segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Batista da Coder desde os 17 anos servindo à comunidade


João Batista Soares, 51 anos de idade, mais conhecido como Batista da Coder / Foto: Ailton Lima

Ailton Lima

Hoje o Notícias de Mato Grosso, vai contar a história de João Batista Soares, 51 anos de idade, mais conhecido como Batista da Coder, um servidor público municipal com mais de 30 anos de serviço prestado à comunidade rondonopolitana.

Batista é casado com Francisca Paula de Jesus Soares, com quem tem duas filhas: Gisele Paula Soares de 27 anos e, Francieli Paula Soares, de 29.

Filho de uma família de pioneiros vindos de Minas Gerais; o pai, João Nunes Soares, mais conhecido com “João Manco”, foi o primeiro, e durante vários anos, o único gari de Rondonópolis. Ele faleceu em meados de 1990. A mãe, de Batista Dona Joaquina Teixeira Soares, faleceu em 1994.

História pessoal cheia de lutas

João Batista Soares construiu uma história pessoal cheia de lutas em favor dos menos favorecidos. A família foi uma das pioneiras a residir na Vila Rondon, localizada nos fundos do antigo correio, e às margens do Córrego Arareau e Rio Vermelho.

Ao lado do pai, servidor público, e a mãe lavadeira, Batista cresceu e começou a vida trabalhando muito cedo. Aos oito anos de idade já engraxava sapatos, na frente do Hotel Lusitano, no Centro da cidade.

Sempre muito determinado, aos 17 anos, Batista já se destacava como liderança comunitária, assumindo o papel de líder popular, ao comprar para si as lutas por melhorias na Vila Rondon. Dotado de muita iniciativa, João Batista fez um curso de eletricista e conseguiu muitas melhorias na época, como a energização do bairro, melhorias na reforma de casas e construção de banheiros, entre outras.

Como naquela época energia elétrica ainda era privilégio de alguns bairros, apesar da proximidade com centro da cidade, a Vila Rondon demorou a ter esse benefício, e só conseguiu isso graças à iniciativa do seu filho mais dedicado, João Batista.

Ele lembra que naquele tempo só havia dois aparelhos de TVs no bairro, um deles na casa do “Sêo Aristides”, onde todas as noites as pessoas se aglomeravam em frente para assistir da janela a programação da época.

Batista então começou a organizar a comunidade e intermediou junto ao então prefeito Valter Ulisséia, a instalação de manilhas no bairro, iniciando ali, o primeiro processo de drenagem e saneamento da Vila Rondon.

Ele também organizou uma espécie de mutirão da energia, onde as pessoas interessadas em ter luz e energia em casa, se cotizavam, e juntas compravam os padrões de madeira, e ele como eletricista e uma espécie de “faz tudo”, instalava tudo de graça para a comunidade.

Em 1984 Batista ingressa no serviço público e vai trabalhar na prefeitura como eletricista nomeado, na então Secretaria de Planejamento (Obras), Naquela época ele conheceu o engenheiro recém-formado, José Carlos Junqueira de Araújo o Zé do Pátio que viria a ser seu grande amigo e parceiro durante esses anos todos, até hoje.

Na verdade, foi Batista e um amigo, que convenceram José Carlos a ingressar na politica e disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Entrando na política

Durante seus mais de 30 anos como servidor público, Batista participou e organizou importantes projetos sociais como os famosos “Mutirões da Casa Própria”, construindo casas populares para pessoas carentes e moradores ribeirinhos, incluindo pessoas da sua comunidade na Vila Rondon que acabaram sendo removidas para outras localidades, devido às enchentes e proximidade de suas casas com o córrego Arareau e Rio Vermelho.

Na verdade, muita gente foi beneficiada com casa construída com recursos de “Fundo Perdido”, nos bairros: Serra Dourada, Verde Teto, João de Barro I e II, Parque São Jorge, Jardim Participação I e II, e Jardim Ipiranga entre outros.

Batista instalava extensão de energia, água encanada e organizava os mutirões, onde a prefeitura entrava com os recursos, e os moradores com a mão de obra na construção.
Foram tempos de grande ebulição social, e a cidade de Rondonópolis chegou a ser reconhecida como a cidade mais politizada do estado de Mato Grosso, por conta das participações sociais de suas comunidades.

Projetos futuros

De tanto prestar serviço à população e participar dos movimentos sociais organizados pelo seu então partido o PMDB, onde ficou filiado por mais de 30 anos, e ainda depois de tanto trabalhar politicamente para eleger outras pessoas, Batista acabou tomando gosto pela coisa e em 2008, resolveu se candidatar pela primeira vez a um cargo de vereador. Ele conseguiu 520 votos e acabou ficando na 3ª suplência.

Na verdade essa entrada na política se deu meio que por acaso. Um pretenso candidato a vereador desistiu na última hora, um dia antes da convenção. Então a pedido de José Carlos de Araújo, ele aceitou o desafio e se lançou candidato.

Em 2009, Batista vai para a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), onde assume a coordenação do departamento de Iluminação Pública e passa a ser chamado Batista da Coder.

Em 2012, Batista resolve que deveria tentar mais uma disputa, e apesar de não possuir recursos para financiar uma campanha como se devia, ele seguiu determinado, e no peito e na raça, ampliou ainda mais seu eleitorado conseguindo exatos 1.466 votos, sem, no entanto, conseguir eleger-se vereador. Todavia ficou na primeira suplência.

Sempre determinado, João Batista continua sua luta ajudando as pessoas. E como retribuição pelos relevantes serviços prestados, agora em 2016, já mais experiente, e filiado ao Partido Solidariedade (SD), ele se candidata novamente e mesmo sem recursos, foi à luta pedindo o voto dos amigos, colegas de trabalho, servidores públicos e familiares e conseguiu chegar lá sendo eleito com 2.361 votos.

Agora eleito vereador para a próxima legislatura de 2017 a 2020, ele pretende trabalhar para colocar em prática projetos importantes nas áreas da saúde, habitação e várias outras.

Na saúde, por exemplo, ele vai lutar para melhorar e ampliar os serviços de Imagens como: Ressonância Magnética, Mamografia e Ultrassom. Batista pretende trabalhar para ver implementada a informatização da rede pública de saúde, que vai agilizar a marcação de consultas acabando com as filas de espera, e ampliar o controle dos prontuários médicos, proporcionando mais economia e praticidade no atendimento ao público.

Ele pretende ainda trabalhar pela criação de creches para idosos, através da construção de Centros de Convivência, bem como, creches para crianças.

Mas Batista tem um projeto especial: ele espera criar um mecanismo que possa auxiliar e amparar crianças e adolescentes na faixa dos oito aos 14 anos de idade em situação de risco social, com cursos e treinamentos de qualificação, para que eles tenham oportunidade e não sejam vítimas das drogas e acabem desencaminhados na vida.

“A partir de 1º de janeiro quando tomar posse, eu vou trabalhar duro para tentar proporcionar o melhor à população que paga seus impostos e merece um bem estar melhor, com qualidade de vida”, finaliza.