sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PM dá dicas de segurança para o período de Carnaval


Ailton Lima
Para quem vai se divertir no recinto do Rondonfolia a partir das 20h desta sexta-feira (24), até a próxima terça-feira (28), durante os festejos momescos, a Polícia Militar dá dicas importantes de segurança para os foliões, para que atentem para alguns cuidados simples, mas importantes.
A 2º Tenente PM Bruna Karen Porto, repassou algumas dessas dicas, na manhã de hoje (24), durante a visita/vistoria às instalações do Carnaval Rondonfolia, efetuada pelos organismos de segurança pública. (leia matéria)
A oficial da PM  recomenda aos foliões que antes de deixar suas casas, ou mesmo as pessoas que vão deixar a cidade para curtir as festas em sítios, fazendas etc., que tranquem bem a casa, fechem portões com cadeados; se tiver algum sistema de segurança que acione, e orientem seus vizinhos e familiares que vão ficar fora, para que olhem a casa e denunciem qualquer ação suspeita na residência; e em caso positivo, acionar a PM via 190.
Para os foliões que forem ao Carnaval Rondonfolia, a tenente recomenda cuidado  e não portem objetos de valor como joias, relógios,pulseiras, etc; e, atentem para os cuidados com os  aparelhos celulares, pois é muito comum a presença de indivíduos especializados em furtos desse tipo de objeto. Outra dica da PM é não transportar grandes quantias em dinheiro, e se possível, levar apenas o necessário.
Para  o folião que pretende consumir bebida alcoólica, a tenente Bruna recomenda que vá de carona, de táxi ou transporte coletivo, ou ainda em grupos de amigos num só carro, onde alguém que não beba ou mesmo não esteja consumindo bebida alcoólica nessa noite, possa conduzir o veículo com segurança na volta para casa.
Outra recomendação da oficial, é para com a segurança dos veículos. Não deixar estacionado em local ermo, pois facilita a ação dos marginais, que podem furtar ou causar danos ao seu patrimônio.
Bruna Karen recomenda ainda aos foliões que levem um documento de identificação com foto, pois no controle de acesso ao Rondonfolia, as pessoas serão revistadas e deverão passar por detectores de metais, para evitar o ingresso de armas e objetos ilegais no Carnaval.
A PM lembra ainda que a entrada de 'menores acima e 14 anos', só será permitida mediante a presença dos pais ou responsáveis munidos de documentos (autorização por escrito).
Bruna lembra ainda que menores abaixo de 14 anos, não poderão entrar no recinto, nem na companha dos pais.
A tenente recomenda ainda aos foliões, que diante de qualquer dificuldade ou problema, procure ajuda e acione uma das várias guarnições que vão estar disponibilizadas no Rondonfolia. “Eu espero que todos venham, se divirtam com segurança e tranquilidade, evitem rixas e brigas e confusões, e que todos tenham um feliz carnaval”.

Organismos de segurança visitam e vistoriam instalações do Rondonfolia


Ailton Lima

O comandante do 4º Comando Regional da Policiamento Militar de Rondonópolis, tenente coronel PM Wilker Soares Sodré, o Delegado Regional de Polícia Claudinei Lopes, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar Ten.Cel. Arruda, e o comandante da Força Tática Major PM Gleber Cândido, estiveram em visita às instalações do Carnaval Rondonfolia na manha desta sexta-feira (24), para uma vistoria às instalações.

As ‘Festas de Momo’ de Rondonópolis, este ano começam nesta sexta-feira (24) a partir das 20h e vão se estender até ás 3h da madrugada em todas as noites, até a terça-feira (28).

Linhas de ônibus especiais interligando bairros da cidade e o recinto do Rondonfolia serão disponibilizadas para levar e trazer os foliões.

De acordo com o comandante do 5º BPM tenente-coronel Adnilson de Arruda, um forte aparato policial estará sendo disponibilizado para fazer a segurança pública tanto no recinto do Carnaval, como nos demais bairros da cidade, através do policiamento ostensivo ordinário. “Ningueém ficará sem segurança”, garantiu o oficial.



O delegado regional Claudinei Lopes, repassou que os organismos de segurança pública do estado firmaram uma parceria com o prefeito municipal José Carlos do Pátio, no sentido de garantir a segurança dos foliões que visitarem o espaço ‘Rondonfolia’, durante os festejos de momo.

Apesar do efetivo reduzido, em relação à PM, o delegado garantiu que efetuou uma escala de trabalho com um reforço no número de escrivães e investigadores para atuarem tanto internamente nos plantões da 1ª DP, (antigo Cisc), bem como, no recinto do Carnaval.

Já o comandante do 4º CR, Ten. Cel Wilker Sodré repassou que a parceria montada, vai disponibilizar cerca de 100 policiais entre civis e militares, para garantir a segurança no evento, que espera receber cerca de 60mil foliões durante as cinco noites de festas.

O objetivo é garantir uma festa familiar onde as pessoas e as famílias possam se divertir com segurança e tranquilidade, e quem optar por ficar em casa também possa ter sua segurança garantida e preservada.

O oficial repassou ainda que as polícias estarão no recinto do Carnaval, garantindo a chegada, a permanência e a saída dos foliões, bem como nas ruas, coibindo as ações marginais e fazendo cumprir a lei contra quem atentar contra a ordem social.

Para tanto, barreiras de controle estarão sendo montadas no entorno do recinto do Carnaval para filtrar e identificar a presença de pessoas indesejáveis, além de detectores de metais que estarão sendo usados nas portarias de acesso ao Carnaval  para coibir a entrada de armas, drogas ou outros objetos ilegais que possam causar danos e levar intranquilidade às pessoas.

Para o comandante da Força Tática, major PM Gleber Cândido, a PM vai estar com um forte aparato policial no recinto para garantir a segurança dos ‘cidadãos de bem’ que foram ao Carnaval e reprimir ostensivamente via ‘Pelotão de Choque’ as ações marginais daquelas pessoas má intencionadas que por ventura vierem a tentar contra a ordem social e a segurança de quem quiser se divertir pacificamente e ordeiramente no recinto.