quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Bilú: vereador estreante começou a trabalhar aos oito anos de idade


Ailton Lima

Moacir José da Silva, 42 anos de idade, o “Bilú”,  como é conhecido pelos familiares e amigos, é casado e tem dois filhos; um rapaz de 21 anos e uma menina de 10. O empresário do ramo do comércio de pedras areia foi eleito vereador pelo PRTB nesta ultima eleição e obteve 954 votos.

O mais impressionante de tudo, é que ele nunca havia militado na política, nunca havia se filiado a partido nenhum, e a decisão de ingressar na política, aconteceu há apenas quatro meses.

Segundo relatou à reportagem, o amigo Jailton Nogueira presidente do diretório municipal do PRTB, sempre lhe dizia que ele tinha potencial eleitoral, mas Bilú, não levava a sério. Ainda assim, atendendo a um pedido do amigo, filiou-se ao partido.

Mas, em junho deste ano, mais precisamente no dia 23, ele fez uma fogueira em casa para comemorar a festa de São João, reuniu os familiares e comunicou que seria candidato a vereador, pegando todo mundo de surpresa.

De lá para cá, foram apenas quatro meses para que uma parcela da população, composta por seus amigos e simpatizantes lhe conferissem o voto de confiança elegendo-o vereador na cidade de Rondonópolis com 954 votos.

Mas quem é Bilú? Ele é membro de uma família de pioneiros: o pai, Cicero Guedes, de 66 anos é natural de Alagoas, e a mãe, Maria Luzia Gonçalves da Silva, de 64, é de minas Gerais. Eles chegaram aqui na cidade há cerca de 54 anos atrás, se estabeleceram e criaram os filhos, entre eles, Bilú.

O hoje empresário e político estreante, começou a trabalhar aos oito anos de idade, vendendo picolés, e pastéis que a mãe fazia. A partir dos 13 anos trabalhou como servente, depois, já no ramo do comércio de areia e pedras, foi operador de pá-carregadeira, motorista de caminhão caçamba, e hoje dirige a empresa Depósito de Areia JBL.

Mas, Bilú também se destacou como liderança comunitária rural e acabou se elegendo presidente da Associação de Moradores do Assentamento Carimã, de 2008 a 2009, e recentemente, foi reeleito para presidir a Associação de 2015 a 2018. Por ser morador antigo do bairro ele também integra há vários anos a Associação dos Amigos e Amigas do Bairro Monte Líbano.

Moacir Bilú, disse que pretende trabalhar para honrar os votos de confiança recebidos, e vai procurar direcionar suas ações parlamentares para a solução das inúmeras demandas das comunidades do Assentamento Carimã, bem como, da região do seu bairro de origem, o Monte Líbano e adjacências.

Como será um vereador da cidade de Rondonópolis, Bilú repassou que vai trabalhar em parceria com o prefeito José Carlos do Pátio (SD), cuja coligação o partido do vereador integrou, ajudando a governabilidade e a retomada do desenvolvimento da cidade.

Como vereador empossado a partir de 1º de janeiro de 2017, Bilú pretende trabalhar para regularizar a homologação de títulos de propriedade dos assentados da Carimã, bem como, de outras localidades rurais que carecem da mesma ação.

Ele pretende atuar fortemente para a efetivação da reforma agrária, que nos últimos anos, praticamente parou no estado. E, também vai trabalhar para viabilizar a reativação de algumas creches que estão desativadas ou paradas, bem como, trabalhar pela construção de novas unidades. Sem contar que pretende lutar pela implementação de cursos profissionalizantes e de qualificação de mão de obra para as mulheres e jovens aqui da cidade.

Questionado sobre se pretende seguir carreia política, Bilú respondeu que de imediato, vai cumprir seu mandato de vereador, e vai procurar aprender como desenvolver da melhor maneira o seu trabalho. Mas, que não descarta a possibilidade de seguir carreira politica; “o futuro a deus pertence”, finalizou.