas não só aqui, mas no mundo”.

A campanha acontece até às 21 horas de amanhã (8) e conta com a participação da administração municipal, do Grupo Compartilhe Medula Óssea, de empresas, igrejas e comunidades. “Começamos num grupo pequeno e a campanha hoje é da cidade porque todos estão participando conosco”, destacou.

Para o vereador, o fato de haver várias pessoas na cidade com leucemia ou outra doença que necessitam de transplante de medula tocou a população. Entre elas, estão Rose Sachetti, esposa do deputado federal Adilton Sachetti, uma criança moradora da Vila Goulart, a esposa de um mestre que leciona em duas faculdades, entre outras. E também, a compatibilidade da advogada e professora Adriana Rodrigues, que estará doando a medula daqui a um mês. O contato foi feito recentemente pelo Redome.

Ibrahim lembrou que com um ato simples, como a doação de medula,  a pessoa poderá salvar a vida de quem está doente e sofrendo. “Quem sabe teremos na nossa cidade vários anjos compatíveis que poderão salvar outras vidas. É nisso que estamos apostando”.

Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos, gozar de boa saúde, não ter doença no sangue, como leucemia e Aids, preencher um cadastro e tirar uma amostra de sangue de 5 ml para verificação genética. Em caso de compatibilidade, o Redome entra em contato para fazer os procedimentos entre quem doa e quem recebe. Neste caso, é retirado um pouco da medula do quadril ou feito outro procedimento, geralmente isso ocorre em um dia de internação.

Durante a sessão da Câmara, o vereador convidou os funcionários do Rotativo Rondon para fazerem o cadastro e o convite foi confirmado. Amanhã, todos estarão doando esperança para alguém.

A campanha acontece no Ceadas e uma grande estrutura foi montada com voluntários de várias instituições e faculdades para atender a população.

DEVE MANTER: Vereadores defendem manutenção do Rotativo, mas com adequações


Ailton Lima / Secom

O presidente do legislativo municipal, vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (PMDB), defendeu hoje (7), da Tribuna Livre da Câmara Municipal, a manutenção do Rotativo Rondon, empresa que explora o sistema de estacionamento público remunerado no centro da cidade, mas cobrou ajustes e adequações no serviço.

O prefeito municipal suspendeu temporariamente a execução do serviço, atendendo clamor popular que cobrava ajustes e adequações no sistema.

Ao defender o sistema, o vereador Fulô sugeriu a gratuidade do cartão magnético utilizado pelos usuários, e que hoje, é comercializado ao preço de R$ 5,00.
Fulô também repassou que o Rotativo não é para dar lucro ao município. “O maior lucro que ele (Rotativo), pode ter é a geração de emprego e renda aos cerca de 180 trabalhadores”.

O vereador foi mais incisivo, quando se posicionou: “tirar o rotativo hoje é andar para trás. E nós temos que andar é pra frente”, externou.

Todavia, tanto o presidente do legislativo, bem como, os demais vereadores que o sucederam na Tribuna, cobraram ajustes e adequações no sistema, como melhor aplicação no controle do tempo, redução de valores e, melhor eficiência. Os vereadores também demonstraram preocupação com a manutenção dos empregos gerados.


Um grupo de cerca de 100 trabalhadores do Rotativo Rondon, lotou as galerias do legislativo, e aplaudiu o posicionamento do presidente e de todos os vereadores que defenderam a manutenção do serviço.Uma comissão dos trabalhadores  se reuniu com os vereadores e apresentou as suas reivindicações.

SUCESSO: Campanha para doador de medula fecha primeiro dia com mais de 3 mil inscritos



Por Ailton Lima

Um sucesso! É assim que se pode dizer da campanha para inscrição de doadores de medula em Rondonópolis, encabeçada pela ex primeira dama do município Rose Sachetti, que luta contra um câncer no sangue (leucemia). No primeiro, dos dois dias de ação, 3.051 pessoas atenderam ao chamado e se inscreveram no maior programa de doação de medula já realizado na história do município.


Mais de 120 pessoas voluntárias, estão engajadas na campanha de inscrição de doadores no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin (CEADAS) e todo o processo de inscrição e coleta de sangue, não dura mais que 10 minutos.

Uma campanha vigorosa movimentou famosos nacionais, regionais, políticos, sociedade organizada e a população em gera que fez o seu papel e mais uma mostrou que o rondonopolitano é um povo solidário, e nunca se furta a participar de uma boa causa.

Pessoas com idades entre 18 e 55 anos, gozando de boa saúde, que queiram participar desse movimento e contribuir para salvar uma vida, devem procurar o CEADAS ainda hoje (8), último dia da campanha, e se inscrever.

Para isso basta levar consigo um documento de identificação com foto: RG, CNH etc., fazer o cadastro e doar 05 ml de sangue. Esse material será examinado e encaminhado ao banco de dados da REDOME - Rede Nacional de Doadores de Medula, e após confrontações de dados, se o sangue for compatível com algum paciente que se encontra na fila de espera por um transplante de medula, o doador é comunicado, passa por mais uma série de exames e faz a doação, salvando uma vida, num gesto de amor ao próximo.

Hoje (8) pela manhã soldados da Polícia Militar integrantes da Força Tática compareceram ao CEADAS (quartel General da Campanha) e realizaram a inscrição.

A campanha visava inscrever cinco mil doadores na cidade. Mas pela aceitação e comparecimento da população, esse número será batido com muita tranquilidade hoje (8).

Os organizadores repassam que não serão feitas mais que cinco mil inscrições por conta da limitação do próprio sistema do REDOME. Mas a cidade vai solicitar a sua inscrição no sistema para se candidatar a cidade coletora permanente.
Vários artistas nacionais e regionais gravaram vídeos conclamando as pessoas a participar da Campanha de Doação de Medula Aqui na cidade, políticos, e a sociedade repercutiu a campanha pelas redes sociais, o que acabou fomentando a participação popular.


Essa campanha é importante, por que em cada 100 mil doadores existe um compatível com alguém que se encontra entre a vida e a morte na fila de espera pelo transplante.
Por isso vale muito a pena participar e salvar um semelhante. Se inscreva você também, seja um doador de medula, salve uma vida!