sexta-feira, 23 de março de 2012

"MANDATO EM RISCO" - Julgamento do Prefeito Zé do Pátio ficou adiado para a próxima semana


Prefeito Zé do Pátio (PMDB)
    O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), se reuniu nesta terça-feira (20), e colocou em votação um recurso do Ministério Público Eleitoral num processo contra o prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), por gastos ilícitos de campanha devido a um suposta distribuição de cerca de 2,8 mil camisetas durante as eleições de 2008.

O processo entrou em pauta de votação na última terça-feira (20), teve três votos a favos da cassação, mas foi interrompido por um pedido de vistas. Ontem quinta-feira (22), o processo não retornou a pauta e ficou adiado para a próxima semana.

O CASO

O processo original era de captação de votos ilegais em 2008, processo este em que o prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), foi inocentado, mas ouve um desdobramento no processo e o prefeito agora reponde por gastos ilícitos de campanha.

A defesa do prefeito argumenta que as vestimentas seriam distribuídas aos fiscais que trabalharam no pleito daquele ano.
O MPE, no entanto, recorreu ao TRE/MT questionando a quantidade exagerada de camisetas em relação ao número de fiscais.

Em seu parecer, o relator do caso Pedro Francisco da Silva, que substitui o titular e juiz federal, Rodrigo Navarro de Oliveira, sustenta existirem provas, como fotografias em locais públicos, de eleitores usando os "brindes" da campanha.

Por isso, na terça-feira (20) o processo entrou em pauta de votação e acabou recebendo três votos favoráveis à cassação do prefeito. 
No entanto, a votação foi interrompida, devido a um pedido de vistas feito pelo jurista substituto André Luiz de Andrade Pozetti.
Votaram pela cassação do prefeito e sua vice-prefeita, o relator do processo Pedro Francisco da Silva, o desembargador José Ferreira Leite e o quarto vogal, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.

O julgamento continua suspenso e restam ainda os votos do Juiz Sebastião de Arruda Almeida e de Samuel Franco Salia Júnior, além do voto do autor do pedido de vistas.

Ontem (22), quinta-feira, uma das datas em que o Pleno se reúne para votação (terças e quintas-feiras), o processo do prefeito não entrou em pauta para votação, porque o pedido de vistas, ainda não havia sido analisado.
Mas no caso de empate o voto de minerva será do desembargador Rui Ramos.

Desde a terça-feira, o prefeito e seus advogados não arredam pé do Tribunal Regional Eleitoral, aguardando ansiosamente o resultado do julgamento. Caso seja cassado, Pátio ficará impedido de disputar à reeleição este ano e nos próximos cinco anos.

Em caso de cassação do prefeito e do vice nos dois últimos anos de mandato, a Lei Orgânica do Município reza que será convocado para o exercício do Poder Executivo, o presidente da Câmara Municipal, o secretário e o responsável pelos negócios jurídicos do Município. Devendo os mesmos convocarem e uma eleição indireta no prazo máximo de 30 dias.

Nessa eleição indireta qualquer pessoa que esteja em dia com a justiça eleitoral poderá se candidatar. Mas a votação é feita apenas entre os vereadores. Consta ainda na Lei que no caso de convocação, o presidente da câmara não pode recusar o cargo.

Todavia, como o mandato do prefeito está no fim, e este ano haverá eleições municipais, em caso de cassação, o presidente da Câmara Municipal vereador Ananias Martins de Souza Filho (PR), assumiria a prefeitura, até a realização do pleito eleitoral de 3 de outubro.

Caso o nome do vereador seja realmente confirmado como representante do PR nas eleições de outubro, fato marcado para acontecer na próxima semana, e caso ele realmente assuma a prefeitura no lugar de Pátio, Ananias disputaria a eleição como prefeito empossado e com fortes chances de se eleger.

O julgamento do caso de Zé do Pátio deverá ser retomado na próxima terça-feira (27), ou na quinta-feira (29). Até lá os meios políticos continuam em efervecência.

"ROUBO DE MOTO" - Monitora é assaltada ao chegar em casa e perde a moto


   Ontem (22), a Polícia Militar, registrou diversos roubos de veículos (motos) na cidade. O segundo caso registrado no mesmo horário, por volta das 20h, aconteceu na Rua Q, no Jardim Liberdade. O primeiro caso foi na avenida Goiânia, no Pindorama.

A monitora Selma Araújo dos Santos, de 31 anos de idade, casada, chegava em casa, por volta das 20, quando foi interceptada por dois indivíduos desconhecidos e armados que a renderam e ordenaram que entregasse os seus pertences.

A mulher entregou o celular, uma bolsa que trazia a tiracolo, contendo pertences, e documentos pessoais. Os bandidos ainda levaram a moto, uma Honda Biz 125cc de cor verde, 2011/2011, placa NPH-3961.

De posse dos pertences da vitima, os ladrões fugiram tomando rumo ignorado.

"MANSO" - Suspeito é flagrado duas vezes furtando bicicletas em supermercado


   O sistema de vigilância de câmeras de monitoramento de um grande supermercado, localizado na Avenida Bandeirantes, flagrou por duas vezes em dois dias consecutivos, um indivíduo furtando bicicletas.

De acordo com os seguranças da empresa, o individuo chegava com uma bicicleta mais velha e saia com uma mais nova, mais moderna.
Na quarta-feira (21), houve um registro de furto de bicicleta no local. Ontem (22), por volta das 16h10, funcionários perceberam o indivíduo tentando sair do mesmo local (estacionamento de funcionários), com uma bicicleta.

O suspeito foi detido pelos seguranças até achegada da polícia. Mas, os analisar as imagens do furto ocorrido no dia anterior, descobriu-se que foi o mesmo indivíduo que havia furtado a bicicleta.

Ele foi flagrado pelas câmeras entrando com uma bicicleta de cor roxa e saindo com outra bicicleta de um servidor da empresa.

Ontem , o mesmo sujeito entrou com uma bicicleta velha azul e tentava sair com outra bicicleta mais nova, mas foi impedido.

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Cisc, onde foi entregue a autoridade policial para as medidas de praxe.

"PENSOU RÁPIDO' - Mecânico é assaltado mas alarme impede que ladrões levem sua moto


     O mecânico Gleibisson Rodrigues Aguiar, de 20 anos de idade, morador do Conjunto São José I, pensou rápido e foi bastante perspicaz na noite de ontem (22), por volta das 20h, quando foi vitima de um assalto e teve a moto roubada por dois indivíduos armados. Mas antes de entregar a moto ele acionou o alarme.

O rapaz seguia em sua moto pela Avenida Goiânia, no bairro Jardim Pindorama, próximo ao Correio, quando foi interceptado por dois indivíduos armados que o renderam e o obrigaram a descer da moto, anunciando o assalto.
Os ladrões ordenaram que Gleibisson, não reagisse e entregasse o aparelho celular, o capacete e saísse de perto da moto.
No entanto, o mecânico, usando de muita esperteza, acionou o alarme da moto sem que os ladrões percebessem.
Os bandidos fugiram com a moto, mas cerca de dez quadras à frente, o veículo parou e os marginais tiveram que abandona-lo, levando apenas o celular e o capacete.
Por sorte o mecânico ficou com poucos prejuízos, pois se não fosse o seu sangue frio e a sua atitude perspicaz, ele teria amargado um prejuízo bem maior.

A PM foi acionada e compareceu ao local realizando diligencias no sentido de localizar os suspeitos, mas só conseguiu recuperar a moto.

Desta feita os ladrões se deram bem, mas a PM continua de olho e na ativa.