sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Orestes prestigia última sessão do Projeto Vereadores Mirins




Ailton Lima/Assessoria

O vereador Orestes Miraglia (SD) prestigiou a realização a última Sessão do Projeto pioneiro “Vereadores Mirins” implementado no inicio do segundo semestre (Junho) deste ano pela mesa diretora.

Na verdade, o “Projeto Vereadores Mirins”, já era uma ideia contida no Projeto Original da “Escola Legislativa”, idealizado há alguns anos, mas, só levado a efeito nesta legislatura.

O objetivo principal do projeto é fomentar nas crianças e jovens a vontade e o interesse em participar e conhecer os mecanismos e o funcionamento do parlamento municipal, construindo e apresentando novas ideias de participação social/comunitária.

Várias escolas da rede pública participaram do projeto e elegeram através de eleições diretas em cada unidade, um aluno participante para representar cada um dos 21 vereadores eleitos.

O estudante Marcos Vinicius Machado da Silva (14), morador da região do residencial Ana Carla, e aluno do ‘Oitavo Ano’ (Ensino Fundamental), da Escola Estadual Odorico Leocádio da Rosa – Jd. Belo Horizonte, foi o afilhado, e representou o vereador Orestes Miraglia (SD), fez história e acabou sendo eleito o 1º Presidente do 1º Parlamento Mirim de Rondonópolis.

Durante essa curta, mas proveitosa experiência, os ‘vereadores mirins’ puderam durante as cinco (05) Sessões Ordinárias realizadas sempre na última quinta-feira de cada mês, conhecer os mecanismos de funcionamento do parlamento municipal, e representar suas comunidades com o apoio das suas escolas, discursando e debatendo na ‘Tribuna Livre’; apresentando indicações, requerimentos, moções, e Projetos de Leis, como fazem normalmente os vereadores titulares da casa.

Em sua fala o vereador enalteceu a importância dessa participação dos alunos e da oportunidade  de acesso a esses conhecimentos que devem enriquecer o seu processo de educação (ensino/aprendizado) e que deve favorecê-los com ensinamentos que lhes serão úteis para o resto de suas vidas.

Conforme os participantes foi uma experiência enriquecedora e inesquecível que vão levar para o resto de suas vidas.

Segundo a direção da casa, a próxima legislatura mirim (2019), deverá ser eleita no próximo ano e novas e mais escolas deverão participar desse projeto pioneiro.