segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes eleitos são diplomados no fórum

Foto: Dnei Matos

Ailton Lima
Quarenta e sete pessoas eleitas no ultimo pleito eleitoral do município de Rondonópolis foram diplomadas pela Justiça Eleitoral na tarde desta segunda-feira (12), no Auditório do Tribunal de Justiça da comarca.Foram diplomados o prefeito eleito José Carlos junqueira de Araujo – Zé do Pátio (SD), o vice-prefeito Ubaldo Tolentino de Barros (PTB), os 21 vereadores (lista no final), e os 24 suplentes.


A solenidade foi presidida pelo Juiz da 10ª Zona Eleitoral, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah, que cumprimentou os presentes e de forma protocolar abriu a solenidade, convidando o juiz da 46ª Zona Eleitoral, Wanderlei José dos Reis, para ser o Mestre de Cerimônia.



Segundo o Juiz Wanderlei 47 pessoas seriam diplomadas na solenidade, sendo o prefeito eleito, o vice-prefeito , os 21 vereadores e 24 suplentes, já que são três suplentes de cada coligação que tenha eleito vereador.

Uma curiosidade repassada pelo magistrado, é que mesmo que a coligação tenha conseguido eleger apenas um vereador, ainda assim, ela terá direito a diplomar três suplentes.


De acordo com o Juiz Eleitoral a diplomação representa a legitimação dos candidatos eleitos a assumirem seus mandatos a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

Ainda conforme o juiz, apesar de algumas situações pontuais de irregularidades verificadas, como as contas reprovadas de um vereador eleito e de um suplente (cujos nomes não foram revelados), todos irão ser diplomados. Outras 20 pessoas (candidatos não eleitos) também tiveram suas contas reprovadas, e o processo de apuração das contas pela Justiça Eleitoral continua, repassa Vanderlei.

Segundo o magistrado, mesmo os candidatos eleitos, identificados com alguma pendência ou irregularidade, nada impede a sua diplomação e a tomada de posse dia 1º de Janeiro.


Todavia, caso o Ministério Público Eleitoral entenda que houve abuso de poder econômico nos casos em questão, ele (MPE) poderá ingressar com uma ação de impugnação de mandato eletivo, e cassação de registro, cabendo ainda aos envolvidos o pleno direito ao processo legal e seus consectários, ou seja: ampla defesa e o contraditório.



Fizeram parte da mesa de autoridades:


Juiz da 10ª Zona Eleitoral, Rhamice Ibrahim Ali Ahmad Abdallah; juiz da 46ª Zona Eleitoral, Wanderlei José dos Reis; Presidente da Câmara Municipal Vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira (Fulô); Juíza da 45ª Zona Eleitoral Claudia beatriz Chmidt; Juiz da 2ª Zona Eleitoral Francisco Rogério Barros; promotora da 10ª Zona Eleitoral patrícia Eleutério Campos Dower; Promotora da 45ª Zona Eleitoral  Ivonete Bernardes de Oliveira; Promotor da 46ª Zona Eleitoral Adalto José de Oliveira; Promotor da 2ª Zona Eleitoral Augusto Cezar Fuzaro; Delegado da Polícia Federal Bruno Costa de Toledo; Comandante do 5º BM tenente coronel PM Adnilson de Arruda; Presidente da 1ª Subseção da OAB de Rondonópolis Stalyn Paniago Pereira.


Vereadores eleitos diplomados:

Adonias Fernandes
Batista da Coder
Beto do Amendoim
Bilu do Deposito de Areia
Claudio da Farmácia
Dr. Hélio Pichioni
Elton Mazett
Fabio Cardozo
Jailton do Pesque Pague
João Mototaxi
Juary Miranda
Orestes Miraglia
Professor Sidnei
Professor Silvio Negri
Rodrigo da Zaeli
Roni Cardoso
Roni Magnani
Subtenente Guinancio
Thiago Muniz
Thiago Silva
Vilmar Pimentel

Zé do Pátio diz que vai fazer uma gestão enxuta, firme e eficiente



Ailton Lima

O prefeito eleito José Carlos Junqueira de Araújo –Zé do Pátio (SD), falou com a reportagem do NMT durante a solenidade de Diplomação nesta segunda-feira (12), no Fórum do Tribunal de Justiça, e adiantou como deverá ser a sua futura gestão.
Zé do Pátio externou que Rondonópolis é um município muito forte politicamente, e que esse é o momento de unir as forças políticas no sentido de atender os interesses da cidade, e ressalta: 

“Rondonópolis como o país inteiro está passando por uma crise! Então é o momento da gente se unir, porque nós não podemos perder o padrão de desenvolvimento da cidade. Então não resta duvida, que nós estamos conversando com todas as forças politicas com o objetivo de nos unirmos em torno do desenvolvimento e melhoramento dos indicadores econômicos e sociais da nossa cidade”, assegurou.

O prefeito adiantou que vai tentar fazer uma gestão ‘pé no chão’, controlando e enxugando todos os gastos que forem possíveis.

Uma das soluções segundo ele, será reduzir o numero de secretarias e cargos comissionados, devendo rever ainda algumas medidas, no sentido de conter despesas.
Zé do Pátio, disse que vai rever os contratos e cortar gastos públicos; 

“vou auditar algumas áreas preponderantes da municipalidade, não com o objetivo de colocar dúvida em nada, mas para conhecer a realidade de cada pasta, criar diagnósticos e poder estabelecer metas e planejamento estratégico, buscando caminhos assertivos de uma gestão enxuta, firme e eficiente”.

Resumindo: Zé do Pátio disse que sua gestão será voltada para a economia e buscar cumprir  com os compromissos assumidos com os cidadãos durante a campanha.


Questionado sobre o esperado anúncio do seu futuro secretariado, o prefeito eleito disse que pretende fazê-lo após as festividades do Natal.