quarta-feira, 8 de março de 2017

CONTROLE DO ESTOQUE: Zaeli propõe projeto para melhorar a informatização do sistema da administração púbica municipal



Assessoria

O vereador e presidente da Casa de Leis, Rodrigo da Zaeli (PSDB), propôs, durante sessão ordinária da quarta-feira (08), o projeto de lei nº 02, de 31 de janeiro de 2017, que institui a obrigatoriedade da manutenção de controle de estoque na Administração Direta e Indireta do município. O controle do estoque determinado por esta lei tem como objetivo permitir o conhecimento do que está armazenado e disponível para uso ou consumo, determinar o valor do que há em estoque, reduzir perdas e eventuais desvios de materiais de consumo, produtos ou mercadorias e verificar a necessidade da aquisição de determinado item, além de estabelecer a quantidade a ser adquirida.

Segundo o legislador, a medida vai contribuir com a boa gestão do dinheiro público, minimizando perdas e desperdícios, pois vai possibilitar a redução do número de almoxarifados mantidos pela prefeitura, além do número de funcionários destinados somente para este fim. “O projeto vai possibilitar o controle e gerenciamento dos dados, produzindo relatórios sobre o consumo de materiais, além de controlar a distribuição de material estocado, que, a partir de então, só acontecerá conforme a necessidade da unidade. Também vai permitir o planejamento global ou setorizado dos materiais estocados, para evitar a falta de sincronismo entre o fornecimento e a demanda, observando o tempo de reposição, que consiste no período gasto entre a averiguação de que o estoque necessita ser reposto, o adequado procedimento para sua aquisição nos termos legais e a entrega efetiva do material adquirido no almoxarifado”, defende.

Outro ponto positivo do projeto é com relação à compra de materiais. “Com a regulamentação do projeto será possível fazer a recepção e conferência dos materiais de consumo, produtos e mercadorias recebidas, conciliando o produto com a documentação legal; o acondicionamento racional e a conservação do material; o acompanhamento e controle do suprimento de material quanto ao parâmetro de seus catálogos, entre outras possibilidades que vão melhorar a vida dos gestores e proporcionar um melhor investimento do dinheiro público”.

O projeto obriga ainda a publicação para fins de informação, no Portal da Transparência, da composição do estoque, com suas respectivas atualizações, para que os órgãos de controle externo e a população possam manter fiscalização. A administração pública deverá, depois de sancionar e publicar a lei, implementar o projeto  em 180 dias, a partir da data de sua publicação.

Vereador Orestes faz requerimento para limpeza imediata de escola antes do retorno das aulas

Patio da escola tomado pelo mato


Assessoria

Preocupado com a situação de abandono em que se encontra o pátio da Escola Estadual Stela Maris Valeriano da Silva, localizada no bairro Edelmina Querubim, e que segundo denúncias de pais de alunos e servidores da instituição, se encontra tomada por matagal; e como o período letivo está prestes a ser retomado (13/03/2017), o vereador efetuou um pedido informal via através de seu programa radiofônico matinal “Bom Dia Cidade”, levado ao ar todas as manhãs pela Rádio104,9 FM, para que a limpeza na unidade educacional seja feita o mais o rápido possível.

Não satisfeito, o vereador também protocolou no poder legislativo, um requerimento oficial endereçado ao presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis - Coder, José Severino Neto, com cópias à Secretária Municipal de Educação, Carmem Garcia Monteiro, mostrando a essas autoridades a necessidade urgente de se fazer a limpeza no pátio e dependências da referida Escola.

Conforme a justificativa do vereador, faz se necessária uma urgente limpeza do local, e a retirada do matagal que toma conta da área externa do pátio da referida unidade escolar, o que de acordo com professores e pais de alunos, expõe de forma desnecessária os alunos e crianças que ali vão estudar.

Ainda conforme informações veiculadas nas redes sociais, através de um vídeo amador produzido por uma mãe de aluno preocupada com a segurança das crianças; animais peçonhentos estão sendo localizados no pátio da escola, como cobras, aranhas caranguejeira e ratos, entre outros.



Como a escola é estadual, mas abriga cerca de 160 alunos de até seis anos de idade, da Rede Pública Municipal oriundos da Escola Municipal Irmâ Elza Geovanella, todo cuidado é pouco, já que estas crianças deverão circular e correr pelo pátio brincando, e podem vir a ser vitimas de um acidente com um animal peçonhento, como algumas aranhas caranguejeiras que foram mortas pelos servidores e vigia dentro da escola (foto).

Informações dão conta de que os servidores da escola já estão inclusive, se organizando, para eles mesmos limparem a escola, caso as autoridades não tomem nenhuma providencia.


“Como o nosso dever é estar ajudando o governo municipal a zelar pela cidade, estamos apresentando esta reivindicação, que irá sanar os problemas de professores/ servidores e colaboradores, bem como dos alunos e crianças que estudam na referida unidade educacional”, argumenta o parlamentar.