terça-feira, 7 de março de 2017

Rondonópolis sediará primeiro Desafio da Selva

Ilustração - foto-Internet


Assessoria

Com o crescente número de pessoas que correm e pedalam pelas ruas de Rondonópolis, aumenta também a quantidade de provas nessas duas modalidades esportivas. Normalmente estas competições ocorrem em dias separados. Ou seja, um dia é para quem corre e em outro é para quem pedala. Mas um evento vai unir essas turmas e vai também possibilitar aos atletas superarem seus limites numa única competição. Trata-se do 1° Desafio da Selva que acontecerá dia 26 de março em Rondonópolis.

A adrenalina vai tomar conta dos amantes da corrida de rua e da pedalada (“bikes” assim chamados) que poderão participar de uma das quatro prova: 6 quilômetros (km) ou 13 km de corrida; 40 km bike ou as duas modalidades juntas, 6 km de corrida mais 40 km bike. Essa última categoria, correr e pedalar, é o grande desafio da selva.

Essas diferentes provas poderão ser praticadas por amadores ou por atletas profissionais, desde que comprovem, através de um termo de responsabilidade e ficha médica, bom estado de saúde. Valdiney Souza, educador físico, organizador da prova e gerente técnico da Vitallity Assessoria Esportiva, explica que como qualquer competição, o objetivo do Desafio da Selva, é promover a prática de atividade física, incentivar os corredores e ciclistas, mas também alertar sobre a importância de fazer exercícios com segurança e cuidado.

“Mesmo que a prova seja de aventura, estamos organizando um evento esportivo com muita qualidade e segurança para todos os competidores. É uma prova diferenciada que entrará no calendário esportivo de Mato Grosso e colocará Rondonópolis no cenário de provas de aventura”, afirma Valdiney Souza, o “professor Ney”.

O percurso poderá passar por estradas de asfalto, paralelepípedo, estradas de terra, trilhas, areais, córregos, alagados e outros. “Para tanto, todos os corredores e ciclistas devem estar aptos a andar por terrenos técnicos e de difícil progressão”, orienta o professor.

Inscrição: As inscrições para o 1° Desafio da Selva estão abertas e podem ser feitas até dia 17 de março no site www.morro-mt.com.br ou na Loja Mega Suplementos. Serão disponibilizadas 320 vagas, das quais 200 para a corrida de 6k e 13K, 100 para o ciclismo 40K e 20 vagas para o Desafio da Selva (corrida e bike). 

As provas ocorrerão no espaço de trilha do 18° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC). Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada receberão medalhas e os três primeiros colocados nas categorias feminino e masculino de cada modalidade receberão troféus e os primeiros colocados de cada faixa etária também receberão troféu. 

Câmara aprova projetos na área da saúde e saneamento básico



Assessoria

A sétima sessão extraordinária do ano trouxe em pauta projetos como um pedido feito pela Prefeitura de Rondonópolis para celebrar convênio com a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade e a autorização para abertura de créditos suplementares para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

Este segundo entrou em pauta na Casa na forma regimental e foram retirados depois de um pedido de vistas da Comissão de Obras, Transporte, Trânsito e Serviços Públicos, encabeçada por Claudio da Farmácia (PMDB).

O projeto de saneamento básico dispõe sobre a autorização de conceder crédito suplementar no valor de R$55 milhões para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que são realizadas no município pelo Sanear. Este foi bastante comentado depois de entrar em pauta e ser retirado pelo vereador peemedebista Claudio da Farmácia, após  pedido de vistas pela comissão que preside.

O projeto correu os trâmites legais da Casa de Leis, foi recolocado em pauta nesta sessão extra e aprovado por todos os presentes.

Já o projeto da Santa Casa tem como objetivo manter a Santa Casa conveniada ao Sistema Único de Saúde – SUS e formalizar parceria na realização de serviços, ações e atividades, no âmbito do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS, buscando a qualificação da assistência no processo de gestão hospitalar em razão das necessidades e da inserção do hospital na rede hierarquizada e regionalizada do SUS. A Câmara aprovou também um projeto de subvenção para as Caritas.

