sábado, 9 de abril de 2016

NOVE MORTOS: Ônibus de Dracena (SP) assaltado quando ia para o Paraguai,sofre acidente e deixa vários mortos

Fotos-PRF/PR

Situação ocorreu por volta da 1h45 deste sábado (9), em Mamborê.
Veículo seguia para o Paraguai; ao menos nove pessoas morreram.


Segundo informções daPolíciaRodoviária federal do Paraná, durante uma tentativa de assalto, um acidente com um ônibus de turismo deixou pelo menos nove pessoas mortas no quilômetro 403 da BR-369 em Mamborê, na região centro-oeste do Paraná, por volta da 1h45 deste sábado (9). As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda conforme a PRF, a suspeita é a de que, durante a tentativa de assalto, o motorista tenha perdido o controle do ônibus e batido em uma árvore. O veículo saiu de Dracena, no interior de São Paulo, e seguia para o Paraguai. Os passageiros fariam compras no país vizinho.

A PRF não soube informar o número exato de feridos no acidente, mas estima que de 15 a 20 pessoas tenham se machucado - todas foram encaminhadas para hospitais de Campo Mourão, também no centro-oeste do estado.
Os corpos dos nove mortos foram encaminhados para o Instituto-Médico Legal (IML) de Campo Mourão.

A PRF afirma que a viagem não tinha sido autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que, por esse motivo, não há uma lista correta de passageiros. Um levantamento inicial da polícia aponta que havia 35 passageiros no ônibus.

Fonte: G1-PR

AUTOESTIMA: Projeto um Fio de Amor tem perucas disponíveis para entrega



Redação/Assessoria

O Projeto um Fio de Amor, conduzido pela Igreja Presbiteriana da Cidade Salmen e Rotary Club de Rondonópolis Cerrado, está com perucas femininas disponíveis para pessoas em tratamento de saúde que tiveram queda de cabelo. A iniciativa beneficia moradoras do município e da região e também recebe doações de fora da cidade.

Com início em dezembro de 2015, o projeto recebe a doação de cabelos a partir de 20 centímetros. Posteriormente, os cabelos são encaminhados para a ONG Atitude na Cabeça, de Curitiba (PR), que fornece as perucas personalizadas conforme os pedidos previamente encaminhados.

A única exigência feita para quem deseja receber uma peruca é a entrega de uma documentação com dados pessoais que deve conter, por exemplo, uma foto que comprove a queda de cabelo e outra anterior à queda para que a peruca seja adequada a cada pessoa.

Conforme Cleide Bastos, da Igreja Presbiteriana, com o volume de cabelos recebidos desde o início do projeto há condições de fornecer várias perucas e a organização está à espera de pessoas interessadas.

“Podemos ajudar pessoas não só com câncer, mas que por outros problemas de saúde ou após acidentes tiveram a queda do cabelo ou perda do couro cabeludo. Basta nos procurar para saber o que precisa na documentação, pois é necessário ter esse cuidado de documentar tudo para que o benefício chegue a mais pessoas”, explica.

Doações e solicitações de perucas

O projeto também recebe doações de acessórios como lenços, chapéus e toucas, e também doa os mesmos itens às pessoas que necessitam. As doações de cabelos e de acessórios podem ser feitas em horário comercial na Igreja Presbiteriana, localizada na Rua Manoel de Oliveira, 848, Cidade Salmen, ao lado da Zaeli Distribuidora de Alimentos e acima da Sapekas Fábrica de Uniformes.

Outros dois pontos também recebem as doações: Requinte Colchões (Rua Rio Branco, próximo à feira da Vila Aurora) e CIEI (Unicesumar), na Rua João Pessoa, 1063, Centro.

Pessoas interessadas em receber uma peruca ou quem não pode levar uma doação, podem entrar em contato pelos telefones (66) 9924-1964 ou 9901-2776.

CAPACITAÇÃO: Workshop aperfeiçoa atendimento de policiais a vítimas de violência doméstica

Foto: Assessoria


Redação com Assessoria PJC/MT

Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças (509 km a Leste da capital) participaram, nessa sexta-feira (08), de um workshop sobre atendimento humanizado à mulheres vítimas de violência doméstica. A capacitação foi idealizada e organizada pela Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica do município para os profissionais que trabalham no atendimento ás vítimas.

A atividade foi realizada durante a tarde de sexta-feira (08), contando com a participação de 13 policiais civis, entre escrivães, investigadores e delegados, da unidade. Um dos objetivos do curso é fazer com que os policiais se coloquem na situação da vítima de violência, garantindo um atendimento integrado e humanizado. Para isso, uma equipe formada por dois psicólogos e uma assistente sociaa prepararam atividades que fizeram os servidores vivenciarem situações que ocorrem na delegacia, vistas de outro ângulo.

Em uma das atividades desenvolvidas, o delegado titular da DEDM, Herodoto de Souza Fontenele, e delegada Débora Cardoso de Moraes Santos fizeram papel de vítimas e foram atendidos pela a equipe da delegacia. A presidente da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica, investigadora Andréa Cristiane Oliveira Guirra, disse que todos os servidores da delegacia participaram e gostaram muito das atividades e experiências proporcionadas pelo curso.

“Foi um momento maravilhoso, algo que nunca havia sido feito, em que todos puderam trocar ideias, experiências vividas, apresentando novas situações que contribuíram para o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido”, explicou.

O workshop foi finalizado com uma conversa em que os participantes fizeram sugestões que podem melhorar o andamento das ações desenvolvidas na delegacia.

Fonte: Assessoria PJC/MT