quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Orestes enaltece importância da Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio




Ailton Lima/Assessoria

O vereador Orestes Miraglia (SD), fez uso da Tribuna Livre na Câmara Municipal nesta quarta-feira (04) e enalteceu a importância da Campanha Nacional do “Setembro Amarelo” idealizada e levada a efeito pelo CVV  -Centro de Valorização da Vida, CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Conforme os idealizadores, a ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa, que visa, sobretudo, a conscientização e prevenção ao ato extremo do suicídio.

O parlamentar fez uma explanação dos indicadores do problema, evidenciados, pelo município, através das secretarias de educação e saúde.

Os números mundiais, nacionais e, locais são preocupantes: conforme as informações da OMS - Organização Mundial de Saúde, pelo menos 800 mil pessoas cometem suicídio em todo o mundo a cada ano, e essas pessoas, residem em países de alto e médio desenvolvimento.

No Brasil a realidade não é diferente: pois, segundo os números, pelo menos 32 pessoas tiram a própria vida a cada dia. Todavia, a administração municipal local tem se mostrado muito sensível a esse problema, e tem envidado esforços positivos no sentido de reduzir essa triste realidade, ampliando os serviços de assistência à saúde mental, e tem conseguido importantes avanços!

Uma prova disso são os indicadores, que apontam uma redução de mais de 60% nos casos de suicídio registrados na cidade entre o 1º Semestre de 2018 (11 casos) e, (04) no mesmo período desse ano. Ainda conforme os indicadores oficiais a maior incidência de suicídio, ocorre na faixa etária entre os 15 e 29 anos de idade.

Conforme o vereador, os indicadores mostraram redução nos casos de suicídio; mas, as “tentativas”, estas, infelizmente aumentaram!
 
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, pelo menos 59 pessoas tentaram o suicídio. E este ano (2019), apenas nesses primeiros nove meses, os casos já somam 91, tendo o último deles ocorrido nesta terça-feira (03).

“Diante de números tão preocupantes, nós entendemos que a prevenção, e a conscientização maciça da população, ainda são a melhor saída, e o mais eficiente recurso a ser adotado! Todos nós, devemos assumir o compromisso de ajudar a preservar a vida; esse bem maior que Deus nos deu. Da minha parte, eu já estou engajado nessa campanha e vou usar de todos os mecanismos que puder para ajudar a ampliar e dar mais visibilidade a essa importantíssima campanha de preservação da vida. Precisamos alertar e conscientizar os nossos jovens, e os nosso idosos da importância de se preservar e valorizar a vida”, externou o parlamentar.