Duas emendas foram feitas neste projeto, a primeira do vereador Subtenente Guinâncio, que implica na obrigatoriedade do envio, por parte da direção da Santa Casa, de relatórios trimestrais com todo o orçamento gasto e local em que foram empenhados. A segunda, de todos os vereadores, é referente ao tempo do contrato, sendo de 12 meses prorrogáveis pelo mesmo período. O projeto também foi aprovado por unanimidade.

Entenda porque pendurar calcinha no boxe do banheiro faz mal à saúde



A maioria das mulheres gosta de lavar as roupas íntimas no banheiro

As mulheres possuem um hábito bastante peculiar: a grande maioria lava suas calcinhas no banheiro. Tido como um hábito mais higiênico, por não misturar a roupa íntima a outras roupas, ele é também mais prático, mas nem sempre é bom para a saúde.

Segundo o site UOL, xampu ou sabonete não limpam a roupa com eficácia e também podem causar corrimento, coceira e até queimaduras, uma vez que não foram feitos para entrar em contato com as partes íntimas. 

Outro processo que pode causar problemas é deixar a roupa secando no próprio banheiro, uma vez que o ambiente é muito úmido. Deixar a lingerie úmida em ambiente úmido e sujo é um convite para fungos e, consequentemente, corrimento, revela o site.

Para que a limpeza seja feita com eficácia, o ideal é usar um sabonete neutro e deixar a lingerie secando em local arejado, de preferência com sol, afirmam a ginecologista Bárbara Murayama e o urologista Rodrigo Cividanes, do Hospital 9 de Julho, e o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. Por fim, passar o forro com ferro ajuda a eliminar qualquer bactéria persistente.

Fonte:LIFESTYLE SAÚDE ÍNTIMA

Thiago Silva apresenta projeto que visa qualificação profissional da mulher



Assessoria

O vereador Thiago Silva (PMDB) apresentou na última segunda-feira (6), o projeto Pró-Mulher voltado ao público feminino, que tem por finalidade a qualificação profissional das mulheres que tem sob sua responsabilidade a direção, administração ou a manutenção do lar, e que se encontre desempregada ou em condições precárias de trabalho.

Segundo o vereador o projeto visa dar apoio e condições para que as mulheres recebam qualificação profissional e se recoloquem no mercado de trabalho. “Além de geração de emprego precisamos oportunizar melhorias e qualificação profissional.”

O vereador parabeniza as mulheres pelo seu dia, comemorado na próxima quarta-feira (8). “Gostaria de agradecer a contribuição das mulheres na construção de uma sociedade mais humana e igualitária, o projeto vem para somar nas conquistas por melhores colocações e lutas diárias pelo seu espaço”.
 

Adonias quer que o prefeito construa escola e creche nas regiões da Vila Goulart e Maria Vetorasso



Assessoria

O vereador Adonias Fernandes (PMDB) fez uma indicação ao prefeito José Carlos do Pátio (SD) e a Secretária Municipal de Educação, Carmen Garcia Monteiro, para que seja construída uma escola municipal na Vila Goulart, em Rondonópolis. 

De acordo com o vereador a escola que existe no bairro já não está mais suportando a demanda e assim os pais precisam matricular os filhos em outros bairros.

“Com isto aumenta o gasto devido ao deslocamento e acaba impactando na renda familiar. A implantação de uma nova escola beneficiaria aquele bairro”, afirma o vereador.

Outra região que também recebeu a indicação de Adonias foi a do Maria Vetorasso para que o bairro receba uma creche. “Essa é outra região que cresceu muito e a creche que tem não é suficiente para atender a todas as crianças”, explicou.

Nesses dois casos o vereador já esteve reunido com o prefeito e explicou a situação e que agora é preciso buscar por recursos para que as instituições sejam construídas nesses bairros.